Consequência Trump

sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Hoje é dia

  • da bênção contra os males da garganta
  • da navegação no Rio São Francisco

O dia

A 3 de fevereiro de 1488, as caravelas lideradas pelo navegador português Bartolomeu Dias conseguiram "dobrar" a ponta da África, depois batizada de Cabo das Tormentas. A proeza comprovou que a teoria do geógrafo Ptolomeu, que considerava os oceanos Atlântico e Índico como mares sem comunicação, estava errada.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • PF investiga se Eike soube de operação antes de viajar
  • Trump acusa Austrália de querer exportar terrorista
  • Guarulhos alarga pistas para voos diários do maior avião do mundo
  • Tóquio-2020 pede doação de celulares para fazer medalhas
  • Del Nero vai à Justiça contra ex-árbitro que acusou CBF de ajudar Palmeiras

Palavreando

Eu temo, mas amo o perigo. Afinal, o que mais vale a pena geralmente está no que mais tememos.

Consequência Trump

As críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomaram o país e restante do mundo. Mas tenho que revelar que me causa certa surpresa o espanto das pessoas, especialmente os norte-americanos. Sem querer defender o indefensável, mas o presidente eleito está apenas cumprindo o que prometeu em campanha. Ninguém tem, portanto, o direito de se sentir enganado. Ele propôs um projeto e esse projeto foi o escolhido. Não que não se tenha que combatê-lo. Pelo contrário. As mesmas vozes que nas eleições criticaram o que ele apresentava e representava têm que continuar. Agora, quem o escolheu pode até ter direito ao arrependimento, mas não se pode tirar como parte da consequência. Sabiam em quem estavam votando e o projeto que estavam escolhendo.

Aos brasileiros uma importante lição: com voto não se brinca! Voto tem consequência. Escolher um Trump à brasileira é perigo ainda maior do que o próprio Trump que, inegavelmente, é um empresário de sucesso. Não entro, no entanto, no mérito da forma como aumenta seus bilhões que incluem graves suspeitas de corrupção.

Por outro lado, a recusa mundial ao que Trump representa pode antecipar aos brasileiros que votarão para presidente em 2018 os efeitos de uma escolha extrema. Quem somos como povo e o que esse povo é? É de fato parte do que escolheremos.  

Febre amarela (1)

Cantagalo e Carmo receberam vacinas da febre amarela e já iniciaram campanha de vacinação. Cantagalo recebeu 16 mil doses, enquanto Carmo 2.200. Assim que os estoques começarem a se esgotar mais doses da vacina chegarão. Os dois são os únicos municípios da Região na lista de imunização de vigilância do governo estadual.

Febre amarela (2)

Nos demais municípios, apenas os moradores com viagem marcada para estados ou cidades com registro de surto da doença devem se imunizar. A recomendação é que a vacina seja aplicada com 10 dias de antecedência para aumentar a eficácia. A vacinação em Nova Friburgo é feita na Policlínica do Suspiro. Reforçando que Nova Friburgo não é uma área considerada endêmica, não há, portanto, necessidade de maior mobilização. Só neste mês de janeiro o município imunizou aproximadamente 500 pessoas.

Curso de agronegócio

Estão abertas as inscrições para a nova seleção do curso técnico em agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no interior do Rio. São 132 vagas em quatro municípios do interior. Na Região, o curso será em Sumidouro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13 de fevereiro no site do órgão. O curso oferece formação técnica de nível médio e foi desenvolvido com o foco voltado para a população rural. Além de gratuito, 80% da sua carga de tempo é à distância. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.