Colunas
CLIMA DE COPA
O futebol está chato, o Campeonato Estadual do Rio é sonolento. Não sei se é a ansiedade própria de ano de Copa ou se o futebol degringolou mesmo. Será a Copa?
Talvez seja a pouca competitividade dos pequenos que tornem o Estadual do Rio esse fracasso de público. Perder tempo para quê afinal? Os quatro grandes se classificarão e a coisa só fica boa mesmo nas semifinais. O resto, a 1ª fase de cada turno, diferentemente de outros preliminares, não é nenhum pouco prazerosa. Dá sono mesmo!
Mas ao mesmo tempo, todos estão é de olho na Copa. Faltam menos de cem dias para a mais importante competição futebolística. Mas de 200 povos de olho em 32 países na África do Sul. É a Copa! São 4 anos de espera para menos de 30 dias de puro futebol. Do melhor que há!
Daqui a pouco já estarão sendo distribuídas as tabelinhas da Copa, não vejo a hora de colecionar o álbum de figurinhas e de apostar nos mais diversos bolões. Nosso estágio de palpiteiros já foi iniciado com a expectativa para a convocação da seleção. Quem vai? Quem não vai? Eu, particularmente, acho que a seleção está fechada e aposto que Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato estão fora da lista de Dunga. Aliás, diferentemente do que se acredita eu não acho que convocação pra a Copa é a seleção daqueles que estão melhores naquele momento, leva-se em conta também o grupo, o que é melhor para o grupo.
Esse clima de Copa que enche os telejornais e alimenta as conversas no trabalho, nas ruas, na manicure. Sim! Todos entram no clima, até quem não gosta de futebol se rende à pátria de chuteiras. Ver, então, as calçadas vestidas de canarinho, as ruas pintadas de verde e amarelo. Aquele clima gostoso de Copa com meio feriado ou feriados inteiros em dias de jogos da seleção. Fora as fugidas do trabalho ou as despistadas em outros programas para assistir aos jogos que ocorrerão somente em três horários: 8h30m, 11h e 15h30m. Na primeira fase, o Brasil joga duas vezes às 15h30m. Estreia no dia 15 de junho contra a Coréia do Norte nesse horário, o mesmo da partida com Costa do Marfim que acontece em um domingo. Já contra Portugal o Brasil entra em campo mais cedo, às 11h. Nas fases seguintes não há mais jogos às 8h30m. Sempre às 11h e às 15h30m. É bom arrumar desculpas ou já preparar a agenda para pelo menos 10 jogos imperdíveis e que merecem ser vistos na primeira fase da Copa, porque os das demais fases, a de mata-mata, podem ser Coreia do Norte e Honduras que não dá para deixar de ver. Mas isso é assunto para semana que vem.
60, O MUSICAL (1)
Uma grande conquista para a nova geração do teatro friburguense. 60, o musical foi uma das 12 selecionadas entre mais de 300 montagens de todo o país para o 8º Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro. O festival acontece durante o mês de abril no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana. A apresentação de 60, o musical será no dia 22 às 21h.
60, O MUSICAL (2)
60, o musical concorre ao Troféu Arlequim nas categorias: espetáculo, direção, ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, cenografia, figurinos, iluminação, produção e texto. O vencedor do melhor espetáculo ganha um mês de temporada no Teatro Princesa Isabel (Copacabana), um mês de temporada na Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema) e participação no Circuito Cultural Sesi-RJ. 60, o musical resgata um show de rádio dos anos brilhantes. No palco, nove atores/cantores e 20 bailarinas.
BOM JARDIM
O mês de março é de festa para a vizinha Bom Jardim. A cidade vizinha celebrou no último dia 5, 117 anos de emancipação político-administrativo. No dia do aniversário, apenas os desfiles cívicos tradicionais. A Prefeitura não programou nenhum grande show. A programação oficial dos festejos prossegue até o dia 28 quando acontece um revezamento de ciclismo e corrida pelas ruas do centro de Bom Jardim. Coletiva com pintores do município e Workshop de guitarra são outros destaques.
REBAIXAMENTO
O tricolor da serra conseguiu um ponto importante diante do Americano no último domingo, 07, e apesar de não estar em situação tranquila quanto à luta contra o rebaixamento, pode-se dizer também que não se encontra ainda em situação desesperadora. Com os resultados da última rodada o time manteve-se na 11ª posição só que agora ao lado do Duque de Caxias, ambos com oito. Lutam contra o rebaixamento ainda Macaé (sete), Resende (seis), Americano (quatro) e Tigres (três). O rebaixamento do Estadual é definido pela soma do primeiro com o segundo turno. Os dois últimos caem.
SÉRIE D
Já a possibilidade de garantir uma das vagas na Série D do Brasileiro é cada vez mais remota para o Friburguense. Os três primeiros garantem vaga na competição nacional. Essas vagas hoje iriam para Olaria (18), Boavista (16) e América (16). Ainda na briga por uma dessas vagas estão Volta Redonda (14), Madureira (13) e Bangu (12). Faltando apenas cinco rodadas para terminar o Estadual, ou seja, 15 pontos em disputa, o Friburguense precisaria de pelo menos 12.
CONCURSO (1)
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para o concurso público que vai selecionar interessados na área administrativa. São 28 vagas imediatas mais formação de um cadastro de reserva para o cargo de assistente administrativo, que exige ensino médio completo e oferece salário de R$ 1.412 para uma carga horária de 40 horas semanais.
CONCURSO (2)
Das 28 vagas imediatas, duas são para o campus Nova Friburgo. Os interessados têm somente até sexta-feira, 12, para fazer a inscrição, pelo site www.cepuerj.uerj.br, no link Concurso UERJ. Neste link também é possível encontrar o edital completo. A taxa de inscrição é de R$ 40. A primeira parte do concurso será composta por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, dia 18/04, na capital fluminense.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário