Colunas
Cinzas - 10 de março 2011
Por aqui a única chuva foi mesmo de água. Não houve chuva nem de confete, muito menos de serpentina. Nem as polêmicas espuminhas de carnaval marcaram presença. Aliás, foi a primeira quarta-feira de cinzas sem polêmica, porque não houve apuração. O que se apurou foi que a cidade ficou vazia como se esperava, quase fantasma. A fantasia ficará para o ano que vem.
Quem pôde foi para outros cantos e fez bem. Houve quem podia ir para outros cantos, mas preferiu ficar e também fez bem. Houve quem curtiu o carnaval aqui mesmo e também fez bem. Há ainda os que se retiraram para chorar sua dor e também fizerem bem. Fez bem quem quis fazer o que bem queria do seu carnaval.
A chuva vai passar. A quarta-feira de cinzas passou, ainda que todo carnaval tenha sido de cinzas. Agora começa um novo ano de um novo tempo. 2011 começa agora para todos nós, pois agora é pegar as últimas cinzas e soprá-las para longe. Renascer delas como uma fênix, pois a vida segue sempre, com ou sem carnaval. Com ou sem carnaval, a vida segue sempre...
Somos friburguenses e brasileiros, filhos da superação e do verde-esperança. Depois da folia, começa o ano. Que assim seja! Como será? Será do jeito que a gente quiser que seja!
CPI da Região Serrana (1)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Região Serrana da Assembleia Legislativa (Alerj), presidida pelo deputado Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), visita amanhã, 11, e sábado, 12, Nova Friburgo e Teresópolis. Na sexta, às 10h, a comissão vai até Teresópolis e, no sábado, 9h, será a vez de Nova Friburgo.
CPI da Região Serrana (2)
O ponto de encontro em Nova Friburgo será na Prefeitura. O objetivo é saber como está a situação atual das cidades mais atingidas pela catástrofe, verificar a extensão da tragédia e coletar relatos dos moradores. Em breve, a Comissão especial formada na Câmara Federal também visita a região, mas ainda não há uma data confirmada.
Doação Itaú (1)
O Banco Itaú confirmou a doação de R$ 1 milhão para reconstruir duas escolas estaduais em Nova Friburgo. A conta aberta pelo Banco em prol das vítimas da tragédia de janeiro soma mais de R$ 2 milhões.
Doação Itaú (2)
O primeiro milhão será para as duas escolas estaduais, cujos nomes ainda não foram revelados. O outro milhão será usado para adquirir kits contendo televisão, geladeira, fogão, panelas e camas para as duas mil famílias que foram cadastradas nos abrigos. São pessoas com menor renda e que perderam tudo.
Socorro ao esporte
Os clubes (Filó e Nova Friburgo Futebol Clube) que serviram seus campos para guardar os entulhos e lama provenientes da tragédia continuam sem qualquer tipo de resposta do poder público. Continuam sem previsão de ajuda e/ou de retirada do material, apesar dos reiterados pedidos a Prefeitura. Enquanto isso, os espaços que serviam a escolinhas ou para aluguel ajudando na receita permanecem interditados.
E.C.Filó
O Esporte Clube Filó, que fica na Rua Teresópolis, uma das mais atingidas no Centro, tem toda a parte do campo interditada, mas o bar, salão, sauna e piscina já funcionam normalmente. O clube, inclusive, está aceitando novos sócios. A entrada desses novos sócios é a esperança para equilibrar as dívidas do clube com a falta de receita do aluguel do campo.
Quinta
Após o silêncio do carnaval, as casas noturnas da cidade já funcionam na noite desta quinta-feira, 10. Com a perspectiva de uma cidade vazia como ocorreu, as casas noturnas, a exceção da Prime, não funcionaram em nenhum dia do carnaval. Hoje, a Emporium tem a sua noite de samba, com Toque Serrano e Gibi. Já o Mais 1 reabriu ontem, 09, com a Quartaneja.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário