Colunas
CINEMA 3D
Uma experiência única. Uma nova forma de ver filmes, a real possibilidade de fazer parte deles e de interagir com todo o mágico mundo do cinema. O futuro que imaginamos há anos chegou hoje. E a partir de agora fica difícil assistir a filmes de outra maneira que não em 3D digital.
E Nova Friburgo é realmente uma cidade privilegiada. Por inúmeros aspectos, históricos, da própria natureza, mas acima de tudo pelo empreendedorismo de sua gente. É uma das primeiras cidades de interior a ter uma sala 3D, a primeira do interior do estado do RJ. Antes, ter essa experiência só era possível na capital, a custos e dificuldades muito maiores.
Com investimento de mais de meio milhão de reais, Nova Friburgo é a primeira cidade do interior do estado do RJ a ter uma sala em 3D Digital. Valeu a espera, já que a previsão era para dezembro, mas o sonho de ter Avatar como o estreante se concretizou, afinal é o primeiro filme totalmente concebido com essa tecnologia. Para quem assistiu a Avatar da forma tradicional, vale a pena ver de novo. A história continua sendo maravilhosa, mas o jeito de vê-la é ainda mais excitante.
Podemos falar da parte técnica, mas o mais interessante é falar da experiência, ainda que cada um deva tirar por si só. No começo, você fica meio tonto, mas logo a visão e o corpo se acostumam. As imagens saltam aos seus olhos. Folhas, cinzas, poeira, é como se estivessem caindo no seu colo. A legenda não atrapalha nenhuma cena e as imagens se interpõem uma à outra, dando um movimento de perspectiva intensa. Tudo que está atrás dos atores ganha profundidade, imensidão. O que está a frente também. As armas, lanças, todos os objetos parecem estar tão perto de você que dão a sensação de que você pode tocá-los ou ser tocados por eles. As cores são tão reais que você tem a divina sensação de estar dentro do filme. E nem é preciso tirar os óculos para perceber as diferenças, mas se quiser...
Já que foi citada, podemos resumir grosso modo a parte técnica, ainda que seja desinteressante perante a experiência.
Os filmes em 3D são diferentes desde a sua produção. Há o prenúncio de muitos novos títulos concebidos com essa nova tecnologia. As imagens são captadas por duas câmeras, colocadas lado a lado. Funcionam com se fossem o olho direito e o esquerdo da pessoa. Depois de editadas, as imagens são exibidas de maneira alternada, sincronizadas na frequência de 144 quadros por segundo (o normal é de 24 quadros). Para isso são necessários projetores especiais. A alternância supersônica junto com os óculos especiais transmite ao espectador a sensação de profundidade e textura o que tornam as imagens mais claras e nítidas. Com o som especial, como o daqui, a intensidade de tudo é ainda maior.
Experimente por si só! A viagem é toda sua!
CINEMA PARA TODOS (1)
As escolas estaduais recebem neste mês o programa Cinema Para Todos que distribuirá 800 mil vales-ingressos. O objetivo é oportunizar aos alunos assistir a filmes nacionais nos cinemas comerciais conveniados. Nova Friburgo é uma das 20 cidades que recebe o projeto.
CINEMA PARA TODOS (2)
Os ingressos começarão a ser distribuídos aos alunos a partir do dia 22. Somente os estudantes do nono ano do fundamental, do Ensino Médio e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) vão receber os vales. Cada um receberá dois vales-ingressos, um para ele e o outro para um acompanhante. Os alunos poderão assistir a sessões fechadas para as escolas em horários alternativos.
MOTOCROSS (1)
O presidente da Confederação Brasileira de MotoCross, Alexandre Caravana, e toda a sua cúpula estiveram em Nova Friburgo no último fim de semana para acompanhar a abertura do Estadual profissional e da primeira competição nacional júnior e feminina da história e deixou os friburguenses bastante otimistas quanto a um passo a mais na relação da cidade com o esporte. Foi restabelecida a possibilidade de Nova Friburgo sediar a etapa brasileira do Mundial.
MOTOCROSS (2)
Canelinha (SC) está previamente confirmada, mas isso pode mudar, uma vez que Nova Friburgo realizou com sucesso as etapas do Estadual do ano passado e deste ano, além do Nacional. O pleito da Prefeitura em sediar o Mundial está mantido com a real intenção do prefeito. Uma resposta definitiva deve ser dada nas próximas semanas. Em contrapartida, a última etapa do Nacional profissional está confirmada para Nova Friburgo na última semana de agosto ou na primeira de setembro.
VASBONAN
Fernando Bonan, o Juventude da Serra, está em Maceió, hoje, de onde transmite às 15h30m, pela Rádio Globo AM e CBN FM, o confronto entre Vasco e ASA-AL, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O locutor que acompanhou boa parte da trajetória do gigante da colina na segundona do Brasileiro, reencontra pela primeira vez a torcida cruzmaltina neste ano, transmitindo para todo o Brasil.
ROYALTIES (1)
Está confirmada a participação de uma caravana de Nova Friburgo, composta por três ônibus, rumo à Candelária, na capital fluminense, para a grande mobilização estadual que ocorre hoje, 17, 17h, contra a emenda que tira do estado os recursos proveniente do petróleo. Nova Friburgo é uma das cidades menos afetadas, mas não deixa de perder. São cerca de R$2,3 milhões a menos anualmente.
ROYALTIES (2)
As cidades mais afetadas como Campos e Macaé, inclusive decretaram ponto facultativo para a mobilização. Na região, Cachoeiras de Macacu é a maior prejudicada, com a perda de mais de R$20 milhões de seu orçamento anual. A ideia é fazer pressão popular para que a emenda não seja aprovada no Senado, mesmo com o sinal do presidente Lula de que caso chegue a ele, a emenda será vetada.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário