Colunas
Chegou a hora da virada! - 8 de fevereiro 2011
Neste 2011 o Friburguense enfrentará o maior desafio da sua história: a jornada de retorno. Uma longa caminhada com destino a elite do futebol carioca. Lugar que o Friburguense conhece bem, mas que se ausenta por um ano. Pelo menos é o que se espera. Que a estada na segundona seja pequena.
Um por todos, todos por um. Todos por uma cidade. Cada jogador é um soldado, cada torcedor também é um soldado... A batalha vai começar! E todos terão que ser guerreiros.
Chegou a hora da virada. O recomeço começa com o Friburguense! Neste sábado, 12, a competição se inicia. É uma longa jornada. 42 partidas separam o Tricolor da Serra de seu destino. Por mais que a 1ª fase pareça inútil, é fundamental para o time sentir a presença do torcedor. Inútil em termos, afinal, metade dos times serão eliminados. Obviamente, a confiança é grande para que o Friburguense não tenha dificuldades em conseguir se classificar. Os jogadores estão motivados e as tragédias ocorridas na cidade aumentaram mais ainda o querer dos atletas em recolocar o Friburguense na elite. Dar uma alegria à cidade!
A fórmula de disputa é simples: nesta 1ª fase, 23 equipes divididas em dois grupos. Todos jogam contra todos, ida e volta, dentro dos seus respectivos grupos. Classificam-se à fase final os 6 primeiros colocados de cada grupo. Aí, outra competição começa, essa mais do que pra valer. Os 12 classificados formam um grupo em que todos jogam contra todos, ida e volta. Apenas os 2 primeiros colocados sobem para a Primeira Divisão.
A diretoria do clube priorizou essa participação do torcedor e conseguiu colocar os ingressos a R$ 5. Além disso, busca colocar os jogos nos horários melhores para os torcedores. Sem o torcedor, o Friburguense perde o efeito casa, que é tão fundamental em qualquer competição, especialmente nessas em que se enfrenta o desconhecido.
Vamos juntos, Frizão! Vamos todos juntos com o Frizão nesta jornada de retorno, neste recomeço!
Um minuto de silêncio
No próximo sábado, 12, às 11h, na Praça do Suspiro, Nova Friburgo para para homenagear as vítimas das tragédias de janeiro. As pessoas soltarão balões brancos com o nome dos parentes, amigos ou colegas que morreram, assim como balões com palavras de esperança. Posteriormente, às 12h, em frente ao Ienf, todos, de mãos dadas, farão um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia.
Memorial na Suíça
Fribourg, na Suíça, organizou um grande encontro e inaugurou a Praça Nova Friburgo, em memória às vítimas da catástrofe que assolou a cidade-irmã no Brasil.
Ajuda suíça
A Associação Fribourg-Nova Friburgo (AFNF) vem coletando fundos em prol de Nova Friburgo, além de ter enviado ajuda humanitária, num pedido da presidenta da Suíça, Micheline Calmy-Rey. Uma parte dos recursos arrecadados será usada para reforçar, em nível local, a prevenção e a preparação contra catástrofes naturais.
Marcus Viana (1)
O compositor de músicas consagradas por novelas da Rede Globo, Marcus Viana, e o Sagrado Coração da Terra fizeram uma canção para Nova Friburgo. Trata-se da música Farol, que já até ganhou um clipe, que pode ser encontrado no youtube como o nome Tempestade de Lágrimas.
Marcus Viana (2)
A música já virou hino e tem emocionado muitas pessoas, pois traz uma mensagem de otimismo, fé e reconhecimento à solidariedade de todos os brasileiros. Em seu refrão, a música sintetiza estes sentimentos: “Um por todos, todos por nossa Friburgo”. O clipe conta com imagens de esperança, numa produção do Núcleo de Produções Especiais da TV Zoom.
Reconstrução do esporte
O Conselho Municipal de Esportes realiza hoje, 8, às 18h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, uma reunião para discutir os caminhos do esporte de Nova Friburgo após as tragédias de janeiro. Na pauta, o levantamento das perdas e as medidas para minimizar os efeitos das perdas no setor. A partir deste raio X será elaborado um documento com propostas e metas.
Comissões em Brasília
Semana importante para Glauber em Brasília, já que a Câmara Federal deve definir as comissões internas da casa. Glauber pleiteia fazer parte da Comissão de Legislação e é favorito para ser o relator da recém-criada Comissão Especial de Socorro às Vítimas de Tragédias Climáticas, que também fará o acompanhamento das verbas públicas federais na reconstrução da Região Serrana fluminense.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário