Colunas
A chama olímpica por Nova Friburgo
Hoje é dia
- do tintureiro
- do rito brasileiro
- do skate
O dia
Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo saiu do porto de Palos, na Espanha, com três navios. Em 12 de outubro, ele chegaria à costa de San Salvador. O novo continente seria batizado mais tarde como América.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Temer tenta convencer Renan a antecipar análise do impeachment
- Pesquisa diz que 70% dos brasileiros se automedicam e 40% fazem auto-diagnóstico
- COI admite que Olimpíada ocorre em país dividido e em crise sem precedentes
- Faixas exclusivas da Rio 2016 já geraram quase 600 multas
- CBF cria comissão independente para avaliar árbitros do Brasileirão
Palavreando
Procuram-se idealistas. Precisa-se de idealistas. Daqueles que sentem a alma ferida quando seus direitos são surrupiados.
A chama olímpica por Nova Friburgo
O esporte tem grande capacidade de emocionar e de certa forma extasiar as pessoas. A Olimpíada do Rio, nem começou, mas já contagia até os mais durões. O evento que está sendo realizado pela primeira vez no Brasil, pela primeira vez na América do Sul, tem grande torcida a favor. Acredito que é maior do que a torcida contra que, nem é contra a Rio 2016.
É contra as formas como a ausência clara de legado, a corrupção, suspeita de obras superfaturadas, a falta de planejamento, aquilo que foi prometido e não será entregue.
No meio do caos que vive o estado, uma festa cara em que nem todos estão convidados. Há que se respeitar a todos esses que tem sim o direito de protestar.
Parabéns aos que protestam de forma legítima, sem apagar a chama. Porque se protestam é que neles ainda acesa tem uma chama: a da indignação que se mistura à esperança de através da luta corrigir as coisas.
Eu torço para que dê tudo certo! Que seja a Olimpíada das Olimpíadas como a Copa no Brasil foi a Copa das Copas. Torcer para o fracasso das Olimpíadas no Brasil é dar um verdadeiro tiro no pé. O Brasil tem capacidade de realizar e os brasileiros são talentosos em receber, acolher a todos os povos do mundo. Ainda somos o povo menos xenófobo do planeta.
A passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo e por tantas outras cidades demonstra que a Olimpíada não é só da cidade do Rio, mas do Brasil! Foi um momento marcante e inesquecível. Que bom que Nova Friburgo pode receber a tocha e ter feito bem o seu evento.
Dependendo da perspectiva, podemos alterar o ponto de vista: a chama olímpica pode ter a capacidade de iluminar aquilo que não se via. Que essa chama deixe os friburguenses atentos por muito tempo!
Precatórios
Um alívio para os municípios do estado pode estar por vir. Está em andamento a autorização para a suspensão, até o fim do ano, da exigência de precatórios por parte dos municípios e autarquias. Os precatórios são ordens expedidas pela justiça para que órgãos públicos paguem valores devidos.
Edital audiovisual (1)
Estarão abertas até 17 de setembro, as inscrições para o Edital de Mostras e Festivais de Audiovisual 2017, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Cultura e a RioFilme. O objetivo é fomentar e promover o acesso à produção audiovisual e viabilizar espaços de encontro, debate e reflexão com foco na formação de público e difusão da produção nacional.
Edital audiovisual (2)
Para participar, é imprescindível que a proponente seja pessoa jurídica estabelecida no Rio de Janeiro. O valor total do investimento é de R$ 1 milhão, que será distribuído em quatro categorias. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas, exclusivamente, pelo site www.cultura.rj.gov.br/edital-mostras-festivais.
Nova Friburgo tema de carnaval (1)
"O meu tambor vai ecoar/ Boi Sapatão a me levar/ Nas terras Goytacazes/ Nova Friburgo renascerá”. Este é o refrão do samba que homenageia Nova Friburgo no carnaval fora de época de Campos. A escola de samba Boi Sapatão escolheu o enredo "Nova Friburgo renascendo no ecoar dos tambores nas terras dos goytacazes".
Nova Friburgo tema de carnaval (2)
O enredo contará a história de Nova Friburgo, desde o decreto de Dom João VI e a colonização, os potenciais turísticos, industriais, o polo de moda íntima, o esporte, personalidades friburguenses, a reconstrução da cidade e lendas, como o "Mão de Luva". O carnaval fora de época de Campos dos Goytacazes acontece junto com a Semana do Folclore entre os próximos dias 19 e 21.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário