Colunas
A casa caiu. O Friburguense ainda não
Hoje é dia
- da fortuna, deusa da sorte e da prosperidade
O dia
Em 5 de abril de 1994, o líder da banda grunge Nirvana, Kurt Cobain, cometeu suicídio. Ele tinha 27 anos de idade. 22 anos depois ainda é lembrado por uma legião de fãs em todo o planeta.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Documentos indicam grampo ilegal do juiz Sérgio Moro na origem da Lava Jato em 2006
- Rio oficializa a primeira união entre um homem e duas mulheres
- Nos Estados Unidos, homem é acusado de matar o filho por ser gay
- Documentos mostram que Messi e Platini têm empresas secretas
- Final do BBB16 terá shows de Wesley Safadão e Ludmilla
Palavreando
Você é o encontro que alguém espera.
A casa caiu. O Friburguense ainda não
O Friburguense sofreu a maior goleada do Estadual até agora. Um resultado vergonhoso que não tem desculpa. É uma derrota inadmissível! Eu mesmo disse aqui em A VOZ\ DA SERRA na edição da última sexta-feira, 1º, que as críticas não ajudavam, nem eram solução, caça a culpados ou mudanças exageradas. Defendendo claro uma autocrítica interna. No entanto, um resultado vexatório como o 6 a 1 para o time de pior campanha da competição, o Bonsucesso, não tem como passar sem crítica.
Não é um resultado que se possa passar sem condenação, considerar como normal, porque não é! Segue sendo importante todo o apoio nas duas rodadas finais.
A casa caiu e não tem retorno. O Friburguense, no entanto, ainda que muito próximo da segundona, ainda não caiu. Precisa fazer algo que não conseguiu até agora neste Estadual: vencer duas partidas seguidas. O Friburguense não depende mais apenas de si para sair desta situação. Se vencer o Macaé, em casa, e a Portuguesa, fora, tem boas possibilidades de escapar. Sem qualquer chance de classificação para as semifinais, brigará com Portuguesa, Bonsucesso, Cabofriense e América para não ser um dos dois rebaixados.
Mesmo vencendo os dois jogos, é provável que o Friburguense tenha que enfrentar o grupo da morte, pois a tendência é de mais de duas equipes empatadas na penúltima posição. O fato é: evitar o rebaixamento direto e adiar para evitar.
As razões para as quais o Friburguense chegou nesta situação em menos de cinco anos devem ser discutidas ao término da competição se salvando ou não do descenso. Pesa é claro o pouco recurso financeiro e de estrutura, a menor em ambos de toda elite estadual. Porém, é preciso repensar inúmeras questões que não cabe discussão ainda neste instante. É com o grupo que lá está que deve se buscar a reversão do quadro.
É hora de levantar a cabeça, assumir responsabilidades, resgatar autoestima e provar que não dá mais para ter acidentes de percurso como o diante do Bonsucesso que já havia ocorrido na 1ª fase contra o Boavista. Tomar nove gols em duas rodadas decisivas, realmente, não nos enche de esperança.
Porém, ainda há possibilidades de evitar a queda. Por Deus, que consigam! É o que nos basta: rezar!
Taça Rio
A luta pelas duas vagas nas semifinais da Taça Rio se restringiu praticamente a quatro equipes, enquanto cinco ainda lutam contra o rebaixamento. Resende (12), Tigres (11), Macaé (10) e Portuguesa (7) lutam pelas duas vagas. Já na parte de baixo da tabela, Portuguesa (7), Bonsucesso (5), Cabofriense (4), América (4) e Friburguense (3) correm risco. Neste momento o Friburguense estaria rebaixado e Cabofriense e América fariam duas partidas extras para definir o outro rebaixado.
Rebaixamento (1)
A penúltima rodada já pode definir um rebaixado. No caso, apenas o Friburguense corre esse risco. Se o Friburguense perder para o Macaé e o América derrotar a Portuguesa e a Cabofriense vencer o Bonsucesso, o Tricolor da Serra não poderá mais alcançar colocação fora da penúltima posição mesmo na condição de empate que levaria para o grupo da morte. Empatando e os resultados acima ocorrendo, a única possibilidade seria vencer na última rodada, torcer por resultados e forçar o grupo extra.
Rebaixamento (2)
O melhor cenário para o Friburguense é vencer o Macaé e torcer por empates nos confrontos entre Portuguesa e América e Cabofriense e Bonsucesso. Sairia da zona do rebaixamento, mas com a obrigação de vencer a Portuguesa na última rodada, no entanto, dependendo apenas de suas próprias forças. Pelo regulamento, não há critérios de desempates no rebaixamento, por isso, o pior saldo de gols pertencente ao Friburguense não preocupa.
Motoristas supensos
Mais 963 condutores do estado do Rio tiveram suas carteiras de habilitação suspensas e estão proibidos de dirigir. Os motoristas foram notificados para que entreguem carteiras de habilitação até o próximo dia 8. Em curso ainda processo para suspensão do direito de dirigir contra 1.536 condutores, que devem apresentar as defesas prévias em até 30 dias. Outros 1.435 possuem o mesmo prazo para se defender da mesma punição nas juntas administrativas de recursos e infrações.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário