Colunas
Cartão de crédito: salvar bancos e danar você!
Hoje é dia
- mundial da meteorologia
O dia
Em 23 de março de 1971, as Forças Armadas da Argentina prepararam um golpe de Estado para favorecer a volta de Juan Domingo Perón ao poder.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- FHC critica proposta de lista fechada classificando como impunidade
- Pesquisa revela que veneno de aranha pode ajudar vítimas de derrame cerebral
- Waze lança sistema de caronas compartilhadas, incluindo o Brasil
- Record tem lucro histórico em 2016 com nova política de gastos
- Clubes se unem para negociação de TV, e Atlético-PR critica Globo e Flamengo
Palavreando
Cada pessoa segue seu caminho solitariamente e só se aproxima se precisa de escadas para roubar estrelas do universo.
Cartão de crédito: salvar bancos e danar você!
Dentro de praticamente 10 dias (3 de abril) começam as novas regras do cartão de crédito. Uma das maiores mudanças recentes no cotidiano. A principal modificação é que o rotativo passará a valer por apenas 30 dias e, depois desse prazo, o consumidor terá de optar por um parcelamento caso não quite o saldo devedor.
Os juros do rotativo que são hoje os maiores do mercado, acima de 15% ao mês, em média, serão substituídos por juros de 1% a 10% ao mês no parcelamento. Uma educação financeira que pode ser às avessas, já que a dívida poderá ser esticada por até dois anos. Em longo prazo, pessoas que já estão com as finanças descontroladas podem vir a pagar juros maiores no acumulado do período. À medida que é educação financeira severa ao consumidor, acaba sendo boa para os bancos, uma vez que o cliente terá que pagar as suas dívidas em 30 dias, caso queira continuar consumindo. As operadoras de cartão receberão por bem ou por mal. O cliente terá que derreter a bola de neve com juros absurdos que continuam sendo os piores de todos.
O Banco Central não esconde que a medida é para ajudar o balanço dos bancos, porque dará condições para o correntista pagar o débito antes que ele se transforme em uma dívida impagável.
Por isso, cabe ao consumidor se proteger e fugir sempre do cartão de crédito. Pagar em dinheiro é sempre melhor. A educação financeira prega: antes de tirar o cartão da carteira, pergunte-se: a compra é realmente necessária? Ela cabe no meu bolso? Precisa parcelar? Lembre-se de incluir o valor de cada parcela nos gastos dos próximos meses.
O cartão de crédito se tornou uma febre nesses tempos bons que o País teve, mas que acabaram. Os números não mentem, afinal, 95% dos brasileiros usam o cartão de crédito todo mês e 60% usam parcelado sem juros todo mês. É preciso repensar, pois a lógica atual do Brasil é salvar bancos e ferrar você!
Ipês nas escolas (1)
As escolas da rede estadual de ensino receberão 15 mil mudas de ipês, nas cores amarelo, branco, rosa, roxo e verde, que serão plantadas ainda este ano. A Cedae fará o apoio para o transporte e plantio das mudas. A ideia é que os ipês sejam plantados pelos alunos com o apoio da Cedae nas 1.250 escolas de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Ipês nas escolas (2)
As árvores foram produzidas nos viveiros de espécies da Mata Atlântica, mantidos nas estações de tratamento e unidades da Cedae. O cultivo das plantas é realizado por presos do sistema semiaberto, que integram o programa de ressocialização da companhia, pelo qual já passaram, desde 2007, mais de 3 mil egressos do sistema prisional.
CNHs caçadas (1)
O Detran determinou mais 314 condutores não localizados pelos Correios que entreguem suas carteiras de habilitação por terem atingido o limite de 20 pontos em multas de trânsito acumuladas em 12 meses seguidos ou cometido infrações puníveis com a perda temporária do direito de dirigir, como excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool ou drogas.
CNHs caçadas (2)
A relação publicada no Diário Oficial inclui somente quem não foi encontrado por não ter atualizado o endereço de correspondência. Todos os notificados devem entregar a Carteira Nacional de Habilitação ao Detran até o dia 31. 1.010 pessoas também foram notificadas para que apresentem suas defesas prévias e outras 367, que ainda podem recorrer às juntas administrativas de recursos e infrações. Para saber se está incluído nesta e em outras listas publicadas no Diário Oficial, basta acessar o link multas.detran.rj.gov.br.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário