Colunas
Bem-vindas, flores das cerejeiras
Hoje é dia
- Estadual do ipê amarelo
O dia
Em 28 de junho de 1997, pesquisadores descobriram em uma vala comum na cidade de Vallegrande (Cuba) os restos mortais do líder guerrilheiro, Che Guevara. A ossada estava sem as mãos, o que indica que o corpo do revolucionário foi amputado para não ser identificado. Transferida para Cuba, foi enterrada com honrarias de chefe de Estado.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Bolsonaro deve optar por neutralidade em principais eleições estaduais
- Ciro Gomes se aproxima de apoio do PSB
- Pentágono descarta cancelar todos os exercícios militares em Seul
- 16 anos depois de comprar Garoto, Nestlé pode ser obrigada a leiloar marca
- Facebook e EI ganham direito de transmitir a Champions no Brasil. Globo fica fora.
Palavreando
Ela é composta por urgências. Seus desejos são uma ordem. Ela é intensa e extrapola beleza de parar a rua. Ah Deus!!! Por que tem que ser assim?
Bem-vindas, flores das cerejeiras
Bem-vindas, flores das cerejeiras! Suas flores que se apresentam tão ligeiras. Podiam ficar um pouco mais para fantasiar o nosso melhor tempo – tempo de Nova Friburgo. Frio de fazer os queixos baterem. Frio que pede um jantar à luz de velas e exalta o romantismo de andar pelas ruas de gelo de mãos dadas. Frio que faz soltar fumaça pela boca como se cada um fosse um trem ávido por um cobertor, de preferência cobertor de orelha. Frio de serra, frio de montanha que faz as tardes ficarem mais lindas quando o azul consegue dispersar as nuvens. Mas não é de todo ruim quando as nuvens intimidam o azul e provocam aquele tempo de preguiça boa que some quando há convite para o fondue na casa de amigos.
Bem-vindas, flores das cerejeiras! Suas flores que se apresentam tão ligeiras. Podiam ficar um pouco mais para fantasiar o nosso melhor tempo – tempo de Nova Friburgo. Esse é o nosso frio. Esse é o nosso clima. Tempo de festivais de música, de dança e de gastronomia. Para os mais animados, porque não, é tempo também de exposição agropecuária nas cidades vizinhas. Quem é que sendo homem de serra não guarda uma história cheia de nostalgia de uma dessas exposições agropecuárias? Frio que não faz ninguém ser mais frio, pelo contrário, mais quente. Para aquecer – um abraço. Para envolver – um cachecol de carinho. Nada substitui o calor humano.
Bem-vindas, flores das cerejeiras! Suas flores que se apresentam tão ligeiras. Podiam ficar um pouco mais para fantasiar o nosso melhor tempo – tempo de Nova Friburgo. A elegância passeia na praça colorida, no chão esparramado pelas flores de cerejeiras que se desprenderam dos galhos da árvore que floreia apenas por uma semana. Mas fotografa na memória percebida de que poesia não se faz apenas em escrita. Tempo bom de amar e declarar que ama, simplesmente porque se ama refutando longas explicações, porque amor é isso e nada mais. Inverno é isso também e tudo mais que puder se viajar.
O alto da serra colabora com a imaginação que fica mais fértil nos montes do Caledônia para quem acampa e para quem só passa alguns instantes por lá. Ver tudo do alto protegido ou desfiado pelo frio dos ventos serranos, pois o mesmo frio que guarda provoca a voar e voar por tudo aquilo que dá prazer e medo - igualmente. Bem-vindas, flores das cerejeiras! Suas flores que se apresentam tão ligeiras. Podiam ficar um pouco mais para fantasiar o nosso melhor tempo – tempo de Nova Friburgo.
Anima porque o inverno é a estação que aporta Nova Friburgo no seu melhor lugar! Festeja, porque Nova Friburgo é o lar do inverno e o inverno faz daqui o seu lar. Bem-vindas, flores das cerejeiras!
IPVA
Não poderá mais haver a cobrança do IPVA do proprietário de um veículo depois de comunicada a venda ao Detran. Para comunica-la, o proprietário deverá apresentar original e/ou cópia da Autorização para Transferência de Veículo, em até 30 dias após a assinatura do documento. O Detran deverá imediatamente incluir as informações da venda e do comprador em seu banco de dados. Em seguida, o órgão terá dez dias para notificar a Secretaria estadual de Fazenda.
Comunicação de venda
Atualmente, a simples comunicação de venda do veículo não é suficiente para isentar o antigo proprietário da obrigação tributária inerente à propriedade do veículo vendido. Alguns compradores deixam de efetuar a transferência da propriedade e a nova norma tenta corrigir esse problema.
Fim das sacolas plásticas
As sacolas plásticas têm data para acabar. Até 2020 deverá ser efetivada por completo a substituição das tradicionais sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis. Assim, será proibida a distribuição pelo comércio ou mesmo a venda de sacolas plásticas no estado. As novas sacolas deverão ter resistência de, no mínimo, dez quilos e poderão ser distribuídas gratuitamente ou mediante cobrança, de no máximo seis centavos por unidade.
Substituição gradativa
As novas sacolas deverão ser compostas por, pelo menos, 51% de material proveniente de fontes renováveis. A substituição, no entanto, tem prazos diferentes para acontecer: deverá ser feita em até 18 meses, para micro e pequenas empresas, ou 12 meses para os demais estabelecimentos.
![Foto da galeria](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/28-06-18.jpg)
![Wanderson Nogueira Wanderson Nogueira](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/wanderson-nogueira.jpg?itok=jNhGPKvp)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário