Belchior vive

terça-feira, 02 de maio de 2017

Hoje é dia

  • do parlamento
  • do pau-brasil
  • nacional do sertanejo
  • mundial da liberdade de imprensa
  • do sol

O dia

Em 3 de maio de 1933, as mulheres brasileiras foram às urnas pela primeira vez na história do país em uma eleição para a Assembleia Nacional Constituinte. Apesar do direito conquistado, ainda são muito poucas as mulheres ocupando cargos eletivos.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Maia indica que crimes da Lava Jato serão ignorados pelo Conselho de Ética
  • Empreiteira OAS pretende fazer delação de dois ministros do STJ
  • Declarações do Papa Francisco enfurecem a oposição venezuelana
  • Maior avião anfíbio do mundo faz os primeiros testes
  • Ronaldo se reaproxima e fechará novo acordo com o Corinthians

Palavreando

Eu estrela, você terra quando eu queria ser apenas chão. Você estrela, eu ilusão quando eu queria apenas ser céu.

Belchior vive

Conheci Belchior muito tarde e lamento por isso. Suas composições são fortes poesias do cotidiano que permanece. É uma conexão madura com a inquietação de quem não quer apenas amar. Sabe que podemos e devemos ir além. Prega isso seja para a denúncia social ou simplesmente para esse universo de sentimentos que nutrimos por alguém.

Na época de minha adolescência já gostava de Elis, Caetano, Tim Maia, Nando Reis e Cazuza, mas Belchior não me visitava. Por puro preconceito advindo do desconhecimento. Não dava chances para Belchior, talvez por conta do seu estilo de voz somado ao seu bigode que faziam acreditar que se tratava de um brega clássico. Foi através do seu sumiço que resolvi então ouvi-lo. Aquela forma de encarar a vida me chamou a atenção e pensei: esse cara deve dizer algo com sua música. Descobri então um novo mundo, onde o lugar que se quer estar é onde você quer que ele seja. Ensina-nos: "não quero o que a cabeça pensa eu quero o que a alma deseja".

Suas composições são plenas e invadem fundo porque sempre são mais do que a cabeça pensa. Sua interpretação tem uma singularidade cheia de vida porque traz o que essa alma deixa livremente escapulir. Mesmo consagradas em outras vozes e igualmente boas, as canções na voz dele mesmo têm outro significado, permitem um novo tipo de viagem. São diferentes, ainda que com as mesmas letras e notas.

Belchior esteve à frente do seu próprio tempo e mesmo adiante, continuará à frente do futuro. O mundo inteiro continua naquela estrada ali em frente e outra viagem se inicia para o coração selvagem desse poeta cantor.

Tomando emprestada a sua canção, "que o bom Deus que nos ajude... O meu som, e a minha fúria e essa pressa de viver... Vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo". Morre um pouco a música brasileira. Morre jovem, mas com destino completo, afinal, o gênio vai, mas sua genialidade fica.

Emergência RJ (1)

O aplicativo Emergência RJ foi selecionado na categoria Utilidade Pública/Inclusão Social como finalista do Prêmio Tela Viva Móvel 2017, considerado o mais importante e tradicional seminário sobre o mercado brasileiro de conteúdo. O App que é a opção digital do serviço 190 oferece atendimento instantâneo em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro.

Emergência RJ (2)

A população tem até o dia 7 de maio para dar o seu voto ao projeto, que já alcançou mais de 8 mil downloads. Para votar basta acessar o link https://telavivamovel.com.br/votacao/, selecionar o aplicativo e incluir o email. O Prêmio Tela Viva Móvel, que chega este ano à sua nona edição, é o Oscar do mercado brasileiro de conteúdo móvel. Em cada categoria, serão dados dois troféus: um para o case mais bem votado e outro para aquele mais bem avaliado pelo júri. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no dia 16 de maio.

Salários Estado (1)

Sai mês, entra mês, desde 2016 é assim. O servidor do Estado não sabe quando vai receber. O fato é que o salário de abril não será pago antes de 11 de maio. Nessa data está previsto pelo Estado quitar, com atraso de 21 dias, os duodécimos aos Poderes e órgãos.

Salários Estado (2)

Os vencimentos de março também não forma ainda plenamente quitados. O pagamento deveria ter sido efetuado até 17 de abril, que foi o 10º dia útil do mês. Mas nesta data receberam apenas os ativos da Educação (com verbas do Fundeb) e todo o pessoal (ativos, inativos e pensionistas) da Segurança. Depois, tiveram os salários de março pagos os procuradores ativos e inativos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com recursos do fundo do órgão, e ativos da Fazenda. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.