AVENTURAS E DESVENTURAS

sábado, 31 de julho de 2010

Minhas crenças mudam de tempo em tempo, se refazem como a pele que cobre o meu corpo que na pretensão de me proteger esconde o que eu realmente sou. (...)

Assim se constroem minhas aventuras e desventuras e por vezes nem percebo que minha história está sendo escrita ainda que eu...

Já acreditei em amores explosivos, desses que beiram o suicídio, de tirar o fôlego e despir a alma... Estúpido tanto quanto intenso. Voraz tanto quanto feroz. Ingênuo ao ponto de traçar planos e estratégias que se jogam fora ao primeiro desviar dos olhos para a... E não há aventura e desventura que te mude mais, que te transforme mais, que te dê mais sobrevida.

Já acreditei em eternidade. Nessa possibilidade de paralisar o tempo ou estender momentos ao infinito. De ter pessoas para sempre ou morrer junto ao lado delas. Mas até estrelas morrem, até constelações se apagam. Laços se rompem pelo natural desgaste do tempo, pelos deslizes... E não há aventura e desventura maior que a de conversar, aceitar até convencer o tempo que ele pode estar errado e que ele, o tempo, pode ser vencido pelos...

Já acreditei em perdões, em cura para as feridas. Porém, os remédios são apenas analgésicos momentâneos. As feridas passam, mas as cicatrizes ficam. É dor adormecida que acorda quando as lembranças gritam. Não é amargura, nem se trata de mágoa. São marcas tatuadas no âmago da alma, traços imperfeitos desenhados... Mas só se machuca quem pula, só cai quem se aventura, só se fere quem arrisca uma desventura em nome da aventura.

Já acreditei em tantas coisas que já nem sei... Já acreditei em sonhos, em ser o que não posso ser ou em ser três coisas ao mesmo tempo ou em estar em dois lugares ao mesmo instante. Já acreditei na possibilidade de voltar no tempo com o que sei hoje, como já acreditei ser capaz de... Porque o vazio que me evapora é o mesmo intenso que me infla e ambos me transformam. E essa é a minha grande aventura tanto quanto desventura.

Leia na íntegra, amanhã, 12, no CADERNO LIGHT de A VOZ DA SERRA.

RIO SOCIOCULTURAL (1)

Pela primeira vez, Nova Friburgo ganha prêmio Rio Sociocultural. Com o projeto A Formação do Leitor e a Democratização da Leitura Infanto-Juvenil para Crianças Portadoras de Deficiência Visual ou Baixa Visão Através do Rádio foi um dos cinco vencedores da edição 2009 da premiação estadual. O projeto friburguense foi para a grande final que escolheu entre dez projetos selecionados em mais de 100 as cinco melhores iniciativas que foram premiadas com R$ 5 mil, cada.

RIO SOCIOCULTURAL (2)

Os critérios para se chegar aos vencedores levam em conta iniciativas socioculturais inovadoras, capazes de gerar crescimento social e bem comum para a população local. Além do projeto de Nova Friburgo, foram contemplados projetos de Rio das Ostras, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro.

RIO SOCIOCULTURAL (3)

O projeto friburguense finalista da premiação trata da distribuição de literatura e programas radiofônicos em fita K-7 e CD para crianças cegas ou com baixa visão ao redor do país. Ouvintes voluntárias ensaiam, praticam e gravam as histórias escolhidas, aprimorando assim a sua capacidade de leitura.

CAPACIDADE REDUZIDA

O Estádio Eduardo Guinle foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros para receber jogos do Estadual com público em 2010. A má notícia é que a capacidade máxima do estádio, por medida de segurança, foi mais uma vez diminuída. Dos 8 mil do ano passado passa para 5 mil e 500. Ou seja, o clube poderá vender no máximo 5 mil e 500 ingressos para as partidas em que for mandante. Lembrando que na década de 90 o estádio chegou a registrar públicos de mais de 15 mil torcedores.

CAMPEÃO NO MEIO AMBIENTE (1)

Mais uma reserva particular de Nova Friburgo foi reconhecida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em caráter definitivo como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A Bacchus, localizada na região de Macaé de Cima, de propriedade do casal Miller, que transformou o local em um núcleo de pesquisa, conservação e regeneração da floresta desde a década de 60. O casal já catalogou mais de 800 espécies de orquídeas e bromélias que só existem naquela região.

CAMPEÃO NO MEIO AMBIENTE (2)

Nova Friburgo ao lado de Silva Jardim são os municípios do estado com o maior número de propriedades reconhecidas como reservas particulares. Nas propriedades reconhecidas como RPPN somente é permitido o desenvolvimento de atividades científicas, culturais, educacionais, recreativas, interpretativas e turísticas. Os donos de RPPN têm isenção de Imposto Territorial Rural (ITR), facilidade no acesso a financiamentos de projetos ambientais, entre outros benefícios.

ESCOLA SESI

As inscrições para as vagas gratuitas da Escola do Sesi para a Educação Infantil e Ensino Fundamental já foram encerradas, mas os interessados nas vagas do Ensino de Jovens e Adultos têm oportunidade de se inscrever até hoje, 11. São 77 vagas gratuitas, sendo 40 para Ensino Fundamental e 37 para Ensino Médio. As vagas disponíveis estão abertas a toda a comunidade. Caso o número de candidatos ultrapasse o número de vagas haverá sorteio entre os inscritos já amanhã, 12. As aulas acontecem no turno da noite.

CARNAVAL 2010

A Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo confirma para amanhã, 12, o lançamento oficial do CD com os sambas do carnaval friburguense de 2010. Após o carnaval deste ano ter passado em branco, com cada agremiação fazendo o seu CD individualmente, neste ano o folião poderá guardar o álbum que foi todo gravado em estúdios profissionais. As rádios já estão recebendo seus exemplares.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.