Ausência - 1 de abril 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Sinto tanto a sua falta, mais do que poderia supor. Em qualquer lugar que vou, lembro de histórias que ali foram escritas, em que fomos personagens que nem sabiam que estavam sendo felizes. Para cada canto que olho, recordo dos poemas que se formaram em meus pensamentos, tirando das coisas mais simples a inspiração para preencher nossos versos.

As estrelas e a lua na varanda, a cama de lençol pequeno, as ruas escuras nos escondendo, o chão macio rendido às...

Mas nos desviamos, apagamos as velas na sala, destruímos as pontes que nos levavam à diversão, recolhemos os sonhos, os objetos nos armários e optamos por prosseguir sem que estivéssemos seguindo juntos. Permitimos que as ausências e os excessos fossem mais importantes que tudo o que nos completava, quando eram as ausências e os excessos que evitavam que fôssemos vazios.

A indiferença nunca nos abateu e nos amamos com intensidade e nos odiamos sem precedentes, ainda que tenhamos amado sem saber o que era amor e nos odiado sem definir bem o que era ódio. Mas sem perceber, o vácuo que nos...

Te puno como me condeno. Te perdoo como não posso me perdoar. Mas vou em frente na minha segurança que disfarça a total ausência de garantias. E o tempo me pune, sem demonstrar que pode em algum momento me conceder absolvição. Talvez eu não queira a súplica, talvez eu não tema o destino ainda que trema perante ele.

(...)

Agora seu coração me falta como lhe faltou a minha alma. Rasgo as cartas que me enviou. Escondo as fotos em que estamos juntos. Limpo as gavetas que possuem seu cheiro, mas não me peça para expurgar as memórias dos momentos comuns e intensos que tivemos. Essa ausência eu não me permito. Essa ausência eu não posso suportar. Porque por um bom tempo você foi minha maior...

Pena que a história termine assim... Lamentável que o último lamento seja o do vazio que nunca fomos, da indiferença que nunca nos visitou, pois nos odiamos com ardor e nos amamos com veemência. Fomos intensos e não há intensidade alguma na ausência. A ausência é pior do que a inexistência, maior do que o vazio e mais torturante que a falta de respostas. A ausência é esse branco que se estende na folha após o ponto final.

Leia na íntegra, amanhã, 02, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Jogo do bicho

A polícia vem fechando o cerco ao jogo do bicho. Nos últimos dias foram pelo menos cinco apreensões. Nessas ações que são determinadas pela nova chefia da polícia, o material é apreendido e os proprietários dos estabelecimentos assinam um termo em que se comprometem a comparecer ao Juizado Especial Criminal quando solicitados — e depois são liberados.

Máquinas caça-níqueis

A apreensão de máquinas caça-níqueis também tem se intensificado, ainda que em menor escala do que o cerco fechado ao jogo do bicho. Diferentemente deste, em que os proprietários não são presos, quem é pego com máquinas caça-níqueis, além de ter o material apreendido, agora é preso em flagrante, sem direito a fiança.

Reclamações BNDES (1)

Quem conseguiu o empréstimo fica quieto; quem não, grita! É natural, pois por mais que os empréstimos venham avançando, a maioria dos empresários continua de pires na mão. Além da morosidade e da exigência de muitos documentos, uma das reclamações é que para fazer o empréstimo, todos passam pelo crivo do Sistema Nacional de Crédito.

Reclamações BNDES (2)

Ou seja, não foi criado um sistema específico para os empresários da região atingida. Dessa forma, pendências com Serasa ou SPC, se constatadas, podem impedir o empréstimo, potencializando o crédito como de alto risco, sendo consequentemente negado.

Reclamações BNDES (3)

Em contato com algumas agências, obtive dos gerentes a informação de que os empresários têm até facilitado, pois têm entregado os documentos de forma correta, sendo a licença ambiental o único em que se tem mais dificuldades de se obter.

Reclamações BNDES (4)

Sem a licença ambiental, o empréstimo se torna impossível. Informam ainda que ele é realmente burocrático e não se faz da mesma forma que um empréstimo convencional, por exemplo. Por isso, empresários tem sido muito exigidos no quesito paciência.

Ação Social

A Defensoria Pública de Nova Friburgo realiza hoje, 01, a partir das 10h, ação social na comunidade de São Geraldo. O atendimento será feito no ponto final do ônibus do bairro. Serão prestadas orientações jurídicas em geral, dando ênfase à expedição de ofícios para obtenção gratuita de segunda via de documentos, bem como ao fornecimento de informações para o ingresso de demandas postulando o recebimento dos benefícios de aluguel social e auxílio novo lar.

Friburguense

Após vencer o Sampaio Correa por 3 a 1, abrindo 4 pontos de frente para o 2° colocado — Ceres — e 14 para o 6° — Cardoso Moreira, primeiro time fora da zona de classificação para a fase final —, o técnico Edson Souza deve dar início neste sábado, 02, diante do Quissamã, o plano de poupar titulares e testar reservas já visando a fase decisiva do Estadual da 2ª divisão.

Doação

Louvável a decisão da junta médica contratada pela Câmara para averiguar o estado de saúde do prefeito Heródoto em doar todos os seus honorários (R$7.500) para a Afape. Lembrando que a Afape já havia sido agraciada com a reforma completa de sua sede pela TV Record. Assim sendo, não ficaria mal se doassem para outras instituições que ainda carecem de alguma ajuda. De qualquer forma está em boas mãos.

Festa alemã

Começa hoje, 01 e vai até domingo, 03, no Hotel Bucsky, a tradicional Festa Alemã. Com o mais tradicional cardápio da comida alemã, Concurso de Chopp a metro, sorteio de brindes e muita música alemã e brasileira.

Sexta

O fim de semana, cuja grande atração é o cantor Luan Santana, começa com Choppada Skol Facul na Prime. A Emporium que não funcionava às sextas passa a abrir a partir de hoje, 01, inaugurando o projeto On Stage, com Os Bartira. No Mais 1, Banda Iguana.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.