Até ele se rendeu

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Hoje é dia

  • do pendura
  • do advogado
  • do magistrado
  • do Direito
  • da consciência nacional
  • do eletricista de autos
  • do estudante
  • do garçom
  • do hoteleiro
  • da televisão.

O dia

Em 11 de agosto de 1827, o imperador D. Pedro I instalou os primeiros cursos de Direito do Brasil. Foram a Faculdade de Direito de São Paulo (atual Faculdade do Largo de São Francisco, da USP) e a Faculdade de Direito de Olinda (atual Faculdade de Direito da UFPE). Por causa disso, a data é conhecida como "Dia do Pendura", em que os alunos de Direito comem em restaurantes e não pagam a conta.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Governo Temer espera ter 61 votos no julgamento final para afastar Dilma
  • Se for mesmo afastada, Dilma deve passar oito meses fora do Brasil
  • Estudo revela que metade das suspeitas de dengue é dengue mesmo
  • Rio 2016: filas fizeram 40 mil ingressos serem perdidos
  • Marcelo Adnet se dividirá entre dois programas ao mesmo tempo na Globo

Palavreando

Só se indigna quem ama muito, só ama muito quem não perdeu a esperança de obter ternura ao olhar nos olhos do próximo.         

Até ele se rendeu

O esporte tem muito a nos ensinar. Porque no final das contas fala de gente mesmo. De quem pratica. De quem só assiste. Até de quem não gosta de esporte. Nas olimpíadas, vivemos uma overdose de esporte - catarse. Se o esporte é uma das melhores metáforas da vida, nas olimpíadas temos então uma enciclopédia inteira de metáforas.

Difícil não se emocionar com os momentos de conquista e de dor. O choro do vencedor. O choro do perdedor. Ficar de pé e aplaudir gente de países que jamais ouvimos falar ou mesmo aqueles como o Estados Unidos que são extremamente fortes.

Nós nos identificamos com um Phelps, por exemplo, porque antes de ser norte-americano, ele é humano de carne e osso como qualquer um de nós. Extraordinário, é verdade. Mas é impossível não levantar e bater palmas para ele! O dom de reconhecer ainda é uma das maiores maravilhas humanas.

Até ele se rendeu. Você deve estar se perguntando o porquê do título deste artigo. É uma referência a um amigo meu, desses chatos de galocha que criticam qualquer coisinha miúda das olimpíadas no Brasil. Até para elogiar, ele critica. Respeito e entendo. Tem razão em muitas questões. Em outras, peca pelo exagero.

Mas até mesmo ele não conseguiu escapar dessa onda olímpica que tem tomado conta de todos nós. Vai além do esporte, é a arte de nossa gente, a força de nossa acolhedora cultura, o jeito de festejar e fazer crítica social ao mesmo tempo. É a retomada do orgulho de ser brasileiro e nessa retomada o entendimento da separação. Os bons brasileiros não podem se rebaixar por conta dos maus.

A Rio 2016 está unindo o país novamente. Porque temos e devemos ter as nossas diferenças, mas são as nossas diferenças convivendo de forma respeitosa que podem nos fazer de fato uma nação! Que o esporte continue desconstruindo a raiva, o ódio e o rancor. Que o esporte continue nos ensinando para além deste momento mágico!         

Rua General Osório (1)

Muita gente está curiosa e questionadora quanto ao tipo de construção feita em três pontos da Rua General Osório. Trata-se na verdade de controles de velocidade, também conhecidos como traffic calming.

Rua General Osório (2)

 A traffic calming pode ser definida como uma técnica (ou um conjunto) para reduzir os efeitos negativos do trânsito. A abordagem possui o objetivo de mudar o volume do tráfego e o comportamento dos motoristas, que em tese passam a conduzir os veículos de maneira mais lenta e adequada às condições locais.

Turismo (1)

Será lançado em breve um novo site do Visit Brazil. O portal terá informações sobre os 27 estados brasileiros, indicações turísticas, dicas de comportamento, clima etc. O Brasil teve um crescimento de 7% no turismo internacional esse ano. O Rio recebe aproximadamente 34% de todo o volume de turismo de lazer internacional do país.

Turismo (2)

A ideia é que a ferramenta Visit Brazil auxilie ainda mais no trabalho de desenvolvimento da qualidade de serviços e equipamentos. Outro objetivo é interiorizar ainda mais o turismo, permitindo que turistas que visitam a capital, por exemplo, possam ser motivados a conhecerem outras cidades próximas, como as das regiões de litoral ou de serra, como Nova Friburgo.

Cursos gratuitos (1)

Microempreendedores de Macuco, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo e Cordeiro podem obter capacitação gratuita para fortalecimento, consolidação e/ou formalização de seus negócios através de mais uma edição das “Oficinas SEI”. O curso é iniciativa do Sebrae, voltada para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios da região.

Cursos gratuitos (2)

As oficinas são aulas que abordam temas ligados à formação de preço, planejamento, controle financeiro, compras, vendas, marketing, entre outros. Elas fazem parte de um programa do Sebrae que foi criado para oferecer mais oportunidades para este segmento de negócio conquistar espaço no mercado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-6908 ou na Sala do Empreendedor de cada município.

Foto da galeria
O céu de Nova Friburgo riscado pelas suas mais belas montanhas. De todas as formas, de variadas visões. Nas pedras, ainda arranhões de 2011.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.