Árvores - 8 de abril 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Às vezes me ponho a observar as árvores. Escolho uma e fico ali, horas e horas, desvendando-a, minuciosamente. Sua raiz fincada firmemente na terra, espalhando-se no seu espaço. Parece marcar território ao mesmo tempo em que apenas tem o que é seu. Seu tronco sobe sonhando arranhar o céu, mas equilibra-se em suas curvas mirando a paisagem que a acolhe a recolhe na composição da cena. Seus galhos apontam o caminho e crescem para os lados caminhando para as entradas das estradas do ar com seus atalhos que sustentam a sombra. As folhas surgem e disputam a atenção dos seus espectadores, dispensando obviamente a admiração dos predadores. Algumas verde-escuras, outras verde-claro, há as amareladas e as sangradas pela ferrugem do tempo. Há aquelas feridas pela audácia das formigas que, na plenitude de uma árvore, acreditam na existência do paraíso.

(...)

Há árvores que dão flores, se carregam de beleza e se vestem como a bela do baile. Há árvores que dão frutos, grandes, pequeninos e em uma infinidade de cores. Enfeitam, alimentam, são reproduzidas em tela.

Concentro-me no tronco e observo sua pele marcada pelo tempo, tatuada pelos dias. Penso na história daquela árvore... Tudo o que ela já viu mesmo sem poder caminhar pelas trilhas da...

Comparo as árvores às pessoas. Algumas são mais finas, outras mais altas. Algumas chamam mais a atenção pela beleza, outras por serem mais frutíferas. Algumas ocupam mais território, outras sustentam mais peso. Há outras que estão tão próximas que se confundem, se completam, levando-nos a questionar se é apenas uma ou se são duas, afinal. E poderia ficar aqui traçando um milhão de comparações para dizer que todas têm o seu espaço e são importantes para o equilíbrio da vida e do mundo.

(...)

Leia na íntegra, amanhã, 09, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Celular em banco (1)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já está analisando a validade jurídica da lei aprovada pela Alerj que proíbe o uso de celular em agência bancárias. O objetivo é avaliar o que pode ser feito para evitar a medida.

Celular em banco (2)

Pela lei fica proibida a utilização de palmtops, radiotransmissores, celulares e aparelhos semelhantes dentro dos bancos. O uso desses aparelhos por funcionários das agências também está vetado. O argumento em defesa da lei é que a proibição pode ajudar a diminuir os assaltos praticados após saques em bancos, evitando que alguém de dentro do banco passe informações que facilitariam o assalto.

Friburguense

Após o empate em 1 a 1 com o Tigres, em casa, o técnico Edson Souza deve mandar um time reserva para Cardoso Moreira, onde o Friburguense enfrenta a equipe local amanhã, 09. Já classificado para a fase final, o Friburguense só deve usar os principais jogadores nas duas últimas partidas em casa, frente ao CFZ e ao Ceres. Nos jogos fora de casa, testes com reservas e até juniores.

Prêmio para Nova Friburgo (1)

O Frilab Laboratório Médico de Patologia Clínica acaba de receber o Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, na categoria Saúde. O Frilab foi o vencedor no Estado do RJ desbancando 11.400 empresas e recebeu ainda uma placa em Brasília como Reconhecimento Nacional dentre mais de 100 mil empresas inscritas.

Prêmio para Nova Friburgo (2)

O prêmio é um projeto de iniciativa da Fundação Nacional da Qualidade com diversos parceiros público-privados e tem como finalidade estimular as micro e pequenas empresas a adotarem as práticas da Gestão de Qualidade. O laboratório é atualmente comandado pelo médico Everardo José Grossi. O Frilab foi a única empresa de Nova Friburgo consagrada com o prêmio.

Tarifa social (1)

Consumidores de baixa renda beneficiados com a tarifa social de energia elétrica correm o risco de deixar de receber o desconto. Para manter o benefício, os clientes são obrigados a se recadastrar até dezembro nas distribuidoras.

Tarifa social (2)

Uma lei aprovada no ano passado determina que o benefício só pode ser concedido ao consumidor que apresentar o Número de Inscrição Social, documento dado pela Prefeitura e que serve de cadastro para o Bolsa-Família e outros programas. O problema é que a adesão ao recadastramento ainda é muito pequena.

Sexta

Mais um fim de semana começa e se inicia com o grito de Esquenta Friburgo. O Nova Friburgo Country Clube recebe hoje, 08, 23h, a banda Natiruts que se apresenta pela 1ª vez na cidade. O evento prossegue amanhã, 09, com a noite dos MCs e apresentação de Luizito com a bateria da Mangueira. No Mais 1 tem o pop-rock da Banda Nytro. Na Emporium, que voltou a abrir às sextas, a noite fica por conta do projeto On Stage, com Os Bartira.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.