Colunas
ARQUIBALDOS E GERALDINOS... FOI UM DIA O MARACANÃ O MAIOR DO MUNDO
Mais uma despedida. O Maracanã, palco das maiores glórias e dos momentos mais marcantes da história do futebol carioca e brasileiro, se despediu mais uma vez. Depois de ver tantos ídolos se despedirem ao longo desses 60 anos bem vividos, de deixar de ter os geraldinos e tantos mitos que nas gerais se fizeram, o domingo de Maracanã marcou mais uma despedida.
De maneira garbosa, num clássico de multicores, o Maracanã deixa de ter o seu espaço mais democrático: as cadeiras inferiores. O primeiro setor a ser fechado visando às obras para a Copa 2014.
Sempre com manifestações criativas dos torcedores, ali, todos os torcedores de todos os clubes rivais faziam o grande momento do futebol, consagrando a cordialidade, o espírito esportivo e a maneira certa de torcer: cantando, fazendo figa, zoando os rivais, mas sempre de maneira respeitosa. Num mesmo espaço fulgurando as camisas de Vasco e Flamengo ou de Botafogo e Fluminense e tudo junto e misturado. Onde amigos de torcidas diferentes podiam ver os jogos no estádio juntos, fato impossível em outros locais.
Era o lugar que mais resguardava a cara de Maracanã.
Sem o anel inferior, a arquibancada terá a inclinação mudada para 45 graus, o que vai melhorar a visão do campo.
Dentre as mudanças que serão feitas no estádio está a construção de novas rampas de acesso com o objetivo de reduzir o tempo de evacuação para 8 minutos. Nova cobertura para proteger todos os torcedores da chuva e do sol. O campo será encolhido de 110m x 75m para 105m x 68m. A capacidade de público será reduzida de 82 mil para 76 mil. Os assentos serão todos numerados.
Tudo pela modernização. Foi pela modernização e conforto que o Maracanã perdeu a geral e agora perde esse e amanhã perderá outros, como já deixou de ser o maior do mundo, pelo menos fisicamente. A sua essência vai ficando mais para a história em nome do futuro.
ELEIÇÕES 2010 (1)
Quem tem conta no Twitter já pode votar para Presidente, Governador, Senadores, Deputado Estadual e Deputado Federal através do site tvoto.virtualnet.com.br. Além de votar, o usuário pode conferir como está a votação virtual de cada candidato. Mas só pode acessar o serviço quem tem conta no Twitter, assim como só pode ser dado um voto por conta.
ELEIÇÕES 2010 (2)
O interessante é que apesar da enquete ter caráter de mero levantamento de opiniões, não se caracterizando como uma pesquisa eleitoral, os números são bem parecidos com os das pesquisas dos institutos de pesquisa. No site, por exemplo, é possível ver os votos dos candidatos locais que concorrem ao Legislativo Estadual e Federal.
FRIBURGUENSE
Em seu provável último amistoso antes de estrear na Copa Rio, o Friburguense ficou mais uma vez no 0 a 0, dessa vez diante do Americano, em Campos. Em três amistosos, o tricolor da serra, sob o comando de Mimi, empatou dois e venceu um, sendo que não sofreu nenhum gol, mas em compensação fez apenas um.
OPORTUNIDADE BB (1)
O Banco do Brasil planeja contratar mais 4 mil funcionários até o próximo ano. De acordo com a instituição, 6 mil já foram contratados. Mas por conta da lei eleitoral, o BB só poderá promover concurso após as eleições presidenciais. Os interessados, no entanto, devem estudar desde já.
OPORTUNIDADE BB (2)
A maior parte dos no vos funcionários vai atuar em duas mil agências que o BB pretende abrir nos próximos quatro anos. A meta é chegar a 100% dos municípios brasileiros. Essas agências serão diferentes das unidades tradicionais do BB. Elas serão instaladas em pequenos municípios, em conjunto com correspondentes bancários, conhecidas como ‘agência complementar’.
TELEGRAMÁTICA (1)
Em breve as dúvidas gramaticais poderão ser tiradas via telefone. Trata-se do Telegramática. Uma equipe composta de oito professores se revezará em dois turnos diários para tirar dúvidas de gramática por linha telefônica.
TELEGRAMÁTICA (2)
As perguntas poderão ser feitas de segunda a sexta. O plantão gramatical funcionará sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação. O serviço que está em fase de implantação contará com um número telefônico exclusivo que ainda não foi definido.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário