Colunas
Amaury Damiance - 20 de outubro 2011

O Brasil é um país de grandes mineiros, dos quais alguns deles honraram com suas presenças e serviços Nova Friburgo.
O dom de reconhecer é um dos mais importantes que existe e, não por acaso, nesta semana o município tem rendido singelas, mas sinceras homenagens de todos os setores a um mineiro que por mais de uma década tem dado, literalmente, luz a Nova Friburgo.
Nova Friburgo é uma cidade que cresce para o céu e ensina a quem aqui passa que também é preciso crescer. Por isso é hora de encarar novos desafios de quem sabe o que é desafio como Amaury Damiance!
O supervisor da Energisa Nova Friburgo soube comandar uma equipe que teve o trabalho de virar uma importante página da história do município, na transição da Cenf para a nova empresa. Modernizar, habituar a população a novos conceitos, vencer as barreiras da natural desconfiança. Fora dos olhos da maioria, fazer todo o trabalho burocrático e da tal reestruturação que as pessoas não percebem, mas que no futuro se mostram imprescindíveis. E, assim, pouco a pouco, não por acaso, a confiança foi sendo conquistada e mantida.
Não diremos que há perfeição, pois em qualquer serviço público essa é uma marca quase impossível de se atingir, mas a impressão é de que essa foi uma sina perseguida pela gestão de Amaury.
Durante a tragédia, muitos foram os incansáveis na luta para devolver um mínimo de dignidade a sofrida população. Um deles era Amaury e os homens da Energisa de Nova Friburgo e das outras unidades do país. Amaury dizia: “Não descansaremos enquanto não restabelecermos a energia elétrica em toda a cidade, até a última casa”. Transpondo barreiras, recolocando postes, fios, tirando árvores do caminho foram lá os incansáveis coordenados pessoalmente por Amaury. Dando uma aula de como se faz reconstrução aos políticos, vencendo a natural pressa dos consumidores com carinho, atenção e falando a verdade sempre.
Mas mais do que isso tudo que na visão de uns pode parecer apenas obrigação, não podemos deixar de falar sobre competência. Nem todos têm competência. Amaury tem! Poucos têm compromisso. Mesmo não sendo friburguense, Amaury teve comprometimento com Nova Friburgo. Vale aqui citar, apenas como um exemplo, que a Energisa doou à Prefeitura no ano passado um projeto completo de execução para a fiação subterrânea da Avenida Alberto Braune. Um trabalho com investimento de mais de R$ 200 mil. Um presente que não pode ficar esquecido nas gavetas do Palácio Barão de Nova Friburgo.
Além do profissional, há que se ressaltar a figura querida por amigos: os amigos funcionários, amigos parceiros, amigos de pelada desse meia de simplicidade bem mineira que agora alça voo maior: destino Aracaju e o coração de todos os friburguenses. Reconhecimento a quem merece!
Mais sirenes
O Estado anuncia a compra de mais dez sirenes de alerta de chuvas a serem instaladas na Região Serrana. Com um investimento de R$ 480 mil, as 10 sirenes se somam às outras 73 já garantidas, totalizando 83. A instalação dos equipamentos já foi iniciada.
Horário ampliado Caixa
A Caixa Econômica Federal desde ontem, 19, até o dia 28 deste mês teve o horário das agências ampliado em pelo menos uma hora. Cada agência define se abre às 10h, uma hora mais cedo do normal, ou se fecha mais tarde, 17h. A ação visa ampliar o atendimento após o encerramento do movimento grevista da categoria bancária.
Dengue
Nova Friburgo não cumpriu as metas para o enfrentamento a uma possível epidemia de dengue. A informação é da Secretaria de Estado de saúde que afirma que em todo o Estado, apenas 10 municípios cumpriram a meta, entre eles, Petrópolis, Macuco e Rio das Ostras.
Metas a cumprir
Ainda segunda dados do Estado, 71 dos 92 municípios do Rio de Janeiro não estão preparados para enfrentar a dengue e até agora não enviaram dados atualizados da doença e nem um plano de enfrentamento. No entanto, os nomes dos municípios não foram divulgados. Eles terão até o dia 15 de novembro para enviar os dados atualizados à Secretaria Estadual de Saúde.
Cadeiras do Maracanã
Através de uma ação direta do gabinete do deputado federal Glauber Braga, a Secretaria Estadual de Esportes finalmente comunicou ao Friburguense a liberação de 2.500 cadeiras do Maracanã para o Eduardo Guinle. Inicialmente seria o dobro de cadeiras e ainda está sendo levantado o motivo para a diminuição do número de cadeiras prometidas ao clube pelo Estado no ano passado.
Degase
O Estado anuncia que terá novas unidades socioeducativas até o fim do ano. O objetivo é descentralizar o espaço que concentra todas as internações provisórias de jovens infratores, o Instituto Padre Severino, que será desativado.
Novas unidades para menores
Além do Centro de Socioeducação na capital para receber exclusivamente jovens do município do Rio de Janeiro, cinco novos centros já estão sendo construídos para receber os jovens em conflito com a lei: Campos e Volta Redonda; um na Região dos Lagos, outro na Região Serrana e ainda um no Grande Rio. No entanto, as cidades que receberão as unidades não foram informadas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário