Colunas
A festa da democracia - 27 de outubro.
Todos estão convidados para essa grande festa. É neste domingo, 31 de outubro, quando conheceremos o novo presidente do Brasil. Muitos irão querer aproveitar o feriadão e não participarão desse grande momento. Uma pena, mas também uma escolha garantida pelo direito de ir e vir.
Uma festa iniciada no dia 3 de outubro, quando elegemos os deputados estaduais e federais, senadores e governador. Com jeito de ressaca, a festa termina com a definição do cargo mais importante da nação.
Não se pode encarar com naturalidade o desinteresse de todos pela eleição. Uma eleição lamentável, com mais baixaria do que propostas, em que a religião foi alçada a tema mais importante, em que só faltou alguns meios de mídia declararem abertamente campanha pró-candidatos, em que impostos não entraram na pauta de discussões, em que nenhum dos candidatos conseguiu tocar o eleitor, nenhum dos candidatos à Presidência conseguiu nos apaixonar. E qualquer um dos dois restantes que se saia vitorioso, haverá de viver com a constante sombra de Lula, o filho do Brasil.
Se os dois não apaixonam e aparentam não servir, fatalmente há um menos pior. Apesar dos pesares, há que se fazer uma escolha. Não se pode passar indiferente à eleição presidencial por mais que o desinteresse seja latente. Uma escolha por si, pelo Brasil, também pelo estado e por nossa região, afinal é aqui que o calo aperta. É importante identificar qual dos dois, Dilma ou Serra, modelo PSDB ou PT, Lula ou FHC, fizeram mais por nós e farão mais por nós. Vale a reflexão local, porque o Brasil é grande, mas é Brasil pra gente por onde moramos.
Sabemos que somos um grão de areia no enorme eleitorado brasileiro. Mas temos que mostrar a cara e dizer quem aprovamos e o que queremos.
Após a eleição, você continuará tendo que acordar cedo para trabalhar, levar os filhos na escola, marcar a consulta médica e esperar. Provavelmente, fará uma prestação aqui e acolá, economizará para ter aquela roupa, aquele eletrodoméstico ou carro. Voltará para casa um tanto cansado e no dia seguinte estará pronto para, mais uma vez, repetir todo o ritual. Independente do eleito, sua vida não mudará da água para o vinho. Mas é importante que sua opinião seja registrada através do voto que é sagrado. Porque se um presidente não muda a sua vida, ele a facilita ou a dificulta, ele tem por obrigação defender a nossa brasilidade e a soberania da nação que é composta por mim, por você e todos os seus, filhos, pais, companheiros e amigos. Se somos a nação, por que se furtar ao direito de decidir sobre ela? Entre nessa festa!
Nova identidade (1)
O estado do Rio de Janeiro foi o escolhido para o projeto piloto do novo Registro de Identidade Civil (RIC). O documento desenvolvido pelo Ministério da Justiça terá informações do cidadão e certificação digital. A confecção é da Casa da Moeda e os primeiros documentos têm previsão de serem expedidos a partir de dezembro, somente no estado do RJ.
Nova identidade (2)
O cartão será fisicamente como um cartão de crédito, contendo um chip que vai reunir as informações sobre a pessoa, como impressões digitais, altura, entre outros. Inicialmente não substituirá os já existentes, como Passaporte, CPF e Título de Eleitor, apesar de uni-los em um só.
Eleições (1)
Contagem regressiva para a eleição presidencial. O trabalho das militâncias é considerado decisivo nesta reta final. Em Nova Friburgo, após atos pró-Dilma e pró-Serra na Câmara, o PT, com a base aliada local (PSB e PDT), faz uma grande carreata em nome da candidata Dilma, hoje, às 14h, com início na Via Expressa e encerramento no Ienf, onde se inicia uma caminhada pela Alberto Braune.
Eleições (2)
Confirmada a presença do senador eleito pelo PT, Lindberg Farias, que estará acompanhado de seus dois principais parceiros na região, o seu primeiro suplente, Olney Botelho, e o deputado federal eleito Glauber Braga.
Junfri (1)
Tudo certo para realização da 2ª edição do Junfri (Jogos Universitários Friburguense). Nesta edição foram adicionados ao futsal masculino, o futsal feminino e o handebol masculino e feminino. As seis universidades locais (Candido Mendes, Cefet, Estácio de Sá, Santa Dorotéia, Uerj e UFF) estão confirmadas. Jogos no Ginásio do Ienf, antigo Celso Peçanha, dias 6, 7, 13 e 14 de novembro.
Junfri (2)
Em todas as categorias, as faculdades serão divididas em dois grupos de três, classificando-se as duas primeiras para as finais. Após as semifinais, os vencedores fazem a final e os derrotados decidem o 3° lugar. No ano passado, a Uerj foi a campeã do futsal masculino, única modalidade disputada.
Escola de Hotelaria (1)
Nova Friburgo ganhará em breve um Hotel Escola, reivindicação e sonho antigos do setor. Isso graças a um acordo firmado entre a Prefeitura, a Comunidade Emanuel e a Kinderdorf. Pelo acordo, a Escola Básica de Hotelaria será implantada na Fazenda Centenário.
Escola de Hotelaria (2)
O objetivo inicial é atender a jovens de famílias de baixa renda. A Kinderdorf disponibilizará as instalações, e a Comunidade Emanuel, as informações técnicas. Segundo a Prefeitura, a primeira turma terá início já em março do próximo ano.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário