Colunas
A COPA VIRTUAL É MELHOR DO QUE A REAL
Longe da presunção de ser melhor do que a Copa real, mas a virtual de Nova Friburgo está botando pra quebrar. Cheia de surpresas e times que jamais chegariam tão longe se não fosse a habilidade de seus defensores. Gente pequena que parece grande e gente grande que se diverte como pequena. Times bons com maus jogadores. Jogadores bons com times ruins. O sorteio fez com que tudo isso fosse possível. De 32 sobraram 16, e agora de 16 ficaram apenas 8. Cruel mata-mata que foi justo em quase todos os confrontos. E será assim até a final, quando apenas um será campeão e levará para casa um aparelho X-Box.
Quem entrou aprovou, quem não entrou já espera a próxima. A Copa Game House Esportes TV Zoom é um sucesso de diversão e esportividade.
O Uruguai de Elison Nunes despachou a simpática Coreia do Sul do garoto Matheus Kramer Herdy. Se não segue na competição, Matheus pode se considerar o campeão de torcida. O mascote da Copa se desconcentrou na 2ª etapa, acabou tendo dois jogadores expulsos e perdeu por 5 a 0. O seu algoz foi justamente Loco Abreu, ídolo do time do seu avô, Chiminga. Mas Matheus tem seus méritos, afinal levou a fraca Coreia do Sul às oitavas, deixando pra trás a Argentina. Elison com seu Uruguai agora enfrenta os Estados Unidos de Fabrício do Bock, que venceu a Sérvia de Bruno da Rocha Cunha por 2 a 0. Num confronto entre amigos, que conheciam o estilo um do outro, pesou o time melhor no game.
Jogo dramático entre a Nigéria de Vinicius Schwartz e o México de Jean de Freitas Ramos. Empate insistente no tempo normal de 0 a 0. Prorrogação. Depois de duas bolas na trave e muita pressão, Jean evitou os pênaltis e fez o gol nos instantes finais do 2° tempo extra. Agora, o México, que com Jean Freitas foi mais longe do que na Copa real, tem pela frente a poderosa Alemanha, que, assim como na real, vem arrebentando também na virtual. Comandada por Rafael Moura o time vem ganhando pinta de favorito. Não teve maiores dificuldades para passar por 2 a 0 pela Eslovênia de Daniel Frossard. Com o resultado, o time manteve os 100% de aproveitamento.
Mas Rafael não é favorito sozinho, não. Sua sombra se chama Camarões, com Lucas de Freitas Ramos. Após 3 goleadas na fase classificatória ele despachou a Itália de João Paulo Oliveira. Adivinhem? Com outra goleada: impiedosos 4 a 0. João Paulo bem que tentou resistir, fez um 1° tempo digno da Azurra, mas após tomar o 1° gol, abriu a porteira.
E diferentemente da copa real, um africano está garantido nas semifinais, isso porque Camarões enfrenta Costa do Marfim nas quartas de final. A Costa do Marfim, comandada por Matheus Duarte, eliminou o Chile de Miguel Siqueira Pereira. Jogo duro, equilibrado, difícil para ambos. No final prevaleceu a eficiência: 2 a 1.
A despedida mais dolorosa foi a da zebra Eslováquia. O fraco time foi comandado por um excepcional jogador, um dos melhores da competição: Leozim. Ele acabou eliminado pela Holanda de Igor Py, que obviamente teve seus méritos, afinal ele fez o único gol que a Eslováquia tomou em toda a competição: 1 a 0, único gol, única derrota. Pode não parecer justo, mas é a competição.
O grande jogo das oitavas ficou para a Espanha, de Thiago Villaça Cunha, e Portugal, de Pablo Mozer de Pinto. Jogo aberto, bonito, um grande confronto, cheio de reviravoltas. No fim, assim como no jogo real, deu Espanha: 3 a 2.
Após as oitavas de final, as chaves das quartas ficaram assim definidas:
Uruguai (Elison) x Estados Unidos (Fabrício)
Camarões (Lucas) x Costa do Marfim (Matheus)
México (Jean) x Alemanha (Rafael)
Holanda (Igor) x Espanha (Thiago)
Os jogos acontecem neste sábado, 10, 13h, na Game House.
FESTIVAL DE INVERNO (1)
Confirmado: o Sesc volta a realizar neste ano o Festival de Inverno em Nova Friburgo. No ano passado, com a opção da Prefeitura em realizar seu próprio festival, o Sesc preferiu limitar sua programação a Petrópolis e Teresópolis.
FESTIVAL DE INVERNO (2)
Neste ano, independente da realização ou não do Festival de Inverno da Prefeitura, o que ainda não foi oficialmente definido e mesmo sem nenhum apoio de poderes locais, Nova Friburgo volta ao roteiro do Sesc que inclusive já definiu a programação que vai de 13 de julho a 1° de agosto.
FESTIVAL DE INVERNO (3)
Destaque para as peças teatrais que trazem os grandes atores brasileiros como Paulo Betti, no monólogo Carta ao Pai e em A Tartaruga de Darwin; As Conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuna, com Leonardo Brício e outros; Eduardo Dussek na Sua, com o próprio, além da premiada Confissões de Adolescente, entre outras.
FESTIVAL DE INVERNO (4)
Vários shows musicais, com destaque para Erasmo Carlos, dia 14; Quinteto Villa-Lobos, dia 17; Toni Platão, dia 21; Arnaldo Antunes, dia 22; Dominguinhos, dia 25; e Hermeto Pascoal, dia 28. Oficinas, exposições, literatura, mostras, palestras e filmes também fazem parte da vasta programação.
EDUCAÇÃO EM FRIBURGO (1)
Foram divulgados os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009. A lista inclui apenas escolas públicas da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série. Na escala que vai de 0 a 10, as escolas de Nova Friburgo até 4ª série obtiveram média 4,8. A meta estipulada pelo MEC era de 5,1 e, portanto, não foi atingida.
EDUCAÇÃO EM FRIBURGO (2)
Já de 5ª a 8ª série, a meta também não foi atingida. Nova Friburgo obteve média 3,9, enquanto a meta era 4,1. Nessa faixa, no entanto, chama atenção o resultado das escolas municipais que tiveram média 4,4. Mas a nota da cidade acabou derrubada pelas escolas estaduais que tiveram média 3,7. Na edição de amanha, 8, o Observatório divulga as melhores e as piores de Nova Friburgo.
ELEIÇÕES 2010 (1)
A desistência de Olney (PDT) à reeleição como deputado estadual continua provocando reviravoltas na política local. Além da inclusão da candidatura de Luciano Faria (PDT), volta ao cenário o presidente do Friburguense, prof. Raul Marcos. Ele, que foi pré-candidato a estadual pelo DEM, voltou atrás e agora será candidato. Dessa forma o número de candidaturas sobe a sete.
ELEIÇÕES 2010 (2)
Os candidatos a estadual estão agora na briga para herdar os votos de Olney. Brigam por esses votos, além de Raul Marcos, que foi aliado de Olney, Rogério Cabral (PSB), Marcos Medeiros (PTB), Paulo Azevedo (PRP), Ricardo Figueira (PV), Helinho (PSC) e Luciano Faria (PDT).

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário