Colunas
60, O MUSICAL
Sempre tive a ideia fixa, a suspeita concreta de que nasci na época errada. Depois de assistir a 60, o Musical tive certeza! Ouvindo aquelas músicas, inseridas na era de ouro do rádio com seus comerciais e novelas ao vivo senti saudade, mesmo sem ter vivido aqueles tempos em que tudo era mais simples, heróico e romântico. Uma saudade embalada pela satisfação de ver jovens friburguenses no palco fazendo arte e arte bem feita. Satisfação embrulhada em entusiasmo ao ver um menino de iniciativa como Bernardo Dugin, o grande motivador deste artigo e o responsável por fazer 60, o Musical se tornar realidade. Além de atuar, ele dirigiu a peça, captou recursos e organizou tudo. Encontrou em gente talentosa e apoios incontestáveis a chance de fazer teatro profissional, como diriam os críticos, com P maiúsculo. Nem por isso, Bernardo se envaideceu e apesar de sua natural magnitude no palco, fez com que todos os quase 20 atores aparecessem e tivesse seus momentos de glória. E todos foram igualmente gloriosos.
Lembro-me de Bernardo em uma de suas primeiras apresentações teatrais, ainda no colégio. Já era difícil não se encantar por aquele menino prodígio. Tempos depois, reencontro Bernardo, agora como diretor e ator, não deixando aquela centelha se apagar, a centelha da arte que nasce com poucos e que é cultivada por menos da metade daqueles que nascem com esse brilho. E mais uma vez, me emocionei... Nunca tenho receio em me emocionar e sem esconder a emoção, disse para minha namorada que estava ao meu lado vendo a apresentação: “O sonho de todo pai é ter um filho assim”. Mesmo orgulho que sua mãe, parentes e amigos devem sentir, mesmo orgulho que eu senti.
60, o Musical merece ser revivido por aqueles que viveram os anos 60 e por aqueles que não tiveram tal privilégio. Por seu cenário rico de simplicidade, pela voz marcante de Paulo Carvalho assinalando cada ato, pela beleza do figurino que dá vida a cada delicada donzela e a cada trejeitado mocinho. E todos embalados pelos sucessos dos Beatles, Frank Sinatra, Jovem Guarda e toda boa música que até hoje é tocada sem parecer cansativa ou chata e repetitiva. Pela boa música da melhor era do rádio, dos tempos romanceados por cartas e sonhos de par perfeito. Todas as músicas muito bem escolhidas numa costura inusitada, fascinante e inebriante deixando no ar aquele gostinho de quero mais, mais anos 60, mais 60, o Musical.
Destaques também para a coreógrafa Geraldine e os demais atores que cantam, dançam e fazem 60, o Musical ser tão intensa e vibrante. Exatamente como os anos 60, época em que queria ter nascido, mas que tive o privilégio de viver nela por intensos 60 minutos em 60, O Musical.
PF EM FRIBURGO (1)
A Polícia Federal (PF) está em Nova Friburgo até amanhã, 17. Não, ela não está na cidade para mais uma operação relativa a combate de esquemas fraudulentos contra a Previdência ou de cargas roubadas. A PF está aqui para o recadastramento nacional de armas. Quem não tiver recadastrado sua arma até 31 de dezembro na PF estará cometendo crime de posse ilegal de armas, que incorre em pena de detenção de 1 a 3 anos e multa. É uma oportunidade única de regularizar armas sem registro.
PF EM FRIBURGO (2)
Para incentivar a regularização das armas e facilitar o acesso da população a este serviço obrigatório, gratuito, sem testes e sem burocracia, a PF está fazendo ações itinerantes que em Nova Friburgo acontecem no posto montado na Defesa Civil que fica ao lado da Prefeitura, na antiga Rodoviária Leopoldina. Posteriormente o recadastramento de armas só poderá ser feito em lojas especializadas e unidades da Polícia Federal.
PF EM FRIBURGO (3)
Para o recadastramento, os documentos que devem ser apresentados são cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e, se tiver, registro antigo da arma. Não é preciso levá-la.
AMISTOSO
O Friburguense encara hoje, 16, às 16h, em Macuco, a sua primeira partida amistosa visando o Estadual 2010. O confronto é diante do Macaé, vice-campeão brasileiro da Série D e melhor colocado entre os pequenos do último Estadual. A partida que tem caráter festivo, uma vez que inaugura o novo gramado do estádio de Macuco, é encarada como fundamental para sentir o elenco montado pelo tricolor da serra.
FORA DAS QUATRO LINHAS
O Friburguense vem ganhando todas as ações na Justiça com relação aos processos impetrados por torcedores que se sentiram prejudicados pelas confusões relativas ao jogo contra o Fluminense pelo Estadual deste ano. Os casos que estão chegando à última instância no Tribunal de Pequenas Causas têm sido favoráveis ao clube. A Justiça tem concluído que a culpa pela não entrada dos torcedores foi de terceiros (leia-se Polícia Militar Especial dos Estádios) e por isso o clube não pode ser penalizado. Há vários processos em toda a região ainda sendo julgados.
CONTAS (1)
A Câmara de Vereadores vota amanhã, 17, em sessão extraordinária, o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca das contas do último ano do governo Saudade, 2008. Apesar de não ter uma base no Legislativo, a ex-prefeita, não terá grandes dificuldades para ter suas contas aprovadas também pelos vereadores, uma vez que o TCE deu parecer favorável.
CONTAS (2)
A Comissão de Finanças e Orçamento, formada por alguns de seus principais opositores, acompanhou o parecer do TCE. A tendência é que os demais vereadores sigam o entender da Comissão. Como no meio político, surpresas sempre acontecem, não se pode garantir a aprovação, mas dificilmente algo diferente ocorrerá. Há a expectativa para que a ex-prefeita esteja presente na sessão que apreciará as contas de seu último ano de governo.
CONCURSO DETRAN
Centenas de friburguenses estão na expectativa pelo resultado das provas do concurso do Detran. Ontem, 15, foi divulgado o gabarito das provas objetivas realizadas no domingo, 13. O resultado final só sai no dia 22 de janeiro, quando será publicada a relação final dos classificados que disputam as 320 vagas oferecidas no estágio experimental, a segunda etapa da seleção. Os concorrentes de Nova Friburgo fizeram a prova em Teresópolis. Este é o primeiro concurso da história do Detran-RJ para cargos de Nível Médio.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário