2º lugar

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

2º lugar
Por 9.019 a 9.842 votos a arte do aluno friburguense, do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), Pedro Henrique Lobo Vieira, ficou com o 2º lugar no concurso que escolheu a nova logomarca dos uniformes da rede estadual de ensino para 2020.

Vitória iguaçuana
A votação foi encerrada, através de curtidas na página da Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) no Facebook. A arte vencedora, que vai estampar o novo uniforme escolar, é a dos alunos José Nascimento da Silva, Kellytha Benjamim dos Santos e Vitor de Moraes Paiva, do Ciep 021 - General Osório, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Novos uniformes
Serão distribuídos dois milhões de uniformes com a marca que traz duas mãos dadas, uma branca e uma preta, com livros atrás delas. O desenho do aluno friburguense Pedro Henrique continha elementos do Estado do Rio de Janeiro, com a pedra do Cão Sentado, símbolo postas de Nova Friburgo, entre eles.

Interior preterido
Os critérios de votação permitiam que uma mesma pessoa pudesse curtir mais de uma arte, através do seu perfil no Facebook. Também permitiram a votação de qualquer pessoa, independente de fazer parte da rede estadual de ensino. As regras acabaram por privilegiar regiões mais populosas, como a Metropolitana.

Cidade envolvida
Ainda assim, o engajamento de toda a cidade resultou na excelente votação do desenho friburguense, fazendo frente ao vencedor. O que por si só é motivo de orgulho. Certamente, se o critério fosse estético e de coerência e não de engajamento popular meramente numérico, o resultado justo privilegiaria Pedro Henrique.  

Formato inadequado
Fica a crítica para o formato de votação que poderia ter sido totalmente diferente, com os próprios alunos da rede votando, sem saber por exemplo quem eram os autores, para que de fato a melhor arte fosse a escolhida. De qualquer maneira, reconhece-se que as regras estavam assim estabelecidas desde o início do concurso. Fica a dica para concursos futuros. 

Carnaval 2020
Das quatro agremiações do chamado grupo de elite do carnaval friburguense, apenas a Imperatriz de Olaria ainda não definiu seu enredo para o desfile do ano que vem. A escola de samba também não anunciou a data para tal revelação. Em resumo: Vilage falará de cinema; Alunão - o caminho do ouro e a Saudade – Oxum, Divina Mãe Padroeira.

Sonhado penta
Entre os blocos de enredo, agora chamados de escolas de samba do Grupo A, o Bola Branca já definiu o enredo para tentar o inédito pentacampeonato: a nobreza negra do Brasil.

Feijoadas
Enquanto isso, muitos eventos já estão marcados nas quadras das agremiações para esquentar os tamborins. Nesse fim de semana, destaque para a Feijoada Vip da Imperatriz, no domingo, 15. No sábado, 14, tem ensaio show do Globo de Ouro. E já anote na agenda: domingo, 22, a Vilage faz grande festa para celebrar seu aniversário numa grande roda de samba com Márcio Monstrinho e convidados.         

Palavreando
“Teu afeto me afetou, tanto quanto a falta dele. Somos afetos múltiplos afetados por tudo o que nos circunda. Parece cada vez mais claro para mim que é assim com todo mundo”.

Foto da galeria
A tradicional confeitaria de Nova Friburgo está abrindo passagem para celebrar quatro décadas. A Baião – que leva esse nome em homenagem ao lugar de nascimento de seu criador – completa 39 anos, nesta semana. Fundada pelo português Antônio, atualmente é tocada pelo seu casal de filhos, Jacques e Monique. Mais do que a reunião de delícias, estão as histórias que por ali passam e que se confundem com a do célebre casal português - Antônio e a saudosa Elza.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.