Colunas
2011 se foi... Suas marcas talvez jamais... Que venha 2012!!! - 29 de dezembro 2011
Foi olhando os últimos textos que escrevi em 2011, até para tirar ideias para os deste ano, que me deparei com o último que escrevi no ano passado. Com o título “2010 se foi... Que venha 2011” percebi que a tragédia de janeiro, que pautou as nossas vidas durante todo o ano, apenas, de fato, acelerou um sentimento que já existia. O sentimento de que Nova Friburgo estagnou, que é um gigante adormecido. A diferença é que agora de janeiro para essa virada de ano é que se manteve gigante adormecido, mas agora ferido.
Se em um animal o ferimento pode levá-lo a picar, partir para cima do predador, com o gigante eu não sei se é o que acontece...
Acorda, gigante! Não precisamos só de reconstrução. Precisamos de revolução!
Escrevia em 31 de dezembro de 2010: “Nova Friburgo parece um gigante adormecido ao mesmo tempo em que é um gigante morto. A década termina com o sentimento de que Nova Friburgo precisa renascer, ser o novo que carrega no nome. Arriscar mais, querer mais, sonhar mais, ser mais... E só pode querer ser mais quem realmente pode mais. Nova Friburgo pode!”
Pergunto hoje, 29 de dezembro de 2011: Nova Friburgo ainda pode?
Dizia no ano passado no mesmo artigo: “Nova Friburgo somos nós, não numa ilha isolada do resto do mundo, porque é exatamente esse pensamento que nos fez naufragar no nosso próprio orgulho. Precisamos do Brasil, mais do que o Brasil precisa de nós. Então, façamos parte dele”.
Eu sou daqueles que acreditam que nada acontece por acaso. Não quero dizer com isso que a tragédia era necessária. Não, de maneira alguma! Mas há lições a se tirar dela. Aliás, nunca nesses quase 200 anos de história Nova Friburgo esteve tão convidada a aprender.
Aprendemos que diferente do que ensinavam os pseudodonos da cidade, precisamos sim do Brasil, mais do que o Brasil de nós! Não dá para ser a ilhazinha autossustentável, porque faz tempo que não somos. A Suíça brasileira derreteu como chocolate que virou lama e pó. Só não derreteram algumas vaidades, posturas e mentiras. Só não desabou o conceito de que só passado garante futuro.
Precisamos de uma revolução. Uma mudança total de pensamentos e ideias. Uma renovação de conceitos. Um assumir responsabilidade. Uma revolução coletiva de espírito. Se não agirmos bem em 2012, provavelmente comprometeremos ainda mais esse acordar do gigante e perduraremos seu descanso que poderá ser eterno.
Cidade vazia
Já é notório o esvaziamento de Nova Friburgo. A principal percepção disso está na facilidade para encontrar vaga de estacionamento no Centro. Muitos deixaram a cidade já na segunda, 26. Destino: litoral. Nenhuma novidade se comparado aos fins de ano anteriores.
Cidade turística?
O comércio parece acompanhar o ritmo com a diminuição de fluxo de consumidores. Na segunda, 26, por exemplo, boa parte das lojas optou por não abrir. Outros estabelecimentos, seguindo as confecções e fábricas, deram férias coletivas e só retornam em três datas distintas: 2, 4 ou 9 de janeiro.
Rede hoteleira
Com temperaturas abaixo do esperado neste fim do ano e previsão de tempo instável, com chuva em todo o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias de 2011 e nos primeiros de 2012, a Região Serrana se tornou boa opção para muitos turistas. Pelo menos essa é a esperança do setor hoteleiro local que aposta também na tranquilidade da cidade, sem filas e trânsito, como atrativo.
Friburguense
Com as chuvas que tem caído em Nova Friburgo, o time do Friburguense tem tido dificuldades para realizar seus treinamentos no campo do Eduardo Guinle. Uma alternativa encontrada pela diretoria e comissão técnica tem sido realizar a preparação para o Estadual em Cachoeiras de Macacu.
Pré-temporada
A diretoria do Friburguense estuda realizar uma pré-temporada de 10 a 15 dias fora de Nova Friburgo. A ideia já organizada seria realizar esse período de preparação em Rio Bonito e de lá já seguir para a estreia contra o Fluminense, dia 21.
Datas do IPVA
A Secretaria estadual de Fazenda realizou alterações no calendário de vencimento do IPVA. As mudanças valem apenas para os automóveis com finais de placa 7 e 8. O vencimento da primeira parcela ou da cota única de carros com final de placa 7 passou para 24 de fevereiro. E o pagamento da terceira parcela da placa final 8 passou para o dia 30 de abril.
Carnaval
Todas as agremiações, assim como a Liga das Escolas de Samba, que tinham pendências para poderem receber as subvenções da Prefeitura para o carnaval 2012 já estão com as devidas quitações e/ou documentações. Dessa maneira, todas estarão aptas para participar dos desfiles e a Liga a receber os valores para a organização do concurso.
União dos sambistas
Duas agremiações entre as escolas e uma entre os blocos de enredo estavam com sérias pendências. A Liga também teve problemas na prestação de contas do carnaval 2009. Nos bastidores, comenta-se que houve uma ajuda, inclusive financeira, de uma ou duas escolas de samba para que tudo fosse resolvido para que todas desfilem em 2011.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário