A 11 rodadas do fim

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Hoje é dia

  • de São Cosme e São Damião
  • da caridade católica
  • do ancião
  • do encanador
  • Mundial do turismo
  • Nacional do idoso

O dia

Hoje, 27, é aniversário da TV Record. Fundada em 1953, a emissora é a mais antiga do país, entre as que ainda estão em atividade. Foi a segunda emissora de televisão brasileira, ficando atrás apenas da extinta Tupi. Já teve três donos: Paulo Machado de Carvalho, Silvio Santos e atualmente Edir Macedo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Caixa não poderá usar recursos do FGTS para o Minha Casa Minha Vida
  • Pensões e aposentadorias vão consumir 20% do PIB em 2060
  • EUA: debate entre Hillary e Trump deve ter audiência recorde
  • Índia coloca satélites em duas órbitas terrestres
  • 'Zorra', Nero e Grazi Massafera entre os finalistas do Emmy Internacional

Palavreando

A cerveja gelada é só um pretexto para colocar o papo em dia e dizer em outras palavras que “estamos aí para o que der e vier”.

A 11 rodadas do fim

O Brasileirão 2016 já é surpreendente. Ao olhar, tanto para a parte de cima, como para a parte de baixo, se percebe isso. Ninguém diria no início da competição que o título estaria sendo disputado, ponto a ponto, por Palmeiras e Flamengo. O Atlético-MG correndo por fora não é surpresa e ninguém pode ainda se desfazer do Galo que nos últimos anos tem chegado.

Já na parte de baixo, é surpreendente ver o Internacional na situação que está ao lado do Cruzeiro. Mais inimaginável ainda é ver o São Paulo correndo riscos, com apenas cinco pontos a mais do que a zona do rebaixamento. O Inter que por tantos anos brigou e se viu com a taça na mão.

O Cruzeiro, é verdade, vem desde o ano passado cambaleante, mas ao ponto de estar onde está, surpreende. A queda de pelo menos um dos dois gigantes parece cada vez mais inevitável. A conferir.

Enquanto isso, o Fluminense se reencontrou na competição e segue forte na busca por uma vaga na Libertadores. Continuo achando a missão difícil, mas confesso que já achei impossível. Quanto ao Botafogo, é claro que o seu papel, desde o início, era evitar o rebaixamento. Missão que vem sendo cumprida.

A 11 rodadas do fim, o Botafogo precisa de pelo menos mais três vitórias para alcançar esse objetivo. Ou seja, só uma catástrofe, derruba o Botafogo. Isso quer dizer também que o Rio voltará a ter quatro clubes na elite em 2017. O acesso do Vasco é fato consumado, ainda que não matemático.

Ao Flamengo, cabe vencer e torcer para que o Palmeiras tropece. O Flamengo vem jogando melhor que o time paulista e isso faz aumentar a esperança. O Fluminense vive situação semelhante na briga pela Libertadores. Tem que torcer contra o Santos e vem jogando melhor que o time de Dorival Jr.

Série B Carioca (1)

Campos e Nova Iguaçu estarão na elite do Carioca de 2017. Com duas rodadas de antecedência, a vitória do Campos por 2 a 0 sobre o Itaboraí tirou qualquer possibilidade de classificação do time que ganhou a vaga no tapetão, após denunciar o Americano por arrumação de resultados. Fica agora, apenas a decisão de quem fica com o título.

Série B Carioca (2)

Hoje, 27, às 15h, no Ary de Oliveira, o Campos encerra a sua participação recebendo o Nova Iguaçu. Quem vencer conquista o título. Em caso de empate, o Nova Iguaçu terá ainda a chance de derrotar o Itaboraí na rodada final para conquistar o título. Empate, dá o título ao Campos.            

Copa Rio (1)

Amanhã, 28, às 19h30, o Friburguense pode selar por antecipação sua vaga nas semifinais da Copa Rio. O Tricolor tem que vencer o América e ganha a vaga, independente da última rodada, caso Bangu, Angra ou Itaboraí não vençam seus jogos. A vantagem é que o Friburguense entra em campo já sabendo desses resultados, uma vez que todos entram em campo à tarde, antes do Frizão.

Copa Rio (2)

O Bangu enfrenta o Boavista, em casa. O Itaboraí recebe a Portuguesa. O Angra recebe o Volta Redonda. O Friburguense precisa que dois dos três não vençam. Graças ao bom saldo de gols, o Friburguense vive situação confortável na tabela. Porém, vencer o América é essencial para evitar perrengues na última rodada.   

Foto da galeria
Muitos só percebem o quanto as queimadas são prejudiciais quando são diretamente afetadas. Uma queimada na RJ-148 próximo a Riograndina levou à queda uma árvore que fechou por horas o tráfego de veículos na estrada, no último domingo, 25.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.