Colunas
DE VOLTA A REALIDADE
O sonho acabou. Tá bom, tá bom! O sonho nem foi tão bom assim. Mas ainda assim era melhor. Saem os grandes jogos com os melhores jogadores do mundo, entram em cena os renegados pela Europa em jogos de técnica duvidosa. Saem as imagens em ângulos cinematográficos, entram as imagens mais simples dignas do espetáculo oferecido. Saem os estádios cheios, para as arquibancadas vazias. Talvez a única troca que valha à pena mesmo é a saída do som irritante das vuvuzelas, para o grito dos poucos brasileiros que podem ir aos estádios.
Sobrevivemos da paixão clubística e só ela, apenas ela, é capaz de nos fazer acompanhar o longo e chato Campeonato Brasileiro. Que nos próximos quatro anos será ainda mais longo. Afinal já vivemos o clima da Copa de 2014 que será aqui, na chamada terra do futebol. Desde já somos levados a reacender a chama que nos faz amar a seleção brasileira. Tentam resgatar a pátria de chuteiras. No meio do caminho perdemos esse carinho pela seleção canarinho que se tornou mais estrangeira, menos brasileira.
Depois de um mês de futebol diário, overdose futebolística, agora temos novamente o Brasileirão. Jogos sonolentos, alguns poucos bons é verdade. Vivemos da expectativa da abertura da janela de transferências, quando teremos de novo alguns jogadores de nível que retornam de suas jornadas mundo a fora. Jogadores que nos são devolvidos mais velhos do que quando foram. Talvez voltem melhores, provavelmente um pouco piores, mas ainda assim capazes de melhorarem os times pelos quais foram repatriados.
Alguns de olho em 2014! Jogando por aqui, pode ser que tenham mais chance! Afinal, a copa é no Brasil, é preciso que a seleção esteja ambientada aos nossos campos, ao nosso clima e viva o sentimento do torcedor brasileiro desde já. Por isso, o Parreira está certo: o Brasil não precisa de um técnico, precisa de um super-homem! Como o futuro comandante da seleção conseguirá renovar a seleção e dar brasilidade a uma seleção estrangeira?
Enquanto essa resposta vai sendo formulada pelo novo técnico que de certo já está escolhido, apesar de ainda não revelado, acompanhemos o Brasileirão com seus novos jogadores, as revelações, os melhores, provavelmente não estarão aqui na próxima temporada ou quem sabe apenas na seleção!
ENEM 2010 (1)
Nova Friburgo tem o que comemorar com relação ao Ensino Médio. Apenas uma escola da cidade não ficou acima dos 50% na avaliação do MEC referente a 2009, baseado nas provas do Enem. Apesar de entre as dez melhores notas nove serem de escolas particulares, as públicas também obtiveram boas notas, inclusive algumas delas ficando à frente das privadas.
ENEM 2010 (2)
Mais uma vez o Colégio Anchieta obteve a melhor média: 694,68. Desde que as notas são divulgadas, o Anchieta só ficou uma vez fora do topo, na primeira avaliação. De lá pra cá, o colégio jesuíta se mantêm na ponta. O Anchieta ainda foi o 25° melhor do estado. Nesse ano, destaque para o Externato Santa Ignez, que se aproximou ainda mais do 1° lugar com 694,04, ficando como o 27° melhor do estado.
ENEM 2010 (3)
Entre os públicos, mais uma vez o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) obteve a melhor média: 624,19. Na geral, o Ienf ficou em 8°. Confira abaixo os dez melhores e os cinco piores, levando em conta a média geral, ou seja, a soma da redação com a prova objetiva.
AS DEZ MELHORES NOTAS NA AVALIAÇÃO DO ENEM 2009 DAS ESCOLAS DE NOVA FRIBURGO
1° Anchieta: 694,68
2° Externato Santa Ignez: 694,04
3° São Domingos: 662,1
4° Mercês: 661,24
5° Dores: 659,4
6° Fribourg: 654,46
7° D. Pedro I: 646,93
8° Ienf: 624,19
9° Procreo: 620,43
10° Miosótis: 609,87
AS CINCO PIORES NOTAS NA AVALIAÇÃO DO ENEM 2009 DAS ESCOLAS DE NOVA FRIBURGO
1° CIEP Luiz Carlos Veronese: 478,56
2° CES (Supletivo): 508,05
3° Galdino do Valle: 517,49
4° Zélia Cortes: 525,38
5° Feliciano Costa: 546,16
ELEIÇÕES 2010 (1)
Até 15 de agosto o eleitor pode se inscrever para votar para presidente da República no dia 3 de outubro mesmo fora de seu domicílio eleitoral, contanto que esteja em qualquer uma das 27 capitais do país. O direito ao voto em trânsito é uma das novidades desta eleição. No ato do registro, que pode ser feito em qualquer cartório eleitoral, o eleitor deve informar em qual capital deseja votar.
ELEIÇÕES 2010 (1)
Para quem perdeu ou teve o título de eleitor extraviado, o prazo para solicitar a segunda via do documento em seu cartório eleitoral vai até o dia 23 de setembro. No entanto, o cidadão que estiver fora do município onde vota tem somente até 4 de agosto para requerer a segunda via ao juiz da zona em que se encontra. Já o prazo de emissão do primeiro documento ou transferência foi encerrado em 5 de maio.
BOMBEIRO MIRIM
Com as férias escolares, além das colônias de férias, uma boa opção para a garotada é o curso de bombeiro mirim. As inscrições estão abertas e são facultadas a alunos da rede pública de ensino de Nova Friburgo. Para participar é preciso ter entre dez e 13 anos. As inscrições podem ser feitas no 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), no bairro Vila Nova, das 8h às 12h.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário