Nasce mais uma teresopolitana

segunda-feira, 01 de agosto de 2016

Mas com metade do sangue friburguense nas veias, Sophie veio ao mundo no último dia 31 de julho, às 9h30, no Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da cidade, a Fundação Serra dos Órgãos (Feso). O pai, Moisés é teresopolitano desde criança e a mãe, Flávia, nascida e criada na terra do Cão Sentado.

Mais um brasileiro que nasce nesses tempos conturbados por que passa o país, mas pelo menos com a felicidade de ter um pai com cidadania portuguesa. Assim, terá sempre a chance de sair do país, para ter uma vida mais tranquila no velho continente, o que muitos gostariam, mas infelizmente não podem.

Mais uma neta que nasce, empatando o jogo, pois agora são três homens e três mulheres. Vovó Oneli está com aquele sorriso de felicidade estampado no rosto, pois a esteira da vida continuou, ela gerou três e esses três geraram mais seis. Agora só falta escrever um livro, pois as duas outras atividades para uma realização plena, segundo o ditado popular, já foram preenchidas, ou seja, plantar uma árvore e ter filho.

Sophie nasceu com quase três quilos e 49 centímetros, tranquila, um anjo de criança, aliás, como todas elas o são quando nascem. Vai com certeza ser o centro das atenções, pois se junta a dois outros irmãos, todos mais velhos. Assim, além do papai e da mamãe ainda terá mais dois guarda costas para supervisionar sua caminhada pela vida.

Passando para um outro assunto, ontem, 1º, celebrou-se o dia nacional da Suíça e o Instituto Nova Friburgo-Fribourg e a Associação Fribourg-Nova Friburgo preparam ao longo deste mês a Festa Suíça, que tem várias atrações culturais, esportivas e gastronômica, que se estenderá por todo o mês de agosto.

Assim, ontem, houve pela manhã o hasteamento da bandeira suíça às 10h na Praça Dermeval Barbosa Moreira e ao meio dia, na Casa Suíça, em Conquista. À noite, a partir das 19h30, a cultura obteve destaque com a apresentação do coral infanto juvenil da Aliança Francesa de Nova Friburgo; da pianista Dion Condack, de dança folclórica da colônia suíça; da escola de dança Ponto Ideal; do grupo de capoeira DNA; de uma exibição de dança do ventre; da escola de dança Edú Cigano e do grupo folclórico suíço La Farandole. Às 21h, um cortejo de lanternas e o encerramento com uma confraternização ao redor de uma fogueira, um costume genuinamente suíço.

Na próxima quinta-feira, 4, o grupo la Farandole vai se apresentar, às 20h no Teatro municipal Laercio Ventura e a semana se encerra com o Festival do Chocolate, no próximo fim de semana, dias 6 e 7, das 10h às 19h na Queijaria Suíça.  Na segunda semana do mês estão programados a 37ª Festa de Queijos e Vinhos do Nova Friburgo Country Clube e no dia 14, a competição de Mountain Bik “Route MTB Fribourg”, na Casa Suíça. As festividades se encerram no dia 28, a partir das 10h, com o 4º Torneio Frialp de Bolão, no Nova Friburgo Country Clube.

A inauguração da Casa Suíça, no Rio de Janeiro, visando a Olimpíada do Rio, contará com uma representação da Associação Fribourg-Nova Friburgo onde estarão presentes além do embaixador da Suíça, no Brasil, e do cônsul suíço, no Rio, o presidente da Association Fribourg-Nova Friburgo, que inclusive, visitará nossa cidade. Além disso, a Miss Suíça, estará entre nós a partir do dia 6, e será recebida no Palácio Barão de Nova Friburgo, no dia 8. Além de miss ela foi indicada para ser a madrinha da festa do bicentenário da fundação de Nova Friburgo.

Tanto o Instituto como a Associação Fribourg-Nova Friburgo estão empenhados na organização das festividades que há 200 anos, a se completar em 2018, aproximaram os dois países. Se você tiver interesse, junte-se a nós e de sua contribuição para que a festa seja um grande sucesso. 

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.