Médico do Botafogo faz palestra na CDL

terça-feira, 31 de agosto de 2010
Foto de capa

Na última quinta-feira foi realizada na CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) a quarta palestra da cooperação firmada entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Botafogo de Futebol e Regatas. Esse programa consta do projeto Nova Friburgo volta a sorrir, uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Esporte, coordenado pela dr.ª Nádia Athayde e que tem entre um dos seus objetivos alertar e integrar os jovens, principalmente os alunos da rede pública de ensino, nas diversas ações de cidadania e saúde, visando sua inserção na sociedade.

Dessa vez o convidado foi o dr. Ernesto Novaes (foto), clínico do departamento médico do Botafogo e que veio falar sobre Higiene e Doenças Sexualmente Transmissíveis. É importante frisar que se o futebol representa um grande apelo popular, principalmente na garotada que sonha seguir a carreira de jogador e se os demais clubes grandes do estado como Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama seguirem essa mesma diretriz do alvinegro carioca, os benefícios serão imensos para o crescimento daqueles que representam o futuro do país.

O dr. Ernesto começou mostrando que a palavra higiene é originária do grego e significa “o que é saudável”; de acordo com a mitologia grega ela é representada pela deusa Hygeia, filha de Esculápio, deus da cura e patrono dos médicos. Foi mostrada a importância de se lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas e somente beber água adequada para o consumo humano. Estas são medidas básicas para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população. Por atuar num clube de futebol, ele mostrou a necessidade de uma higiene bucal adequada nos atletas, citando que muitas lesões musculares de repetição e de cura demorada podem ter origem na boca, onde gengivites, cáries e problemas de canal dentário podem ser o fator desencadeante.

A seguir foi abordado um tema delicado, mas importante, as doenças sexualmente transmissíveis, durante muito tempo restrito aos adultos com o famoso bordão: ”isso não é papo para criança”. No passado eram conhecidas também como doenças venéreas. No entanto, devido ao início precoce da vida sexual dos jovens, é necessário que eles tenham conhecimento dessas doenças, saibam identificá-las e, principalmente, evitá-las. Assim a platéia conheceu as várias doenças venéreas e foram mostrados slides dos órgãos genitais de homens e mulheres acometidos de sífilis, gonorreia, cancro e condiloma acuminado. O médico deu ênfase ao fato de que com o advento da AIDS, na década de 80 do século passado, as demais DST ficaram em segundo plano, o que pode ter dado a falsa impresão de que elas tivesem diminuído sua incidência.

O dr. Ernesto mostrou também que as DSTs acometem de maneira igual homens e mulheres, mas como as lesões no interior do órgão sexual feminino são de visualização mais difícil, isto pode dar a falsa impressão de que os homens são mais afetados.

Da mesma maneira que os preservativos (também conhecidos como camisinha) são uma importante ferramenta para evitar a gravidez indesejada, principalmente entre as adolescentes, eles também são um valioso instrumento na prevenção dessas doenças, sendo necessário enfatizar o seu uso.

Em função do maior assédio e, provavelmente, por serem oriundos de uma camada social menos esclarecida, os jogadores de futebol estão mais expostos ao contágio. Daí a importância de tais palestras, seja para jovens ou adultos.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.