Colunas
Fluminense é o virtual campeão carioca de 2012
Parabéns ao Fluminense pela brilhante conquista do campeonato carioca de 2012. Num time dirigido por “Oswaldo Junior”, uma mistura de Oswaldo de Oliveira com Caio Junior, a derrota de quatro a um, ontem, no Engenhão, não é de se espantar. Afinal, treinador que quer ser campeão não pode manter no time uma nulidade como Elkerson. E pensar que isso já foi convocado para a seleção brasileira. A única diferença é que Mano Menezes não usa óculos e Oswaldo sim; mas são ambos cegos.
Após sair na frente do marcador, quando jogou futebol, o Botafogo recuou covardemente dando o espaço necessário, para que um time com jogadores habilidosos como o do Fluminense precisava para buscar seu primeiro gol e selar a sorte do campeonato. Aliás, o empate do tricolor nasceu de uma falha, mais uma em tantos jogos, de Elkerson ao perder infantilmente uma bola no meio de campo.
Méritos para o tricolor das laranjeiras ao não se abater com um placar adverso logo no início da partida e que soube se impor, não somente pela melhor qualidade de seus jogadores, mas também pela disposição deles em serem campeões. Ao alvinegro de General Severiano só resta, ao cumprir o regulamento e entrar em campo no próximo domingo, ser um adversário digno de sua tradição disputando o jogo com lealdade e espírito de luta. Mesmo que se diga que há coisas que só acontecem ao Botafogo, esse campeonato já era, pois se, hipoteticamente, fizer um placar com três gols de diferença, o que não acredito, o título seria decidido nos pênaltis especialidade que não faz parte das credenciais do time da estrela solitária.
A tão apregoada invencibilidade de 23 jogos de nada adiantou uma vez que foram muitos os empates e, na realidade, o time nunca convenceu. Já o Fluminense, mesmo com algumas derrotas ao longo desse início de temporada, esbanja confiança e convicção não só qualidade de seus jogadores, mas na competência de seu treinador. Não será surpresa a conquista da Libertadores, pois mesmo nessa competição seu plantel é muito superior ao dos outros participantes.
O Botafogo precisa contratar um bom oftalmologista no intuito de aumentar o grau das lentes de seu treinador, para que ele possa enxergar com mais clareza, e um psicólogo de primeira com poder de reverter o complexo de perdedor ou de vice, que acompanha seus jogadores há algum tempo.
O pior de tudo é que na quarta-feira tem jogo decisivo na Copa do Brasil, contra o bom time do Vitória da Bahia. Um empate em zero ou uma vitória pelo placar mínimo seria suficiente para colocar o Botafogo nas quartas de final da competição. O campeão desse torneio tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. No entanto, o histórico da partida de quarta-feira passada mostra os mesmos sintomas do de hoje. Após marcar um gol o time, inexplicavelmente, recuou fazendo o Vitória gostar do jogo e chegar ao empate. Um empate por qualquer resultado que não o zero a zero classifica o time baiano.

Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário