Fluminense é o virtual campeão carioca de 2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Parabéns ao Fluminense pela brilhante conquista do campeonato carioca de 2012. Num time dirigido por “Oswaldo Junior”, uma mistura de Oswaldo de Oliveira com Caio Junior, a derrota de quatro a um, ontem, no Engenhão, não é de se espantar. Afinal, treinador que quer ser campeão não pode manter no time uma nulidade como Elkerson. E pensar que isso já foi convocado para a seleção brasileira. A única diferença é que Mano Menezes não usa óculos e Oswaldo sim; mas são ambos cegos.

Após sair na frente do marcador, quando jogou futebol, o Botafogo recuou covardemente dando o espaço necessário, para que um time com jogadores habilidosos como o do Fluminense precisava para buscar seu primeiro gol e selar a sorte do campeonato. Aliás, o empate do tricolor nasceu de uma falha, mais uma em tantos jogos, de Elkerson ao perder infantilmente uma bola no meio de campo.

Méritos para o tricolor das laranjeiras ao não se abater com um placar adverso logo no início da partida e que soube se impor, não somente pela melhor qualidade de seus jogadores, mas também pela disposição deles em serem campeões. Ao alvinegro de General Severiano só resta, ao cumprir o regulamento e entrar em campo no próximo domingo, ser um adversário digno de sua tradição disputando o jogo com lealdade e espírito de luta. Mesmo que se diga que há coisas que só acontecem ao Botafogo, esse campeonato já era, pois se, hipoteticamente, fizer um placar com três gols de diferença, o que não acredito, o título seria decidido nos pênaltis especialidade que não faz parte das credenciais do time da estrela solitária.

A tão apregoada invencibilidade de 23 jogos de nada adiantou uma vez que foram muitos os empates e, na realidade, o time nunca convenceu. Já o Fluminense, mesmo com algumas derrotas ao longo desse início de temporada, esbanja confiança e convicção não só qualidade de seus jogadores, mas na competência de seu treinador. Não será surpresa a conquista da Libertadores, pois mesmo nessa competição seu plantel é muito superior ao dos outros participantes.

O Botafogo precisa contratar um bom oftalmologista no intuito de aumentar o grau das lentes de seu treinador, para que ele possa enxergar com mais clareza, e um psicólogo de primeira com poder de reverter o complexo de perdedor ou de vice, que acompanha seus jogadores há algum tempo.

O pior de tudo é que na quarta-feira tem jogo decisivo na Copa do Brasil, contra o bom time do Vitória da Bahia. Um empate em zero ou uma vitória pelo placar mínimo seria suficiente para colocar o Botafogo nas quartas de final da competição. O campeão desse torneio tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. No entanto, o histórico da partida de quarta-feira passada mostra os mesmos sintomas do de hoje. Após marcar um gol o time, inexplicavelmente, recuou fazendo o Vitória gostar do jogo e chegar ao empate. Um empate por qualquer resultado que não o zero a zero classifica o time baiano.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.