Fluminense é o campeão da Copa Rio de Futebol sub-17

quarta-feira, 09 de abril de 2014

O Fluminense é o campeão da XXVIII Copa Rio de Futebol sub-17, título conquistado domingo, 6, no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio. O time carioca empatou com o Bahia em 2 a 2 no tempo normal e venceu por 4 a 2 na disputa de pênaltis, sendo que seu goleiro Jennerson foi um dos destaques, defendendo um dos pênaltis cobrados pelo Bahia. Parabéns ao time das Laranjeiras por mais essa conquista, que com seu complexo de Xerém tem uma das melhores categorias de base do país.

A Copa sub-17, patrocinada pela Federação de futebol do Rio de Janeiro, começou em 26 de março, com 32 equipes distribuídas por oito cidades do estado: Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Miracema, Rio das Ostras, São João da Barra, São João de Meriti e Seropédica. Enquanto isso, em Friburgo, o Cão Sentado dormia placidamente.

Com apoio da prefeitura de Cabo Frio, o prefeito Alair Corrêa assinou no ano passado um convênio com a FFERJ, onde ficou determinado que a cidade receberia todas as partidas das oitavas de final até a grande final, no dia 6 de abril. Todos os jogos, a partir desta fase, teriam a transmissão direta pelo canal de TV por assinatura Sportv. Apesar de ter o nome de Copa Rio, ela é disputada, também, por equipes de outros estados do Brasil, com representantes esse ano do Amazonas, Bahia, Ceara, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e do Rio de Janeiro.

É importante lembrar os ganhos diretos e indiretos que o município de Cabo Frio teve com esse evento, na realidade um acontecimento ocorrido num mês normalmente fraco no calendário nacional. Lucrou o ramo hoteleiro ao hospedar 16 delegações, com no mínimo 20 pessoas; o comércio de alimentação, pois tem de suprir restaurantes escalados para fornecer refeições para os atletas; as academias de ginástica, uma vez que a musculação é uma necessidade na manutenção da forma física dos jogadores e o comércio em geral, pois todos têm sempre uma compra de última hora a fazer. Isso sem falar na propaganda diária de Cabo Frio, com suas imagens sendo transmitidas, via TV, para o Brasil de Norte a Sul, durante sete dias, já que as oitavas de final começaram no dia primeiro 30 de março. 

O coquetel de encerramento da competição foi realizado no sábado, véspera da grande final, no centro de convenções do conhecido Hotel Caribe, situado próximo à praia do Forte, com a presença de autoridades municipais e da FFERJ. Aliás, político adora esses coquetéis onde a boca é livre, sem contar a presença em fotos e na TV, que podem render votos em eleições futuras.

Com um estádio muito, mas muito melhor do que o Correão, com belezas naturais dignas de cartão-postal, com um clima ameno, principalmente no início do outono, Friburgo poderia se candidatar a sediar esse tipo de evento e outros ligados ao esporte, pois é uma maneira de movimentar a cidade e torná-la mais conhecida, com vistas a futuros ganhos no domínio do turismo. Não fossem nossos políticos com cérebro de minhoca, talvez isso até fosse possível.

O único ponto a ser discutido, a meu ver, foi o horário da final, marcado para as 13h, debaixo de um sol abrasador. Se o início do jogo fosse antecipado para as 10h, sem dúvida seria mais saudável e menos desgastante para a garotada.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.