Feliz aniversário

quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017

O aniversário é uma data marcante na vida de uma pessoa, pois é o dia em que ela abriu os olhos para a vida e iniciou sua jornada nesse mundo de Deus. No entanto, vai sendo ajustada, à medida que os anos passam; mesmo aqueles que insistem em não comemorá-la, sabem da importância da data do seu nascimento.

Ao comemorarem seu primeiro aninho de vida, as crianças não têm muita noção do que acontece a sua volta; os festejos são muito mais aproveitados pelos mais velhos e pelos adultos que deslumbram a oportunidade de se encontrarem com os amigos e com os parentes. Mas basta colocar um pula-pula na parada que até mesmo o aniversariante se esbalda.

A partir dos quatro anos, quando a criança começa a interagir e a entender o que se passa ao seu redor, as festas ganham um significado todo especial. Assim que a memória começa a gravar, no subconsciente, os períodos marcantes da nossa vida, toda essa agitação será lembrada como aqueles momentos felizes da infância e deixará saudades de uma fase que não voltará jamais.

O tempo percorre o seu inexorável trajeto e essa data muito importante vai sendo adaptada aos diferentes momentos da vida. Para os seguidores do judaísmo, o Bar-mitzvá (filho da lei ou do mandamento, em hebraico) significa a transição mais importante na vida de um judeu e acontece quando o menino chega aos 13 anos e a menina, 12. Segundo o judaísmo, a partir dessa idade, os adolescentes alcançam a maioridade na tradição da religião. Entre nós temos o baile das debutantes, realizado quando as meninas completam 15 anos e, em tese, são apresentadas à sociedade e iniciam uma nova fase em suas vidas.

Chegamos aos 21, quando os jovens de ambos os sexos festejam a maioridade; daqui para frente passam a ser cidadãos de verdade, com toda a importância e a responsabilidade que isso representa. Dessa fase em diante, a vida ganha um novo objetivo e mesmo que a vulnerabilidade do ser humano seja sempre uma constante, isso é o que menos importa, pois, os sonhos e a vontade de realizá-los suplanta qualquer obstáculo. Mas, uma comemoração com amigos e familiares continuará e será sempre bem-vinda.

Nossa vida não é finita, e à medida que o tempo passa, a percepção de que nossa passagem sobre a Terra diminui a olhos vistos, dá um sentido todo especial à maneira como a encaramos. “Estou vivo e com saúde e quero continuar assim até meu próximo aniversário”. Não importa se a idade está avançada, a vontade de viver suplanta todas as vicissitudes e comemorar mais um ano de vida significa, em outras palavras, ainda estou por aqui, tenho a felicidade de poder aproveitar mais um pouco o tempo que me resta.

Assim, festejar a nossa data natalícia, após os sessenta, não só é uma vitória, mas um grito de que queremos mais. Esse grito seria uma maneira de dizer para a morte, em alto e bom som: Xô, deixe-me ficar por aqui mais um tempo, vê se me esquece por enquanto. Claro está que é muito importante exames preventivos periódicos, única maneira de preservar uma qualidade de vida compatível com a idade que temos. Viver é muito bom, mas com saúde é melhor ainda.

Os que são de janeiro já o fizeram e aos que nasceram em fevereiro, março, etc, comemorem o dia mais marcante de suas vidas e que ele se repita por muitos anos mais. Amém.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.