Colunas
Direito de resposta
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Direito de resposta
Em função da matéria publicada em minha coluna, no dia 21 de novembro de 2012, publico, na íntegra, ofício do Dr. Aldino Tavares de Souza Jr, diretor-geral do Hospital da Unimed Nova Friburgo, a mim endereçada, com a explicação do ocorrido naquele estabelecimento, quando da internação de minha nora, em 14 de novembro do corrente.
_________________________________________________________________________
Nova Friburgo 16 de novembro de 2012.
Caro colega Dr. Max Wolosker Neto:
Em resposta a sua carta datada do dia 16 de novembro do corrente ano, passo a fazer algumas considerações:
Em primeiro lugar queremos que fique claro que nós Diretores do HUNF, em todos esses anos de administração do nosso hospital SEMPRE nos pautamos pelo respeito; pela ética pelas melhores práticas do ponto de vista técnico, e pela consideração ao cooperado e ao usuário da UNIMED, que são a razão de ser deste hospital. Assim, repudiamos veementemente as suas insinuações sobre favorecimento de quaisquer usuários baseado no seu poder econômico ou “status” social, sem saber de antemão sobre as rotinas de internação no HUNF.
A filha do “futuro mandatário de nossa cidade” tinha optado, inicialmente, por permanecer em um quarto particular privativo e, no momento da internação, optou por permanecer em uma enfermaria. É da rotina do setor de hotelaria do HUNF não internar duas puérperas na enfermaria de dois leitos devido à exiguidade de espaço para acomodar as duas parturientes, dois berços, banheira, acompanhantes e seus pertences, visitantes etc.. Isso só ocorreu porque não tínhamos outra ocupação disponível naquele momento devido à lotação do hospital. Desse modo, assim que disponibilizamos leito em outra acomodação mais espaçosa (e como de sua própria constatação com “apenas um leito ocupado” num espaço destinado para quatro) sua nora foi transferida para lá, e não sua colega de enfermaria, pelo simples fato de ela ter sido submetida à cesariana antes, e consequentemente, já estar deambulando com mais autonomia. Desse modo, o ocorrido obedeceu rigorosamente à rotina de internação, previamente acordada entre a diretoria do HUNF e os setores de hotelaria e recepção.
Enquanto a atual diretoria permanecer no HUNF, todos os pacientes serão tratados com dignidade, respeito e urbanidade, independente de cor, credo ou posição social.
Atenciosamente,
Aldino Tavares de Souza Júnior
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário