Vida cabeluda!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aproveitando o feriado em Belo Horizonte me deparei com uns 10 vidros de xampu no chuveiro na hora do banho. Uma casa grande ocupada por diversas pessoas propiciou uma avalanche de cosméticos e reconhecendo que havia deixado fora do box o meu xampu (aquele que serve para cabelo), tentei servir-me de outro qualquer, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que o mundo tornou-se muito complexo no quesito cabelo e fez de mim um ignorante no trato capilar.
É xampu para tudo que é situação, menos para cabeça com cabelo. Tem para tratamento químico, alisamento, para cachos e o mais assustador, o tal do frizz! Passei parte do meu feriado temendo sofrer de frizz e imaginando os efeitos colaterais... Será que minha memória cansada tem correlação com frizz? Será que a campanha pífia do Flamengo é falta ou excesso de frizz? Será que a próxima miss universo vai desejar um mundo sem frizz em vez da paz mundial?
O fato é que o mundo capilar está extremamente segmentado e comprar xampu e condicionador (se é que este último é mesmo imprescindível) se tornou uma tarefa para profissionais, se não no mínimo experts. Logo logo no mercado haverá um segurança na seção de cosméticos exigindo dos frequentadores ser maior de 18 anos sem passagem na polícia e os currículos deverão trazer em breve cursos de MBA em xampu. 
O contrassenso é a alta segmentação de mercado em itens não tão vitais, e altamente padronizado para aquilo que parece mais complexo, como medicamentos, por exemplo. Seu remédio e dose são idênticos a pessoas com peso e idade diferentes e com características reativas diferentes ao principio ativo. Seu carro item tão distintivo de alguém sai aos milhares, igualzinho ao do seu vizinho, aquele tão estranho e tão diferente se comparado a você. Sua lingerie, item tão íntimo, feito aos milhões sem qualquer tipo de distinção e não traz rótulos explícitos de performance ou de objetivos tal qual os cabelos.
Veja o ensino, trata você como mais um em meio à multidão, sem respeitar objetivos futuros, sem compensar limitações ou dotes, simplesmente, achaca seu cérebro num modelo idêntico ao outro que tem vocações tão distintas às suas. Fico com a sensação que há uma histeria em tantos mercados e um solene descaso em tantos outros.
Eu ainda uso o primeiro xampu que acho, do tipo para cabelos cabeludos, mas permaneço buscando uma série de itens e serviços que tratem a mim como único, que respeite minhas pessoalidades, minhas excentricidades e minhas preferências. Num mundo tão quadrado, talvez falte mesmo um pouco de frizz para deixar as coisas menos cabeludas e um pouco mais cheias de volume. Tem mercado penteado demais, e outros ainda muito embaraçados, e em meio a caspas e piolhos, vamos gastando nosso salário sem estarmos focando o consumo dentro do que é realmente necessário segmentar.

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