Sempre é tempo de Comunicar - 24 de fevereiro 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Sem dúvida nosso mercado está diferente.

Mas, embora alguns de nós tenhamos motivos para não querer que a vida continue, ela sempre teima e continua, e nesta ótica, o consumo permanece acontecendo, ainda que em intensidade e comportamentos diferentes de antes.

A mudança do mercado deve sempre ser acompanhada de ações de comunicação. Novos consumidores estão à vista ou consumidores habituais estão com seus hábitos mudados e é papel da comunicação lembrar, apresentar-se, divulgar, posicionar-se como a melhor escolha.

Orçamentos diminutos são característicos de mercados em retração, mas estes também são os momentos que estes mesmos mercados se preparam para as grandes performances, dentro dos ciclos que o mercado sempre apresenta.

Estabelecer uma posição privilegiada com seu consumidor e prospect consumidor é essencial para usufruir agora e principalmente no futuro desta preferência e lembrança.

Apesar da natural retração que os fluxos de caixa indicam e da mentalidade tradicional que olha para a propaganda e a chama de despesa, há neste comportamento um grande erro, que tende a fazer daquele que diminui na crise menor ainda no segundo momento. Portanto, anunciar é fundamental.

Todos sabemos como a propaganda mexe com nossa predisposição de comprar. Quem nunca comprou mais do que devia? E isso nunca aconteceu sem estímulo! A propaganda é o açúcar da compra, energizando o comportamento; é a batida da música, dando ritmo ao consumo, é a corrente contínua que faz tudo funcionar.

Comprar depende de vontade, desejo, lembrança, estímulo, mais do que de dinheiro e necessidade. E ainda assim, embora o dinheiro do FGTS e do seguro desemprego possam ser menores que a necessidade que se abateu sobre uma parcela de consumidores, há no mercado potencial de compra e quem anunciar verá.

Anunciar normalmente já é necessário, para manter as posições de mercado que seja, ou anunciar mais para obter mudança no jogo. Em tempos de prosperidade é preciso para usufruir dos novos consumidores e seus orçamentos extras, nos tempos difíceis anunciar é preservar posição, é perder menos e é, até, ganhar novos consumidores, pois aonde há mudança, sempre há alguém que ascende.

Assim em tempos fáceis ou difíceis é sempre tempo de anunciar.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.