Seguindo seus passos

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O mercado está de olho em você; e acredite, conhece você melhor do que você imagina e por vezes melhor do que você mesmo se conhece.

Softwares de CRM — gerenciamento de relacionamento com clientes — estão cada vez mais atentos aos seus passos e a internet está cada vez mais cerceando seu anonimato, e com cookies e com autorização ou não sua, rastreando suas decisões, interesses e preferências.

Sabe aquilo que no passado, bem no passado, os ótimos vendedores faziam, mandando levar na sua casa para você experimentar, sem compromisso, um novo produto? Pois bem, essa é a promessa de um megaprograma de CRM aliando ao gigante varejista da internet, a Amazon.com. Num futuro próximo, ela promete implementar um serviço que enviará para você itens antes de você comprar, com base no seu perfil de compra, adivinhando o que você vai querer mesmo antes de você saber que já existe. Audacioso ou uma tendência? Vamos ver, mas a internet já dá sinais, através dos cookies que se instalam na sua máquina de forma muito discreta, que seus passos estão sendo seguidos e desdobrando em ofertas pertinentes e perfeitas para você.

Experimente entrar num site de e-commerce e pesquisar dado produto, e em seguida ofertas deste produto aparecerão na sua tela enquanto navega em outros sites, como por encanto. Isso aumenta a tentação e sua propensão a comprar. Em alguns casos até com um preço menor do que na oferta que tenha visto anteriormente. É tecnologia a serviço do consumo.

Surpreso? Encantado? Assustado? Veja agora o que você me diz!

O Google, através de seu programa Location History, dá minuto a minuto onde você esteve nos últimos 30 dias. Sabe aquela inofensiva pergunta que aparece quando você está operando um smartphone ou tablet baseado em Android, "o Google pode transmitir seus dados de localização”? Pois bem, isso monta um histórico detalhado de onde você esteve, por quanto tempo e gera diversas análises de onde, quando e por quanto tempo você vai a cada lugar. Detalhe: com direito a mapa e tudo! 

Esse desenho da sua vida permite muitas possibilidades, além de descobrir aquele segredinho (brincadeirinha). De cara permite deduzir onde você mora, trabalha, onde se diverte, sua família, cruzamento com seus amigos da rede social — e tudo isso permite um sem fim de ofertas de negócios, como, onde comprar, o que consumir, onde comer e ainda gerando sugestões de trânsito, percursos etc.

É, a internet e a tecnologia ainda vão mudar muito sua vida, você e seus hábitos. Sua senha de internet se torna cada vez mais valiosa, suas informações de rede social cada vez mais públicas e comerciais. Cada vez menos somos indivíduos e cada vez mais arrobas (@), cada vez mais expostos, cada vez mais observados. Resta saber se, com cada vez mais gente seguindo nossos passos, conseguiremos achar o caminho da nossa felicidade — e se ela ainda será a nossa ou aquela que algum robô ou software de CRM acha que é a que melhor combina com nosso perfil, localização ou hábito de consumo.


Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração

e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular

da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação



TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.