Paquera virtual

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Quando a gente fala em Durex, a primeira coisa que vem a cabeça é fita adesiva. Aquele rolinho transparente, levemente amarelado, ocupa nossa mente e virou sinônimo da categoria de produto - mas se engana quem pensa que ele é só isso.
A Durex está firme no segmento de roupa íntima! Mais do que isso, acaba de lançar lingerie e cueca superantenadas, com controle remoto, capazes de permitir que você gere toque no parceiro através da internet, controlando tudo pelo seu smartphone.
Com diversos sensores espalhados pela peça, é possível gerar toques em diferentes áreas e com diferentes intensidades, tudo para não deixar o calor esfriar apesar da distância e em full duplex, ou seja, interatividade em tempo real nas duas vias, de cá pra lá e de lá pra cá!
O rendezvous de vestir não substitui nem concorre com o segmento tradicional, apenas apimenta e gera novos negócios, concorre com a televisão, com o bar do hotel, com a própria internet, uma vez que desvia o usuário de outras atividades.
Não é uma revolução, afinal, alguns brinquedos eróticos já permitiam alternativas por controle remoto, mas a entrada da Durex neste segmento demonstra inovação e reinvenção da própria marca.
As mudanças se ampliam à medida que vemos os smartphones assumindo mais um novo papel nos relacionamentos, indo além do simples Kamasutra ilustrado ou da paquera por bluetooth ou geolocalização. É fidelidade online ou mais uma alternativa de diversão casual via internet.
Se essa iniciativa da Durex vai colar ou não, o tempo dirá, mas que as possibilidades via celular só se ampliam, isso é inegável. O MSN, Facebook, sala de bate-papo, Skype, Bump(s) e tantas outras possibilidades virtuais transformam pessoas em contatos, afeto em sensores remotos e prazer em ícones e expressões como “uau” e “hummm”.
O mercado é metamorfose. Números de telefones foram substituídos por apelidos e apresentações por perfis. O pedaço de papel com o número do telefone virou um QR Code e as oportunidades de negócios se recriam e prosperam, quer sejam pela sua necessidade ou simples novidade, e o tempo e algumas boas ferramentas de marketing são sempre o juiz.
Por via das dúvidas, na sua próxima viagem leve seu smartphone, roupa íntima da Durex e ligue seu GPS - novas possibilidades deverão se apresentar. Mas não se engane: estar nos braços de quem se ama ainda parece a melhor invenção de todos os tempos, sem concorrente, sem risco de produto substituto e com alta fidelização.

Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e 
Gerência da PUC/RJ, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.