Marketing e Meio Ambiente - 14 de outubro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Que o meio ambiente tem apanhado é indiscutível. São sopapos vindos do consumo, chutes advindos do lixo, mata-leões dados pelo crescimento populacional, tudo isso e mais um pouco têm esgotado a capacidade do ambiente se defender.

O marketing com suas ferramentas, que alinhadas aos desejos incessantes de nós consumidores, gera ações aceleradoras de consumo que vêm exaurindo o meio ambiente no tocante a extração de matéria-prima e na deposição de resíduos de tal extração e consumo.

Ao olharmos o modelo vigente econômico, o mundo precisa se acelerar sempre, afinal qualquer redução no consumo reduz a renda, aumenta o desemprego e, consequentemente, a pobreza, e logo, nada mais nocivo ao meio ambiente do que o ser humano em degradação, fome, despejando esgoto ao ar livre etc.

Se, de fato, consumimos muito, e precisamos consumir mais, tanto em quantidade absoluta como em relativa, como cuidar do ambiente junto?

O marketing pode ser o grande agente da mudança! O mesmo marketing que é acusado pela ignorância de não se compreender que ele é fruto de valores sociais, pode também trazer os valores do consumo responsável e sustentável, bastando para isso mantermos a vocação de transmitir valores da sociedade onde está inserido.

O mercado consumidor já dá passos no sentido de preferir produtos com engajamento ambiental, ainda que haja muita confusão nos entendimentos e muitas truncagens nos procedimentos, há mais que poluição no ar, há esperança.

Pouco a pouco marcas de referência do mercado estão conseguindo reforçar seu valor e/ou ampliar seu distanciamento da concorrência por conta de políticas ambientais. Nem que seja transferindo a terceiros, como por exemplo, exigindo de seus fornecedores o uso de práticas sustentáveis e apropriando-se disso em suas embalagens, bem ao alcance dos olhos do consumidor.

Embora o andor não esteja no seu melhor equilíbrio, o santo passa bem por hora, ou seja, os motivos e o potencial ainda são inadequados, mas é um começo.

O ambiente precisa de ajuda e está aceitando toda, até a que vem do marketing, aquele de filme queimado. Essa, me desculpem o pleonasmo, bela dupla de dois, pode render ainda muito dinheiro e cuidar de muitas florestas. Tomara que nós consumidores façamos a nossa parte...

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