Loja virtual, resultado virtual

quinta-feira, 06 de junho de 2013

A internet continua seduzindo a todos.  O mundo como cliente é que todos pregam, mas a realidade pode ser bem diferente.

Ter um negócio virtual exige uma série de iniciativas e cuidados reais, para que os resultados possam caminhar também nesta perspectiva. Lojas virtuais são apenas mais uma loja num universos sem muitas regras, com poucas referências e muita, muita desconfiança.

Abrir uma loja na internet tende a ser o mesmo que abrir uma loja real nos fundos do terceiro andar do prédio feio, sem elevador, na rua de trás com uma atividade paralela perigosa no caminho, ou seja, é um péssimo negócio por princípio.

Se você tem um negócio bem raro e existe uma forte tendência de todos procurá-lo via internet seu negócio ganha chances de decolar, mas se o que vende é commodities e de um modo geral não é na internet que se pretende achar, seu esforço aumenta.

A internet depende de muito esforço. Esforço profissional na escolha das palavras que vão ranquear a busca do Google ou demais buscadores. Depende de estudo de usabilidade do site, permitindo uma navegação intuitiva e funcional. Depende ainda de confiança e de todos os demais pontos que um negócio tradicional precisa, como gestão de estoque, logística, preço, promoção, propaganda, atendimento etc.

O sonho da internet permitindo que tudo se realize com facilidade e sem grande esforço é tão comum quanto errado. Empresas pequenas têm por hábito envolver loja física e virtual como uma só operação e via de regra descobrem rápido o engano e junto o prejuízo. Estoques unificados geram quase sempre problemas de entrega e comprometem a confiança, tão difícil de obter-se. Aliás as dificuldade são muitas e perpassam por investimento, conhecimento, comunicação. Uma linguagem própria, uma mídia de comportamento diferente e um ponto de venda absolutamente profissionalizado (virtual, mas profissional) são exigências inegociáveis para manter-se neste mercado.

Parafraseando William Shakespeare, entre o sonho da venda e clique do mouse no "finalizar compra” há muito mais do que sonha a nossa vã filosofia. A internet é um mundo de possibilidades, de oportunidades, com exigências diferentes e com dinâmica própria. Para obter êxito real neste mundo virtual, é preciso compreender que os resultados serão tão tangíveis quanto a qualidade das ações, preparo e conhecimento empregados na tarefa. Mais do que um trocadilho, é briga de gato e rato.


Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.