Lá vem crediário

sábado, 31 de julho de 2010

Mais uma Páscoa se aproxima e Páscoa combina com o que? Com carnê!

Chocolates, muitos chocolates! Pra garotada tem ovo de chocolates do personagem da TV a cabo, da TV aberta, da TV digital, ovo de chocolate com brinquedo, tem até de chocolate com bombom (não demora vai virar lançamento, de tão raro que está ficando).

São muitos os motivos para se endividar. Tamanhos diversos, formatos variados, embalagens gritantes, complementos múltiplos, e em comum mesmo, só o carnezinho que fica como brinde para ser pago em outras cinco parcelas.

O calendário promocional, essas datas-álibis de compra, está cada vez mais fortalecido e cada vez mais inventando novos motivos para consumir. A Páscoa de alguns anos para cá, teve sua explosão de consumo, a ampliação do mercado de consumo via crescimento das classes C e D, e outras datas como dia da mulher, do avô e porque não, da amante também vem se fortalecendo paulatinamente por diversos motivos.

Na Argentina o dia do amigo é uma data fortíssima do calendário promocional, bares e restaurantes faturam pesado, além de muitas lojas de presente, mas por enquanto, o dezoito de abril, passa despercebido, mas sabe-se lá, se uma cervejaria adotar essa data de forma pesada, possa fazer dela mais uma data de sucesso.

Com o cuidado na escolha de quais dias ficam melhor para serem dia de se dar presente, o calendário promocional conseguiu nos fazer passar doze meses envolvidos com presentes, e com seus brindes, os temíveis carnês.

Não por um acaso, os dias eleitos são quase sempre antes do dia quinze de cada mês, assim acessa-se um salário ainda não gasto e a desculpa de não poder comprar não é justificável, e quando é após o dia vinte, surge o décimo terceiro salário para garantir o poder de compra.

Cabe a cada loja e a cada consumidor planejar sua participação ou investimento e ao outro bagunçar seus planos. Na disputa por espaço nas vendas e na defesa do orçamento, lados complementares ensaiam posturas opostas, cada um focado em suas necessidades, e ilustrando tudo isso, surgem coelhos, renas, laços afetivos, personagens marcantes e tudo mais que possa manter a roda girando, o saldo apertado e os sorrisos no lábio, pois como diz o ditado, “mais vale um gosto que um vintém”, e de vintém em vintém, lá está o carnê atrasado!

“Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC/RJ, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação.”

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