Copa de muito dinheiro

quinta-feira, 05 de junho de 2014

A Copa do Mundo da Fifa 2014 é nome registrado e de uso proibido, exceto por patrocinadores. Qualquer um que se aventure em usar tal expressão sem ser oficialmente credenciado a isso corre riscos milionários, de multas milionárias. Afinal, tudo em uma Copa é milionário. Só em transmissão dos jogos a estimativa é que se alcance R$ 130 milhões.

Vender produtos do Fuleco, o tatu gente boa que tem a cara desta copa (afinal as cidades viraram um monte de buracos, igual ao buraco sem fundo de dinheiro necessário aos estádios), só poderá ser feito em locais devidamente autorizados e longe o bastante dos locais oficiais dos jogos, afinal, os estádios pretendem arrecadar muito dinheiro com a venda de produtos oficiais. E quem inventar de vender falsificações prepare-se para pegar até um ano de cadeia.

A chamada lei da Copa proíbe, por exemplo, que você compre Pepsi no entorno do estádio. Lojas, bares, o que for, que venderem Pepsi, terão suas portas cerradas ou a obrigatoriedade de retirarem produtos, displays, etc. desta marca (por exemplo) de suas geladeiras e prateleiras.

Na última Copa, na África do Sul, uma companhia local teve muito bom humor para driblar a regra. Em um de seus anúncios, brincava: A Transportadora Nacional não-oficial da "você-sabe-o-que”. Mas para quem não tiver tanto senso de humor, é melhor andar bem certinho, tem muita gente de olho nos espertalhões!

Se no campo a publicidade é controlada, engana-se quem pensa que do lado de fora vale tudo; pelo contrário, não vale nada. Usar carro, moto, caminhão, barco, avião, balão ou o que você imaginar com publicidade nas áreas ao redor dos estádios é considerado violação da lei da Copa e paga-se com muito dinheiro o perdão. Assim, a Copa do Mundo é jogo, jogo para os grandes, muito grandes!

Se você for imenso e mundial, ou melhor, a sua empresa, então poderá estar entre os reis do Olimpo, ou melhor, do campo. Estarão no seleto clube dos parceiros da Fifa, nesta edição: Visa, Emirates, Adidas, Sony, Coca-Cola, Hyundai e Kia Motors. Estes participam de perto de todos os eventos e marca Fifa. São os melhores!

Entre os patrocinadores do evento, com possibilidades únicas e permissão de uso em todo o mundo da marca do evento, figuram marcas como Mc Donalds, Continental, Budweiser, Castrol, Johnson & Johnson, Moy Park, Yingli. 

Os apoiadores, menos notórios, mas não menos participativos, são empresas de grande porte, mas do país sede e com permissão de uso da marca apenas em seu país. Em 2014, são Garoto, Itaú, ApexBrasil, Centauro, Liberty Seguros, Wise Up, Fifa.com - Footbol for Hope.

Os números reais desta majestosa Copa ninguém sabe, afinal a Fifa é uma entidade privada, seus números não são tão fáceis de saber. Mas o que se pode afirmar é que enquanto muitas empresas estão ganhando muito dinheiro e, ao que parece, também um seleto grupo de políticos e partidos políticos, o comércio, de modo geral, prevê prejuízos recordes. 

Com a atenção voltada para Copa, muito do dia a dia do consumo vai ser adiado ou simplesmente vai se perder. Para sentir isso, basta ver a data do Dia dos Namorados. Quase não há vitrines e ações promocionais voltadas ao tema. Como a data cai no dia da abertura do evento, vai ter muita namorada vestida de verde e amarelo e namorado bêbado gritando Brasil, bem diferente do ritmo normal.

Cabe a nós torcer, seja para ser campeão ou para isso tudo acabar logo. Como todo jogo, há sempre torcidas opostas!


Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação 


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