Black friday amanhã!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A data considerada um marco na economia americana a cada ano ganha mais presença e relevância no mercado nacional. Lá na terra do Tio Sam, a data é levada a sério tanto pelo comércio como pelo consumidor, com direito a fechamentos de redes na véspera, acampamento de consumidores nas portas e descontos, muitos descontos.

É verdade que há uma grande histeria, e também, esta data, lá, se transformou em um evento que transcende o consumo e alcança o social. Não participar do Black friday é isolar-se de algo que faz parte da cultura e que premia a todos os participantes.

Tive a oportunidade de estar em NY na véspera de um Black friday e em Orlando na data e é assustador, atípico, anormal, impressionante. Multidões à rua, carros jogados sobre calçadas, contramão, engarrafamentos, estacionamento lotados, briga, tiro. Parece Brasil!

Este ano não vai ser diferente. À zero hora, na virada desta quinta para sexta-feira, multidões nas portas de malls, redes varejistas e mesmo pequenas lojas se fartarão com promoções inacreditáveis e de baixo volume disponíveis (iscas para atrair multidões) e com promoções nem tão boas assim e com grande disponibilidades de estoque. 

E se engana quem pensa que só o comércio físico entra nesta ação. Diversos sites aderem às ofertas e despejam muitos produtos e serviços em ofertas de um dia. Sites ficam sobrecarregados como em ataques de hackers e haja servidor para suportar tanta gente em plena meia-noite.

E por aqui? O Brasil ano após ano, no melhor estilo de colônia cultural americana, vem adotando a data e trazendo vantagens para quem compra em real. 

Muitas redes e lojas estão se preparando com ofertas pesadas e diferenciadas para esta sexta-feira, entretanto é bom ficar esperto, porque em terra de cego tem sempre um zoiudo querendo se dar bem; assim falsas promoções estarão espalhadas disfarçadas de oportunidade quando, na verdade, são puro encalhe a preços, por vezes, majorados.

Há quem aumente preços na semana que antecede a promoção para poder ter um desconto real; há quem nem a este trabalho se dê para produzir falsos descontos; há quem ofereça de fato descontos na busca pela antecipação das compras de natal, fruto de estratégia de mercado e/ou de negociações cuidadosas com fornecedores. Assim cuidado é bom, mas não participar pode ser prejuízo!

Aqui uma sexta-feira negra parece má notícia, mas na cultura americana é sinal de ótimas notícias. Assim, nesta sexta-feira, pense em inglês e aproveite as oportunidades. Pesquise antecipadamente e programa-se para dormir tarde se você for um comprador online e para acordar cedo se for um comprador de loja física, ou para não dormir se for um consumidor compulsivo. 

Seja qual for seu perfil prepare-se para está sexta-feira, seu desejo de consumo pode estar mais perto do que imagina e com menos zeros do que espera.


Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e

Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular

da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação 


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