Asterisco: use com moderação!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nada é mais assustador que asterisco em texto publicitário! Como publicitário é fato, não podemos viver sem ele, mas que assusta, assusta! Dentre a extensa fauna de asteriscos disponíveis nada me assusta mais que o uso do “sem noção” combinado com o “exceto”.

Temos realmente que proteger o anunciante dos consumidores aloprados; afinal quando a Casas Bahia colocou a promoção “quer pagar quanto?”, qualquer um entende que o que estava sendo anunciado era um plano de alta flexibilidade, com mensalidades curtas, valores mais altos e juros baixos ou planos de longa duração, parcelas baixas e juros altos, mas os oportunistas e viajandões acharam que podiam escolher o que quisessem e pagar 1 real por mês, então, o asterisco entra em cena para explicar que é preciso ter bom senso para usufruir do produto ou da promoção.

Mas falemos dos mais temíveis os “sem noção”, aqueles completamente sem razão, quase sempre acumulam a função “exceto”, pois geram regras completamente estúpidas, que muito mais afastam consumidores do que aproximam, muito mais atrapalham o negócio do que ajudam.

Vejamos por exemplo o famoso: “ganhe uma lavagem a cada 20 litros*”—o asterisco define que se você colocar 40 litros não tem direito a duas lavagens, e eu pergunto por quê.

Há um tempo morto perdido a cada abastecimento, que compreende, aproximar-se, cumprimentar, abrir o tanque, iniciar o abastecimento, finalizar o abastecimento, receber, despedir-se e finalizar. Num abastecimento de 40 litros há a economia deste segundo ciclo, há ainda a certeza da compra, pois deixar para amanhã os outros 20 litros pode acarretar em um abastecimento em outro posto, enfim, é muito mais negócio vender 40 do que dois 20 litros e muito melhor ainda que vender só 20 litros, então por que isso acontece? Porque o cara não sabe usar o asterisco, não sabe usar a promoção de vendas.

A ideia não era aumentar a fidelidade do cliente? Aumentar o consumo do cara? Mas nãoooooooo o cara do posto, que certamente acordou de mau numa dada manhã e disse para quem quisesse ouvir, num tom de voz meio Freddy Krueguer, meio Exorcista: “Vou sacanear meus clientes! Quem abastecer muito, não ganha nada mais que quem abastecer pouco! Eu adoroooooo pobreeeeee!” E nunca mais o cara que enche o tanque com 60 litros voltou lá!

Vai entender!?!

O que dá para entender, e é urgente, é que promoção de vendas é para fazer amigos! Não é para afugentar os clientes, muito menos para fazê-los de bobo! Outro aspecto é que a promoção de vendas é para gerar riquezas ao negócio, e aos clientes.

O uso do asterisco tem que ser moderado, focado em proteger seus clientes de outros clientes que querem esvaziar a ação promocional, e/ou tirar tudo que pode do negócio; fora disso, deve ser evitado a todo custo. Deste modo, o ministério da promoção adverte: asterisco pode fazer mal à saúde de seu negócio, use com moderação.

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