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Ano novo, metas novas
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Nada mais adequado que o ano novo para repensarmos novas metas.
Definir metas é um processo primordial à prosperidade, dá significado a qualquer esforço, e deve ser precedido por planejamento.
Aliás, esforço é comumente atrelado ao resultado, e resultado é o objetivo de uma meta. Mas quase nunca o planejamento é incluso nesta sequência como elemento primordial ao êxito.
Quase toda frustração que surge ao não se alcançar uma meta é creditada ao esforço não recompensado, sempre porque se acredita que muito esforço significa resultado, o que é erro comum, quando se fala de metas. Resultado é fruto de planejamento. Nada confere mais resultado que planejamento. Esforço muitas vezes é um pré-requisito do planejamento, mas não da meta.
Parece conversa de semântica, mas a diferença de atitude é grande, é significativa. É fundamental entender que o alcance de um objetivo surge da determinação do que se quer, como se quer, quando se quer. E que tudo isso deve ser estimulante, possível de ser atingido e que tudo isso precisa de um detalhado planejamento, elencando todos os envolvidos, seus prazos, suas etapas de checagem e alternativas A e B. Olhar e agir assim faz das metas algo mais plausível, mais amigável e mais confiável. Isso dissocia a percepção punitiva do esforço não recompensado e transforma o alcance em algo mais cerebral e menos braçal. Desta forma as metas ganham mais neurônios e menos fibras musculares, dá à prosperidade um tom mais de modelagem e menos de prensagem.
Então!? Aproveite o ano novo, trace suas metas de trabalho, pessoais, de conhecimento, de diversão, de cidadania, familiares, enfim, todas que quiser, estabelecendo objetivos desafiadores, possíveis, relevantes, todos com prazos (curto, médio e longo) e planeje como fazer. Não há hora melhor que agora. Hoje é melhor que amanhã. Amanhã, melhor que depois de amanhã!
Ano novo combina com novas conquistas, novos objetivos, novas conquistas! Deixe as antigas frustrações para trás e entenda que o esforço pode até ser meio (muitas vezes), mas nunca o determinante para seu alcance. A palavra-chave é planejamento.
Feliz 2013 e muitas metas e principalmente, muitas realizações!
Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação
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