Colunas
Mais educação ou menos educação
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
O projeto do governo federal Mais Educação é, em si, uma boa ideia porquanto prevê a permanência da criança na escola por mais tempo, o que permite um aprendizado cultural muito maior do que o tempo em que se dedica a ouvir aulas.
O que no momento é evidenciado é o início da aplicação de um projeto sem que muitas escolas tenham condições de abrigar as crianças porque suas dependências já estão ocupadas pelas crianças do turno seguinte.
Sendo os monitores considerados "amigos da escola”, recebendo um abono mensal inferior ao salário mínimo e sem formação específica para a realização dessas tarefas de cunho cultural ou esportivo, torna-se difícil obter êxito, a não ser que a comunidade colabore cedendo espaços para as tarefas do projeto.
Outra questão que constitui um erro básico é o desejo de alguns gestores motivados com a nova ideia de aplicá-la em toda a rede escolar ao mesmo tempo, mesmo sem condições adequadas.
Tem dado certo, este projeto, naqueles municípios onde são escolhidas as escolas com condições físicas apropriadas, deixando as demais para um segundo momento, quando as dependências físicas estiverem adaptadas.
A falta de planejamento e de adequação serão os grandes inimigos deste projeto, bom em si mesmo, sendo a precipitação um elemento que pode comprometê-lo.
Nada em educação dá certo sem as condições físicas das escolas compatíveis com os projetos, sem pessoal preparado para aplicar o que se pretende e sem planejamento específico.
Surge, agora, outra mania precipitada e alojada nas câmaras de vereadores que votam leis obrigando um município a aplicar a educação integral em todas as escolas, sem prover as verbas necessárias e as condições das escolas. Todas essas ações que "jogam para a plateia”, apenas para dar a impressão de que se está fazendo alguma coisa diferente, podem não dar certo pela improvisação.
Nem sempre a velocidade é a estratégia mais adequada para se chegar ao objetivo final de um projeto.
Assim, devendo ser "Mais Educação”, poderá transformar-se em "Menos Educação”, deitando a perder uma série de ideias que poderiam auxiliar na educação integral das crianças.
Prof. Hamilton Werneck é pedagogo, escritor e palestrante
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Hamilton Werneck
Hamilton Werneck
Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.
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