Falando sobre educação - Parte 3

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Muito se tem discutido a respeito da destinação das verbas do pré-sal para a educação, sem que se saiba ao certo quando este dinheiro virá ou até mesmo se um dia virá. No entanto, não podemos ainda precisar, exatamente, quanto será o valor do petróleo extraído do pré-sal. Tudo dependerá de oferta e procura. Dentro dos parâmetros esperados, em 2020 mais que dobraremos nossa produção e seremos um dos cinco maiores produtores de petróleo do mundo.

Nosso PIB será muito maior e, consequentemente, o governo federal poderá provocar um grande impacto na educação se conseguir aplicar 10% desse PIB. O aspecto mais negativo é a falta de planejamento tendo em vista as possibilidades aventadas com a exploração do pré-sal. Um fato é claro, ele permitirá, se houver uma federalização maior da educação, um aumento significativo de escolas federais tecnológicas, maiores financiamentos para a educação de jovens dentro e fora do país, tanto em escolas públicas gratuitas, como particulares, melhoria da formação dos professores tornando a carreira mais atraente, maiores salários para a classe e melhores condições de trabalho. Isso é o que um país decente apresenta.

A educação é cara, não importa o sistema que a administre. Se alguém desejar uma educação barata deve investir na ignorância. O planejamento deverá atender à flexibilidade maior ou menor do PIB esperado para o ano de 2020. Se tudo continuar no ritmo atual, podemos chegar lá com um PIB em torno de dois trilhões e meio de dólares.

E o plano de carreira?       

Se não tivermos uma reforma tributária os estados e municípios não conseguirão arcar com as despesas da educação. Teríamos que federalizar com a exigência de que estados e municípios cumpram a Constituição Federal em relação aos concursos. Não se pode conceber uma boa educação sem que os profissionais não tenham um plano de carreira que lhes dê a garantia de salários dignos e de uma aposentadoria segura.

Hoje, os abonos e demais valores adicionados ao salário deixam de existir quando da aposentadoria do profissional. Maior supervisão seja federal ou estadual quanto aos currículos e programas dos cursos de educação. Avaliação de desempenho e avaliação institucional.

As escolas particulares de modo sistemático ou assistemático se quiserem ser projetadas em direção ao topo, fazem essas avaliações e, se o profissional não atende às melhorias desejadas não continua nesse sistema de ensino. Por que a população brasileira não pode ter o direito de avaliar os profissionais da educação pública, se eles são pagos pelos contribuintes? Temos de ter medidas avaliadoras para todos, para podermos exigir o empenho de todos.      

Precisamos também banir a política partidária do mundo educacional. Deputado não deve indicar diretor de escola, nem vereador desejar empregar professor. Senadores da república não devem ter “feudos” para garantir, através de seus deputados federais, as nomeações de coordenadores de ensino das várias regiões de um estado. Estes comportamentos que caracterizam um tipo de “clientela” não faz parte da essência da democracia.

Continua na próxima quinta-feira, 17. 

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Hamilton Werneck

Hamilton Werneck

Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.

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