Colunas
Como identificar se o ensino esta ultrapassado?
quarta-feira, 03 de abril de 2013
Esta identificação é fácil. Imaginemos que nosso cérebro é uma grande sala cheia de cabides para dependurar roupa. Se eu recebo uma peça de roupa, deixo-a dependurada num dos cabides.
A roupa representa o conhecimento novo com o qual tenho contato e o cabide o conhecimento prévio que tenho em meu cérebro.
Daí decorre a teoria do aprendizado significativo de David Ausubel. Podemos ter uma aprendizagem mecânica e, outra, significativa. A diferença entre essas duas é muito simples: na aprendizagem mecânica o que é ensinado pode não ter informações prévias na estrutura cognitiva dos alunos; na aprendizagem significativa o que é ensinado tem relação com os conhecimentos prévios dos alunos, vale dizer que há um cabide para dependurar o conteúdo novo.
Além disso, tanto o aprendizado mecânico, quanto o significativo podem ser adquiridos de dois modos: por recepção ou por descoberta. No aprendizado mecânico por recepção, os alunos recebem conhecimentos e não conseguem relacioná-los com a estrutura cognitiva que já têm; por descoberta, o aluno chega ao conhecimento por si só, mas não consegue relacioná-lo com os anteriormente adquiridos.
Na aprendizagem significativa por recepção, os alunos recebem os conhecimentos e conseguem relacioná-los com a estrutura cognitiva que já possuem; na aprendizagem significativa por descoberta, os alunos chegam ao conhecimento por si só e conseguem fazer relacionamentos com as estruturas já existentes.
Portanto, segundo esta teoria, para um aluno aprender é necessário buscar ao máximo esta relação entre o conhecimento novo e o já existente, ou seja: entre a roupa e o cabide. Este é o principal papel do professor e as várias linguagens usadas visam obter este relacionamento.
Para se identificar se um ensino está ultrapassado é muito simples: basta verificar se há no desenvolvimento das aulas uma preocupação com os conhecimentos prévios. Se este fato for considerado irrelevante pelo professor e pela escola, os alunos terão grande dificuldade para aprender por falta de significação por recepção ou por descoberta.
Prof. Hamilton Werneck é pedagogo, escritor e palestrante
Hamilton Werneck
Hamilton Werneck
Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário