A Voz do Brasil

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

- Mas não precisa mostrar na televisão, Senhor Presidente, se não o povo vai pensar que a gente não trabalha.

- Concedo a palavra ao nobre deputado Abdula Drão.

- Senhor Presidente, senhores deputados. Venho a esta tribuna para cumprimentar o prefeito da cidade de Guatupiré do Morro Acima pela construção de uma ponte no laborioso distrito de Torresminho. A ponte, senhor Presidente, com mais de 20 metros de extensão, liga aquele longínquo distrito ao centro do município e era uma das mais antigas reivindicações do povo torresmense.

- Concedo a palavra ao nobre deputado Altafino de Hollanda.

- Senhor Presidente, senhores deputados, serei breve.

- Espero que sim. Da última vez que Vossa Excelência prometeu ser breve, levou 45 minutos enaltecendo as qualidades dos palitos fabricados em Pororoca dos Rios.

- Senhor Presidente. Muito me honra representar aqui o honrado povo pororoquense. Mas hoje quero registrar o aniversário da digna senhora Doramiranda Braseiro, do município de Bom Parto. Saiba Vossa Excelência que 30 anos atrás dona Doramiranda foi eleita a Rainha Estadual do Tricô. Merece a reverência desta Casa.

- Concedo a palavra ao deputado Alemão de Ogum.

- Senhor Presidente, nobres deputados. Manifesto minha indignação diante das últimas estatísticas do IBGE, que revelam que 80% dos esgotos brasileiros não recebem tratamento antes de serem despejados nos rios ou mesmo nas ruas. Quer dizer, o pessoal faz o que tem que fazer, despeja fora e recebe tudo de volta quando chove. Inaceitável, Senhor Presidente.

- Concedo a palavra ao deputado Casamata Santamaria.

- Senhor Presidente, nobres colegas. Quero registrar o 15º aniversário da cidade de Obelisco Torto...Concedo um aparte ao nobre colega Astrovildo Oliveira.

- Só para lembrar ao nobre deputado Casamaria Santamata que Obelisco Torto apresenta o pior IDH do estado.

- Com IDH, ou HDI, Obelisco Torto faz 15 anos e já tem até vídeo-locadora. Outra coisa: mata o homem, mas não erra o nome.

- Concedo a palavra ao nobre deputado Osterbaldo Patty Faria.

- Senhor Presidente, requeiro que esta casa realize uma sessão em memória do Dr. Belarmino Belo...

- Quem é esse?

- O deputado falecido semana passada, Senhor Presidente.

- Ah, bom...

- Concedo um aparte ao deputado Astrovildo Oliveira.

- Senhor Presidente...

(O presidente, em off: Meu camaradinha,  para com essa história de aparte. Está quase na hora da janta. Somos oito presentes. É cada um falar uma frase pra sair na Voz do Brasil e levar um take para aparecer na televisão, e só. Se  Vossa Excelência fica fazendo apartes, a que horas a gente vai jantar?)

- Abro mão do aparte, nobre deputado Patty Faria.

- Concedo a palavra ao nobre deputado Carolíngeo Fragoso.

- Senhor Presidente. Peço a Vossa Excelência que recomende aos cameramen que não focalizem o plenário, para não aparecer um plenário vazio na televisão.

- Mas o plenário está vazio, nobre deputado.

- Mas não precisa mostrar na televisão, Senhor Presidente, se não o povo vai pensar que a gente não trabalha.

- Senhores deputados, antes de encerrar a sessão, quero registrar minha emoção ao constatar quantos grandes problemas nacionais foram aqui abordados, quantas questões relevantes tiveram uma solução encaminhada, quantas medidas concretas foram tomadas em benefício do povo brasileiro. Declaro encerrada a sessão.

(Em off: Vamos jantar, minha gente, que eu tou com uma fome danada).

 

05.06.08

TAGS:

Robério Canto

Escrevivendo

No estilo “caminhando contra o vento”, o professor Robério Canto vai “vivendo e Escrevivendo” causos cotidianos, com uma generosa pitada de bom humor. Membro da Academia Friburguense de Letras, imortal desde criancinha.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.