Anúncios sinceros

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

E lembre-se: não existe mulher feia, existe mulher mal fotografada!

Costumo ouvir as emissoras de rádio de nossa cidade, e tenho especial interesse pelos comercias, ou, como se chamavam antigamente, reclames. Lembro-me de, quando menino, passar pela rua Sete e ver na Casa Quintaes uma cesta com produtos em promoção. No meio deles, um cartaz com a palavra reclame. Ainda mais ignorante naquela época do que sou hoje, eu interpretava do meu jeito aquele anúncio. Para mim, reclame significava que, se o freguês se arrependesse da compra, podia reclamar. 

 Mas não quero iludir nossos locutores, levando-os a pensar que tenho a intenção de adquirir os produtos, aceitar as ideias ou frequentar os estabelecimentos que eles recomendam. Minha atenção está voltada para a linguagem que eles usam para abrir o coração e o bolso dos ouvintes.

 É o maior show de hipérboles do Brasil, um arraso nos comparativos de superioridade. Como diria Lula, nunca na história deste país se exagerou tanto, nem se comparou tanto para concluir que os outros são piores. Ninguém se contenta mais em simplesmente apresentar as qualidades e vantagens do que anuncia. Nada de dizer que o Feijão Agrião é muito gostoso. Não! o Feijão Agrião é o melhor produto da lavoura nacional. E a Gasolina Petromil, o combustível do Brasil, que transforma as buraqueiras nacionais em pistas europeias? Quanto ao Hotel Rodamundo,  com suas três estrelas, faz os outros parecerem céus nublados. E se você não usa o Café Seu Mané, nunca provou a verdadeira coffea arabica. Sem falar na Água Gasosa Rosa, mais saborosa do que todas as concorrentes. 

Na verdade, acho que nossos radialistas são até modestos. Por exemplo: por que dizer que as balas Bullet são as melhores do nosso município e dos municípios vizinhos, podendo dizer sem mentir - ou mentindo igualmente- que são as melhores do estado? Se são as melhores do estado, podem facilmente ser as melhores do país,  do continente, do mundo, de toda a galáxia. Bem fez o bispo Edir Macedo, que não se contentou em fundar uma igreja apenas mundial: já começou sendo universal.

Motivado pela sinceridade de nossos locutores, e com a devida vênia dos publicitários, ofereço aqui alguns anúncios que podem ser aproveitados em nossas rádios. 

XAROPE XAVANTE! Seu marido anda desanimado, prezada ouvinte, e a senhora sente saudades dos bons tempos?. Dê-lhe uma colher diária do poderoso Xarope Xavante e num rompante ele volta à ativa. No terceiro dia de uso, a senhora vai pensar que Casanova invadiu o seu quarto. Xarope Xavante, ideal para o casal atuante! Maravilha da medicina indígena brasileira, É  graças ao Xarope Xavante que nossos índios não fazem feio quando comparados aos maiores amantes do mundo! 

ELIXIR DO DR. CHIQUINHO DA SILVA!  Para dor nos pés, prisão de ventre e diarreia. Útil no tratamento da depressão e da euforia exagerada. Poderoso contra erisipela e espinhela caída. Infalível contra piolho e mau cheiro nas axilas. Testado e aprovado nos maiores centros médicos do mundo, tais como Havilland, na Holanda, Porciúncula na Itália, e Rockfeller Center, na Inglaterra.Tomou Chiquinho melhorou num instantinho!

LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO MY FACE - original até no nome. Revelamos o melhor ângulo  mesmo de quem não tem nenhum ângulo bom. Mais barato do que cirurgia plástica. Nossos profissionais são verdadeiros pitanguys com a câmera na mão. Surpreenda seu amado, mate de inveja suas amigas, conquiste novos apaixonados. My Face é você de cara nova. E lembre-se: não existe mulher feia, existe mulher mal fotografada! My Face: você lindérrima num só clique!

Aproveite! Nem estou cobrando direitos autorais!

20.01.15

TAGS:

Robério Canto

Escrevivendo

No estilo “caminhando contra o vento”, o professor Robério Canto vai “vivendo e Escrevivendo” causos cotidianos, com uma generosa pitada de bom humor. Membro da Academia Friburguense de Letras, imortal desde criancinha.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.