Colunas
Sabe que...
Amigo alvinegro e leitor da coluna Estrela Solitária... Sabe que a estreia do Botafogo no campeonato carioca surpreendeu de forma positiva? Nada empolgante ou capaz de maquiar a necessidade – urgente – de reforços. Os próprios líderes do nosso elenco, como o capitão Jéfferson, reconhecem a indiscutível importância de contratar novos jogadores e acrescentar qualidade e experiência ao elenco. Mas pode ser que o bicho não seja tão feio quanto parece. Ou que a tal “maquiagem” seja apenas um reforço para alguma coisa que poderá ser bela num futuro breve.
Sabe que o tal do Yaca é mesmo bom jogador? Arisco, finaliza bem e não foge do jogo. Parece ter bastante disposição, e qualidade suficiente para vestir a camisa mais tradicional do país. É provável que agrade à torcida alvinegra. De fato, foi uma boa primeira impressão do argentino. O lado direito, com o talentoso Diego e o Luis Ricardo, também pode dar certo. Embora, confesso, eu prefira um ou outro na lateral e a escalação do Neilton, por exemplo, pela direita com Nuñez na esquerda e Lizio pelo centro. Gegê, definitivamente, não tem condições de ser a solução de problema algum.
Sabe que o meio-campo que citei acima, com o Airton mantendo a boa forma e a cabeça no lugar, e o Bruno Silva confirmando as boas expectativas não fica ruim? Já temos um goleiro de Seleção – o melhor do Brasil – uma defesa que tende a acertar com Renan e Carli... Na esquerda, o Diogo parece ser melhor que o Carleto... Ainda falta pelo menos um centroavante de peso, referência. Talvez mais um ou dois meias. Mas sabe que para o campeonato carioca pode ser suficiente?
Não... Essa não é a empolgação barata de um torcedor animado por uma vitória sem brilho contra um adversário mediano. Exceto o Vasco, os outros rivais passaram sufoco nessa primeira rodada. Um deles, inclusive, levou “olé” em Volta Redonda. Depois de uma semana só com notícias preocupantes, eis um motivo para renovar a nossa fé. Ou ao menos para lembrarem – eles, os convenientes – que não é apenas o Botafogo que possui problemas.
Sabe que pode parecer pouco. Mas uma boa notícia nesse momento, qualquer que seja, é importante. Aliás, o clube precisa, urgentemente, de uma agenda positiva. Será que é só o Botafogo que deve no futebol carioca? No futebol brasileiro? Não dá pra entender a dimensão e a repercussão dos fatos negativos em General Severiano. Não mesmo. Sabemos que existe uma tendência midiática para aliados e “sub-aliados”. Acho que não preciso citar quais são esses dois clubes no Rio de Janeiro. Então, que o Glorioso possa se fortalecer para obrigar esses mesmos tendenciosos a reconhecer o nosso gigantismo.
Sabe que andei pensando... Conquistar o carioca é importante. Mas o nível de cobrança dentro do Botafogo, hoje, é outro. É preciso voltar a levantar um título a nível nacional, e ser presença mais constante nas competições internacionais. A força da marca precisa retornar ao mercado, e só com resultados dentro de campo conseguiremos atingir esse objetivo. É necessário ter união política, com todos os grupos abraçando a mesma causa. Aliás, a única que importa: a causa Botafogo.
Sabe que mesmo com várias crises, faturando menos que os adversários regionais e sendo prejudicado por erros de arbitragem diversas vezes, o Botafogo leva vantagem no confronto direto contra Vasco (28 a 24) e Fluminense (24 a 20) nos últimos 20 anos? A desvantagem em relação ao outro, de cinco jogos, é irrisória se pensarmos na quantidade de oportunidades em que o apito interferiu. Isso é prova que, lá dentro das quatro linhas, nós somos capazes de fazer a diferença. Temos camisa pra isso. Precisamos de organização e ousadia aqui fora.
Sabe que, mesmo com tudo isso, foi emocionante ver aquela camisa, reverenciando o tetracampeonato? Com o time limitado ou não, é fantástico, diferente a cada vez e igualmente excepcional ver o Glorioso em campo. Sabe que, por alguns momentos, até esquecemos de tudo? De todas as limitações, os problemas, as dívidas... O nome desse "lapso" momentâneo de memória é amor. Incondicional! O nome disso é Botafogo...
Sabe que nós “perdemos” o Niltão várias vezes, como nesse ano? Tivemos péssimas administrações recentes, caímos, fomos humilhados por parte da mídia e ainda tivemos a nossa sobrevivência questionada. Nós resistimos a isso tudo e ainda renascemos mais fortes, quando ninguém mais acreditava. Ou não queria acreditar. Sabe que, mesmo em um momento complicado, eu tenho orgulho de vestir o manto alvinegro? E mais... Sabe que, mesmo sem motivo algum, eu ainda acredito no Botafogo?
Saudações alvinegras! Já matamos a saudade do nosso grande amor! Que esse seja o início de uma temporada Gloriosa...
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário