Colunas
A Voz do Rio — 22/06/2015
Efeito Camila Pitanga
Agentes da Secretaria municipal de Ordem Pública caíram numa investigação da Delegacia Fazendária da Polícia Civil por extorquirem dinheiro de barraqueiros na Praia de Copacabana. Pelo telefone, um dos inspetores me disse: “Está vendo a novela Babilônia? Já imaginou a Regina, personagem da Camila Pitanga sendo extorquida por agentes da prefeitura? Não pode!” Concordei, claro!
Intolerância religiosa
Passa bem a menina de 11 anos vítima de intolerância religiosa na Vila da Penha, atingida na cabeça por um pedregulho quando voltava de um culto de Candomblé com a família. No domingo (21), na igreja frequentada por um dos agressores, o pastor dizia que “só o amor constrói”. Na mesma semana, Gilberto Arruda, médium do Lar Frei Luiz - uma das principais casas espíritas do Rio - foi assassinado.
Jogos Olímpicos 2016
Após assumir o compromisso de reduzir em até 80% o esgoto despejado na Baía de Guanabara até 2016 para as competições de Vela, o governo voltou atrás e admitiu o lixo flutuante nas águas durante as provas. Os esforços agora se concentrarão para que os atletas não sejam contaminados. Ao questionar Pezão e Paes sobre o fato, recebi a seguinte resposta: “Não temos plano B, Alessandro. Apenas o plano ‘O’, de Olimpíadas”. Sugeri então o meu plano B: “Por que não trocamos Competição de Velas por Competição de Velas com obstáculos?” Saí de fininho, pois o tempo fechou para o meu lado!
A moda agora é o Food Trucks
Depois da invasão dos Motorhomes no Rio durante a Copa do Mundo, a nova aposta é o Food Truck. A prefeitura do Rio autorizou e os caminhões que oferecem as refeições vão estacionar em 84 pontos da cidade. O edital será divulgado esta semana e a previsão é que o serviço já comece a funcionar a partir de agosto.
Ocupação na Maré
A coisa está ficando cada vez mais feia no Complexo da Maré. Um morador morreu atingido por uma bala perdida dentro de casa durante um tiroteio entre traficantes e soldados do Exército, e três militares ficaram feridos. A preocupação agora gira em torno da Força de Pacificação do Exército, que deixará o Complexo no próximo dia 30, quando a segurança total do local passará para as mãos da Polícia Militar. Naquela região, as favelas Roquete Pinto e Nova Holanda já foram transferidas para as mãos da polícia, que avaliou a transferência como um sucesso. Mas, logo depois, descobri que essas duas primeiras regiões escolhidas para serem as primeiras patrulhadas pela PM não eram dominadas pelo tráfico, e sim por um grupo de PMs milicianos. Aí, é mole!
O síndico mais famoso do Brasil
Depois de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi, em Copacabana; do Millôr Fernandes no Arpoador e do Tom Jobim em Ipanema, mais um artista foi imortalizado nas ruas do Rio. A estátua do Tim Maia - o “síndico” mais famoso da música brasileira - foi instalada na Tijuca.
Festa: dois dias sem homicídios na Baixada Fluminense
O governo comemora a “nova fase” da Baixada Fluminense. De acordo com os indicadores criminais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública, a região que aglutina quase quatro milhões de moradores distribuídos por 13 cidades experimentou dois dias sem registro de homicídios em maio deste ano. Para o governo, houve comemoração. Eu continuo deprimido.
Ainda sobre os números...
Em maio foram registrados 344 homicídios dolosos no estado. O número é o menor índice para o mês desde 1991, quando foram registrados 650 homicídios. Os roubos a transeunte e de veículos também apresentaram queda. Em 2015 foram 5.462 roubos a transeunte, 1.571 roubos a menos que no mesmo período do ano passado. Já os roubos de veículo apresentaram queda de 619 casos quando comparados com maio de 2014. No acumulado de janeiro a maio de 2015, foram registrados 1.832 homicídios, 22% a menos que o mesmo período do ano anterior.
Depois de cinco anos...
Na semana passada, Pezão esteve presente em nossa amada região vistoriando a reconstrução de quatro pontes em São Pedro da Serra, após as enchentes de Janeiro de 2011. Isso mesmo, janeiro de 2011! Decidi que não vou mais citar o Japão e seus terremotos nestes casos, como nas colunas anteriores.
Água de cocô
Comerciantes do Rio comemoram o aumento da venda de águas em seus estabelecimentos. Isso porque a Cedae deixou subir para 50% a presença de coliformes fecais nas amostras coletadas das águas acondicionadas dentro das suas próprias estações de tratamento. Hospitais já registram aumento de pacientes apresentando bactérias provenientes da água imprópria.
No mais...
Nem tudo é só tristeza. A escola Acadêmicos do Grande Rio anunciou oficialmente a exuberante atriz Paloma Bernardi como a nova rainha de bateria no lugar da atriz Susana Vieira, que desfilava sempre à frente dos ritmistas com David Brazil. Ufa! Enfim, uma linda notícia!
Alessandro Lo-Bianco
A Voz do Rio
Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário