A Voz do Rio - 15/09/2015

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

É proibido proibir

A 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso proibiu a Polícia Militar de apreender adolescentes sem que haja flagrante delito. A decisão atende a um pedido de habeas corpus preventivo da Defensoria Pública estadual, feito depois que jovens foram detidos, em agosto, após serem retirados de ônibus a caminho das praias da Zona Sul. Na época, o órgão destacou que a privação de liberdade sem flagrante feria o Estatuto da Criança e do Adolescente. O argumento do governo do estado era que os jovens estavam sem documentos de identidade e dinheiro para a passagem de volta.

O Rio que ninguém quer ver

A mostra "O Rio que se queria negar", que exibe 73 imagens e retratata o cotidiano em favelas cariocas na década de 60 pelo antropólogo americano Anthony Leeds entra em cartaz de 22 de setembro a 13 de dezembro, no Museu da República, na Rua do Catete 153.  A exposição funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado, domingo e feriados, de 11h às 18h. O acesso ao jardim externo e à exposição é gratuito.

Risco de investimento

A agência de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota da cidade do Rio de BBB para BBB-, com perspectiva negativa, o que indica possibilidade de nova queda caso o cenário econômico do país não melhore. Apesar da queda, o município manteve o chamado grau de investimento, espécie de selo de bom pagador conferido a um governo. O município do Rio foi a única administração pública brasileira a manter o grau de investimento.

Três patinhos feios na Lagoa

Por questões de segurança, três barcas foram interditadas. As embarcações Martin Afonso, Itaipu e Itapuca não cumpriam exigências determinadas pelas Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho e colocavam, segundo a fiscalização, passageiros em risco. 

Sistema medieval

Um mês depois de afirmar, com base em testes que encomendou a um laboratório, que a água em locais de competições olímpicas na Baía de Guanabara está contaminada, a agência de notícias americana Associated Press (AP) voltou a criticar o Rio. Agora, a bola da vez é o saneamento básico. De acordo com o texto da correspondente Jenny Barchfield, o sistema de esgoto da cidade pode ser comparado aos de Paris e Londres na Idade Média. O consultor econômico Fernando Garcia de Freitas, que redigiu relatórios sobre impactos de políticas públicas para a organização pró-saneamento Trata Brasil, foi entrevistado pela AP e classificou o sistema de esgoto do Rio como ‘‘essencialmente medieval”.

Xixi fatal

O mau hábito de urinar nas ruas do Rio pode, além de doer no bolso — a multa para os infratores foi reajustada, mês passado, de R$ 185 para R$ 510 — provocar prejuízos às plantas. A falta de educação pode estar por trás da morte de cinco palmeiras imperiais no entorno do Circo Voador, na Lapa. Segundo especialistas, o excesso de urina, no decorrer dos anos, foi fatal para a flora.

O grito dos excluídos

“O grito dos excluídos”. É assim que o pastor Fábio Inácio define a reunião dos fiéis da Igreja Cristã Contemporânea, que comemora nove anos de existência com a Catedral Contemporânea, em Madureira. É o nono templo da congregação, que carrega em seus ideais uma bandeira pouco difundida em meios religiosos: a acolhida de homossexuais.

Veta Paes

A equipe responsável pelo aplicativo Uber lançou nesta quarta-feira mais uma campanha para pressionar o prefeito Eduardo Paes para que não aprove o Projeto de Lei 122/15, que proíbe o funcionamento do aplicativo na cidade. Além dos serviços uberX e UberBLACK, os usuários podem escolher uma terceira modalidade de serviço chamada #VetaPaes. Ao escolher a opção, o aplicativo mostra que o serviço da Uber está indisponível no Rio e envia um e-mail ou tweet para o prefeito Eduardo Paes, que anda arrancando os cabelos com enxurrada de mensagens.

Crise na Marinha

Uma demissão em massa na Marinha atingiu mais de 100 funcionários concursados da Fábrica de Munições, em Campo Grande. O órgão justifica que não possui mais orçamento para manter os funcionários, a maioria deles engenheiros auxiliares de produção com mais de 20 anos de casa. A corporação alega que os cortes são necessários para manter a sua produção e que há um dispositivo na lei que autoriza os cortes dos concursados quando há falta de verba para mantê-los no quadro público.

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.