Colunas
A Voz do Rio — 14/07/2015
Olhai por nós
Pela segunda vez em menos de um ano, o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, foi vítima de um assalto à mão armada. Quatro homens abordaram o Kia Sorento preto em que estavam o cardeal e mais três pessoas. Depois que reconheceram Dom Oroni, os assaltantes não deixaram barato: roubaram o relógio do cardeal — presente do Papa João Paulo II — e um celular. O religioso disse que os assaltantes eram jovens, mas disse não concordar com a redução da maioridade penal.
Riscos até 2016
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, é grande o risco de algumas obras não ficarem prontas até as Olimpíadas de 2016. Uma delas é a implantação da linha 4 do metrô, além da recuperação ambiental das lagoas da Barra da Tijuca. Entretanto, um dos casos mais graves apontados pelo TCE foi a obra de esgotamento sanitário, que iria direcionar parte do lixo dos bairros como Tijuca e Estácio para uma estação de tratamento. Isso porque, atualmente, este lixo é lançado diretamente no Canal do Mangue, que deságua na Baía de Guanabara, ou seja, local do torneio olímpico de vela.
Alto lá!
Quem não gostou nem um pouco do relatório do TCE foi o governador Pezão. Ele ficou uma fera e garantiu que as obras da linha 4 do metrô, que ligará o bairro de Ipanema à Barra, ficarão prontas até o início dos Jogos de 2016. Pezão afirmou que os trabalhos vão estar concluídos em agosto do ano que vem e criticou o teor técnico do relatório.
Volume morto
Principais fontes de abastecimento de água do Rio de Janeiro, os reservatórios que compõem o sistema do Rio Paraíba do Sul podem chegar ao volume morto novamente em setembro, de acordo com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Desde o início da falta de água, o Paraibuna, que é a maior das quatro represas que formam o imenso reservatório, passou 19 dias com 0% de volume, ponto em que a barragem não tem mais água suficiente para gerar energia.
Baleia feliz no Leme!
Terminou com final feliz o caso da baleia que apareceu na praia do Leme. O filhote de Jubarte, que passou a noite preso numa rede de pesca deixada a 600 metros da praia, foi salvo pelos próprios pescadores que montaram a armadilha.
Arquibancada, não!
Uma liminar da Justiça Federal proibiu a construção da arquibancada provisória sobre o espelho-d’água da Lagoa, projeto do Comitê Rio 2016 para os Jogos Olímpicos. A estrutura aumentaria em cerca de 4 mil lugares a capacidade do local, que vai receber as competições de remo e canoagem. Dois fatores pesaram para a decisão da juíza: o conjunto paisagístico e o espelho-d’água são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e o local também é considerado Área de Preservação Permanente, de acordo com a Lei Orgânica do Município.
Rio hackeado pelo EI
Diversos servidores ficaram assustados na semana passada, quando o site do Instituto Rio foi hackeado por pessoas que se autodenominam membros do Estado Islâmico. A página do instituto na internet amanheceu com símbolos e mensagens do grupo.
Radares na Ponte Rio-Niterói
A Ponte Rio-Niterói vai ganhar radares fixos até junho do ano que vem. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o contrato de concessão da nova empresa que administra a via, a Ecoponte, prevê a instalação de quatro conjuntos de controladores de velocidade em cada sentido. O objetivo é fazer com que os motoristas cumpram a velocidade indicada de 80 km/h. O sistema terá autorização para multar quem descumprir a nova regulamentação.
Devassa no Bope
A Corregedoria de Polícia Militar fez uma devassa dentro do Batalhão de Operações Especiais (Bope), considerado a Tropa de Elite da polícia do Rio. Equipes vasculharam armários de policiais e acharam R$ 72 mil em espécie. A operação teve início depois que um ex-sargento da "Tropa de Elite" virou alvo de investigação por suspeita de envolvimento com grupos de traficantes.
Aplausos para o Municipal
O Theatro Municipal completa 106 anos esta semana. Patrimônio Cultural da cidade, o prédio do teatro começou a ser erguido em janeiro de 1905, após um concurso para a apresentação de projetos para a sua construção. Para decorar o edifício foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Também foram recrutados artesãos europeus para fazer vitrais e mosaicos. Foram quatro anos e meio de obras até a inauguração, no dia 14 de julho de 1909.
Barcas independentes
Moradores da Ilha do Governador, estressados com o péssimo serviço de transporte, resolveram criar sua própria linha da barca e começaram a cruzar a Baía de Guanabara com veículos aquáticos independentes. O serviço alternativo, segundo eles, é unicamente em resposta a insatisfação com os transportes oficiais que atendem o bairro. O bote utilizado no serviço pelos moradores reduziu em 40 minutos o tempo habitual e oficial do trajeto, que durava até uma hora.
No mais...
A mais nova embarcação Pão de Açúcar, que opera desde março a travessia das barcas Niterói/Praça Quinze, já bateu um recorde de velocidade: apresentou defeito atrasando a viagem dos passageiros. Segundo relatos, a mais nova barca da concessionária CCR teve que reduzir a velocidade no meio do caminho. O problema foi logo solucionado e a embarcação seguiu viagem, chegando na Praça Quinze com atraso de dez minutos.
Alessandro Lo-Bianco
A Voz do Rio
Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário