A Voz do Rio - 07/12/15

segunda-feira, 07 de dezembro de 2015

Quase cheio

Ainda há vagas para o tradicional Réveillon carioca, embora a procura esteja bastante aquecida nos hoteís da orla da Zona Sul. Faltando menos de um mês para a festa da virada, 70% dos quartos de hotéis da cidade já estão reservados. Os bairros de Ipanema/Leblon e Copacabana/Leme lideram a procura, com mais de 80% dos quartos ocupados. 

Virada

Dois milhões de moradores do Rio e turistas deverão participar do réveillon em Copacabana. A tradicional queima de fogos terá 16 minutos de duração, a mesma das últimas festas. O show pirotécnico privilegiará as cores verde, violeta e laranja. O céu também será iluminado por explosões de luz branca, que formarão uma mensagem de paz. Temas musicais ligados aos Jogos Olímpicos, sucessos atuais e até trechos de Villa Lobos vão dar o tom da festa. Dois palcos irão comandar a festa durante a virada do ano em Copacabana.

Festa da carne

Conhecida como a festa da carne, o Carnaval promete fazer jus à fama, mas desta vez, em plena Sapucaí. É que a agência paulista “Casal First Tour”, empresa especializada em turismo de casais liberais, comprou dois camarotes para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, e a ideia é fazer dos espaços privativos na Avenida um espaço para sexo liberado. Entre clientes que já garantiram a vaga, têm jogadores de futebol e políticos. A saliência promete rolar solta. Questionado, um político que não teve a menor vergonha de falar que procurou pelo camarote, apesar de não ter comprado, justificou: "de sacanagem a gente entende". Logo depois, a assessoria do "bom parlamentar" foi atrás e implorou para o repórter não divulgar o nome e o áudio gravado. A coluna vai deixar passar, desta vez... 

Cofre vazio

A situação do estado é tão precária, que o governo precisou recorrer, na semana passada, ao município. Garis da Comlurb já estão atuando na limpeza e no recolhimento do lixo de dois hospitais estaduais, o Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e o Rocha Faria, em Campo Grande. A ajuda do município foi pedida na terça-feira, em caráter de urgência, pelo governo do estado, depois que funcionários da limpeza ameaçaram cruzar os braços. O objetivo é evitar riscos para a saúde dos pacientes internados. Por causa de problemas no repasse de recursos, não há previsão para o pagamento dos salários do pessoal da limpeza. 

Fora de área e ou cobertura

A empresa de telefonia Oi confirmou, na última quinta-feira, que bloqueou os serviços de diversos órgãos do Governo estadual por falta de pagamento. Segundo a operadora, “diversos órgãos estaduais possuem quase a totalidade das contas telefônicas de 2015 em aberto, não restando outra alternativa a não ser o bloqueio dos serviços”. Em nota, a empresa afirma ainda que todos os procedimentos de notificação dos bloqueios, prazos legais e contratuais foram cumpridos. A Oi informou ainda que os serviços essenciais estão mantidos e se encontra à disposição do Governo para buscar alternativas para a dívida.

Bigodinho

Uma audiência pública para discutir um projeto de lei que proíbe professores de promover discussões políticas em sala de aula pareceu ser a ocasião perfeita para um homem, que se identifica como professor, criar polêmica. Conhecido apenas pelo nome de Marco Antônio, ele esteve na Câmara Municipal vestido como Adolf Hitler. O homem usava o bigode característico do ditador nazista e um paletó com broches que faziam referência ao regime totalitário. Até o penteado lembrava o que era usado pelo déspota, que comandou o massacre de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Não restou outra alternativa, senão expulsá-lo da audiência.

Carne negra

Em show na semana passada, Elza Soares citou o caso dos cinco jovens assassinados pela polícia em Costa Barros. Ao fazer um apelo pelo fim da violência contra os negros, a cantora foi veementemente aplaudida pelo público da casa de shows onde se apresentava no Leblon. Elza escolheu o fim da música “A carne” para homenagear os garotos de 16 e 25 anos atingidos por mais de 50 tiros da polícia militar na volta para casa. Depois de cantar intensamente o verso que diz “a carne mais barata do mercado é a carne negra”, Elza ainda repetiu diversas vezes “eu sou negra!”, sob os aplausos do público que acompanhava o show.

Reconhecer é preciso

Em uma pesquisa do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 85% dos policiais militares ouvidos reconheceram que sua corporação não tem uma boa imagem perante a sociedade. Dos 967 entrevistados — 235 oficiais e 732 praças que ingressaram no curso de formação em 2012 —, 48% disseram que o trabalho da PM está sendo considerado “regular” pela população, 30% acham que a avaliação geral é ruim e, para 7%, muito ruim.

Feliciano entristecido

O núcleo de direitos do cidadão da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) arquivou o inquérito civil que apurava possíveis irregularidades no vídeo “Especial de Natal”, do grupo humorístico Porta dos Fundos. O deputado federal Marco Feliciano havia denunciado o vídeo por considerá-lo ofensivo à liberdade religiosa e à dignidade dos cristãos. Segundo a denúncia, o vídeo constituiria discurso de ódio contra a população cristã ao tratar de forma jocosa os dogmas e objetos da religião, causando dano moral coletivo à comunidade cristã. Para o denunciante, isso ofenderia o artigo 208 do Código Penal, que veta o escárnio público de alguém por crença religiosa. Para a procuradora regional da República Maria Helena de Paula, as paródias feitas pelo grupo não refletiram um choque entre as liberdades de religião, já que o direito de expressar crenças religiosas não impede a manifestação de descrença por terceiros. Procurados pela coluna, o grupo se divertiu com a decisão e disse que irá orar pelo pastor...

Microcefalia no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde informou que aumentou o registro de número de casos de bebês com microcefalia no estado. Já foram registrados, até esta segunda-feira, 21 casos da malformação genética, superando a média de 12,8 registrada nos últimos 10 anos. Em 2014, foram registrados 10 casos de microcefalia no RJ. Desde 18 de novembro, quando se  tornou obrigatório no estado a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele, já foram notificados 75 casos de grávidas nessa situação. Até o momento, uma teve a confirmação de Zika Vírus, mas ainda não há confirmação se o feto apresenta microcefalia.

Pitanguy

A segunda audiência de instrução e julgamento de Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, filho do cirurgião plástico Ivo Pitanguy, foi realizada na semana passada. Denunciado pelo crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), Ivo é acusado de atropelar e matar o operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos, em agosto. O filho do cirurgião faltou novamente a audiência na última quarta-feira. Segundo sua defesa, o motivo foi "para não interromper tratamentos médicos". 

No mais...

Um grupo de policiais militares, entre eles membros do Bope e do Batalhão de Choque, têm participado de aulas de meditação antiestresse com o apoio da David Lynch Foundation, organização mantida pelo cineasta americano. A prática de meditação faz parte de pesquisa coordenada pelo Núcleo Central de Psicologia da corporação com o objetivo de verificar o impacto da técnica no dia a dia dos PMs. Cerca de 200 homens integraram a primeira etapa do projeto, que deve ser replicado em todos os batalhões e já é motivo de piada para quem vê o escárnio que se encontra a Segurança Pública do Rio

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.